Salinização da Água Doce em Porto no Rio de Janeiro

Salinidade representa conteúdo de sais minerais existentes em água naturais, doce ou salgada. Massa de água serve como solvente entre a quantidade de sólidos dissolvidos que em tese determina o nível de salinização. Em consequência do excesso de complexidade por causa do número da diversidade dos sais, interferência de outros componentes químicos, períodos climáticos, entre outros fatores, se pode dizer que medir o nível do H2O no rio ou lagoa representa tarefa complicada e realizada quase sempre por profissionais especializados quando se trata de grandes extensões aquáticas. Por esse motivo existe ampla tecnológica associada com diversos tipos de medições.

Porto do Eike Batista: Salinização em Água Doce

Autoridades cariocas afirmam que as obras de construção estabelecidas no porto do Açu causaram salinização da agua doce em São João da Barra, conforme artigo publicado pela Folha Online. As obras são feitas pela empresa LLX, pertencente ao empresário Eike Batista. Marilene Ramos, presidente do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), diz que a problemática aconteceu depois que transbordou o sistema de drenagem da dragagem existente no porto, atingindo de maneira potencial reservatórios de água doce.

Quintingute foi o canal mais atingido. Ele representa a principal fonte para abastecer a agricultura da região. Estudos apontam que devem existir no máximo 0,14 de salinidade. Após o ocorrido os níveis aumentaram para 2,1. Dezenas de agricultores apontaram danos consideráveis nas plantações de abacaxis.

Em termos gerais o transbordamento foi corrigido após a instalação de novo sistema de drenagem. No entanto ainda faltam análises relacionadas com águas subterrâneas no sentido de identificar se existiu contaminação por água salgada no processo de dragagem do porto. Carlos Minc, secretário estadual do Ambiente do Rio, afirma que devem ser divulgadas notas sobre as ações da LLXX que executarão para correção dos danos. Minc ainda garantiu que a problemática não vai atrapalhar os serviços das obras do porto. De forma provável deve existir algum tipo de multa e a empresa vai ter que dobrar o número de poços de monitoramento do local.

Lado da LLX 

Por meio de nota a LLX informou que a monitoria está presente em mais de quarenta pontos diferentes dentro do Açu, conforme todas as exigências estabelecidas para a obtenção do licenciamento, visto que nenhum elemento utilizado no sistema de irrigação identificou alteração na atividade agrícola. O empreendimento afirma que a monitoração acontece via convênios estabelecidos com universidades, caso da UFRRJ, por exemplo. A nota de justificativa da defesa ainda aponta que trabalha em conjunto com universidade norte-americanas e especialistas brasileiros no sentido de aumentar o monitoramento dentro da área. Também foi apresentado pela LLX o plano de ampliação da malha amostral.

Não se pode ignorar o fato de que a denúncia de salinação em excesso foi realizada pela UENF (Universidade do Norte Fluminenses). Dentro do estudo foi indicado que existem chances consideráveis de acontecer desertificação na região, principal risco do excesso de salinidade na água doce.

Interessante notar que essa é a primeira denúncia ambiental direta que acontece desde quando as obras foram iniciadas. Ministérios Públicos (Estadual e Federal) realizaram a instauração de inquérito no sentido de apurar o caso, com riqueza de detalhes.

Dragagens são feitas no sentido de aumentar a profundidade marítima do canal que foi aberto pelo empreendimento para facilitar o acesso de grandes embarcações.

Como Determinar a Salinidade da Água?

Maneira mais antiga para determinar o nível de salinidade está conhecida na evaporação da água doce. A conclusão do processo acontecia após a medição do resíduo seco. Também pode existir retenção de H2O entre cristais de sais, que em termos gerais possuem características hidroscópicas analisáveis durante altas temperaturas. O método se demonstrou impreciso com o passar do tempo, mesmo com a presença de altas temperaturas decompondo os sais e liberando para regiões da atmosfera para realizar sublimação e secar o resíduo.

Dessalinização da Água

A professora Líria Alves, do site Brasil Escola (brasilescola.com) afirma que a dessalinização da água consiste no processo físico e químico de retirada dos sais existentes na água para tornar potável e viável ao próprio consumo. Em termos gerais o mundo sofre com a problemática de falta de composições potáveis para o consumo ou desenvolvimento da agricultura, que por si gasta cerca de 90% do conteúdo dos rios, lagoas e das chuvas. Ilha de Chipre, Maldivas, Ilha Fernando de Noronha e Arábia Saudita são nações que sofrem em níveis consideráveis em consequência dos lençóis freáticos que diminuem por causa da exploração.

Por este motivo que uma das saídas para resolver o problema está na transformação da água salgada existente com abundância no globo terrestre. O processo ainda é custoso, porém significa ideia no sentido de solucionar os problemas ambientais. Conheça possíveis processos existentes para a dessalinização da água.

Evaporação

Processo considerado barato quando feito em pouca quantidade, embora necessite de amplo espaço em virtude dos tanques que ocupam áreas extensas e precisam receber iluminações solares do tipo satisfatório para que aconteça evaporação com sucesso.

  1. Água salgada pode ser colocada dentro do tanque em fundos pretos e tetos de vidros de cor transparente, permitindo com que o calor realize a evaporação da água;
  2. H2O marítimo é retirado do mar de transferido para dentro do tanque;
  3. A luz solar faz com que aconteça a evaporação da água salgada;
  4. Antes de se converter em líquido por condensação o vapor da água acaba por passar por processo de resfriamento anates de realiza a conversão em líquido no sentido de obter condensação. O componente líquido passa com pureza para o segundo tanque.

Osmose Inversa

Acontece quando existe forma pressão exercida em solução salina. Para realizar retirar o sal se faz necessário utilizar solução. O processo em si traz a passagem de água salgada em membranas compostas de fibra oca. Elas possuem poros pequenos nos quais o sal e impurezas ficam retidas nos pequenos orifícios.

Interessante notar que no processo de osmose comum acontece a reversão da transferência de solução da água salgada para o estado purificado. O método está presente no sentido de acabar com problemas na distribuição de água em diversas regiões do mundo, tais como: Malta, Austrália, Espanha e Golfo Pérsico.

Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *