Professores São Capacitados em Geotecnologiais

Os assuntos que dizem respeito ao meio ambiente e aos desastres naturais são assuntos muito importantes e que no momento, especialmente no Brasil e em países como a Austrália e outros que passam por momentos difíceis, são assuntos de interesse geral.

As redes de televisão noticiam com uma frequência muito grande desastres naturais que acontecem no Brasil e também no restante do mundo, e apesar de serem considerados desastres naturais muitos de seus efeitos danosos podem ser evitados, inclusive a morte de muitas vitimas. Assim, sendo os professores disseminadores do conhecimento, alguns programas governamentais tem investido na capacitação desses indivíduos como forma de chegar a um grupo maior da população.

Desastres Naturais

Os órgãos responsáveis pela avaliação do desastre natural que se abateu sobre a região serrana do Rio de Janeiro, onde morreram mais de 700 pessoas e onde milhares de famílias perderam além da vida de familiares, amigos e conhecidos, perderam todos os seus bens materiais, casa, móveis, carros, empregos, documentos e muito mais.

professores sao capacitados em geotecnologias-1

Desastres Naturais

O resultado da avaliação deixou muitas pessoas perplexas e outras até revoltadas, pois o laudo aponta para o fato de que muitos desdobramentos do desastre poderiam ser evitados pelo homem, desde que fossem tomadas as medidas preventivas adequadas, ou seja, as chuvas e as inundações não poderiam ser evitadas, contudo as conseqüências poderiam ser minimizadas.

Objetivo da Capacitação do Sipam

Nesse contexto podemos dizer que os objetivos do projeto desenvolvido pelo Governo do estado de Manaus são justamente de preparar e capacitar as pessoas para reconhecer as áreas potencialmente de risco das comunidades visando impedir ou limitar os desdobramentos das tragédias, quando estas não podem ser evitadas.

professores sao capacitados em geotecnologias-2

Objetivo da Capacitação do Sipam

Levando em conta que a profissão de professor se caracteriza como sendo uma função multiplicadora, o projeto capacita os professores em geotecnologia para que eles possam multiplicar esses conhecimentos no meio da comunidade, inserindo uma cultura de prevenção ambiental.

Geotecnologias

O projeto vai oferecer o curso de geotecnologia a professores da rede de ensino pública, especialmente professores do ensino fundamental. Este curso faz parte do PAIC – Programa de Apoio à iniciação Científica e Tecnológica, e contemplam 60 horas aula para professores de geografia, capacitando esses professores a usar as ferramentas geotecnologicas.

professores sao capacitados em geotecnologias-3

Geotecnologias

Segundo os organizadores do curso, essas ferramentas capacitam o profissional a reconhecer áreas de risco, o que pode resultar em ações para impedir que as pessoas construam suas casas e se instalem nessas áreas de risco, onde há um risco potencial permanente de acontecerem tragédias, ou desastres naturais.

A iniciativa é pequena, porém a multiplicação desses conhecimentos entre os jovens com quem eles trabalham é como uma semente plantada e que no futuro pode dar frutos e seus resultados podem poupar muitas vidas, além de garantir a preservação ambiental.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *