Normalmente este tipo de ecossistema é encontrado em regiões mais tropicais ou até mesmo subtropicais e ele é chamado tanto de mangue quanto de manguezal, tanto faz. Seu solo é mais salgado e úmido do que os outros, fazendo com que tenha uma grande quantidade de nutrientes, isso favorece o surgimento de uma vegetação mais lodosa, com plantas acostumadas a uma região litorânea.
A fauna nestes locais também costuma ser bastante variada, tanto em aves e peixes quanto em animais terrestres. Quando feito com cuidado até mesmo a pesca esportiva pode ser desempenhada nos mangues. A seguir veremos uma galeria de fotos com diversas características do manguezal brasileiro:
Os mangues consistem em espécies vegetais, que podemos encontrar em manguezais. Trata-se de um ecossistema situado nas regiões litorâneas, cujo ambiente é composto de água salobra, que é o resultado do encontro da água do mar com a água doce. Dessa forma, esse local é considerado um espaço bem sensível ao equilíbrio entre os dois cursos d’água.
Como o Brasil apresenta uma zona costeira bem ampla, possui uma boa quantidade de manguezais ao longo do seu território. Eles vão desde o Cabo Orange, situado no Amapá, até Santa Catarina, na cidade de Laguna. A área ocupada supera 1,2 milhão de hectares. Esse total equivale a 15% dos mangues que existem no mundo inteiro.
Pelo fato do equilíbrio mais inconstante entre a água salgada e a água doce nesse tipo de ambiente, a halófita e a pneumatófora são as vegetações que predominam no local. A primeira tem a capacidade de se adaptar à variação de sal na água, enquanto que a segunda consegue respirar por suas raízes aéreas, situadas acima da água.
Principais Características do Mangue Brasileiro
- É possível encontrar caranguejos em busca de alimentos nos mangues brasileiros.
- Os mangues brasileiros podem ser divididos em mangue-vermelho, mangue-branco e mangue siriúba, devido à diversidade da região.
- Os mangues possuem um cheiro característico, por causa da presença de sal, ou seja, de áreas salobras.
- Os principais animais encontrados nas regiões de mangue brasileiro são: sagui, tartaruga, lontra, cobra, peixe-boi marinho, lagarto, aranha, minhoca, craca, crocodilo, caranguejo, mexilhão, e etc.
- Os arbustos e plantas, ou seja, a formação vegetal presente no mangue, conta com raízes externas. As plantas buscam oxigênio fora do solo, uma vez que o solo dos mangues é bem pobre do mesmo.
- As plantas dos mangues contam com sementes finas, compridas e pontudas, que favorecem a reprodução. Quando elas caem no solo, elas se fixam mais facilmente.
- O mangue é um local habitado por inúmeras espécies marinhas e de caranguejos.
- 26 de julho é comemorado o Dia Internacional dos Manguezais.
Regiões Com Mangues e a Degradação
Os mangues brasileiros têm sido muito afetados pela poluição dos mares e dos rios, e também pela expansão imobiliária em regiões litorâneas do país. E a área tem sofrido uma redução considerável, bem como o ecossistema também tem sido afetado nos últimos anos. Os trabalhadores locais, em especial os que vivem do comércio e da caça de caranguejos, estão sofrendo bastante com a redução desses animais em manguezais.
Importância do Mangue Brasileiro
Os manguezais abrigam muitas espécies animais e vegetais. Além do mais, eles também desempenham funções ambientais muito importantes. Algumas plantas, com raízes aéreas, ajudam a reduzir a velocidade apresentada pelo curso da água e das ondas, diminuindo impactos que possam haver sobre o solo. Além de conter processos erosivos também.
Nos manguezais, a fauna presente é composta por mariscos, ostras, crustáceos e por peixes. Por isso, é um local com uma grande biodiversidade, e também atua como uma área ideal para a reprodução de determinadas espécies de aves.
Além do mais, nos manguezais, a quantidade de caranguejos é bem grande. Eles se alimentam de raízes e folhas das árvores, contribuindo para o processamento do material orgânico, e ajudando a manter o equilíbrio ecológico no local.
Sem contar que a extração do caranguejo também é uma das principais fontes de renda de comunidades ribeirinhas. Inclusive, muitas famílias dependem, exclusivamente, da renda proveniente da comercialização desse animal.
A vegetação de mangues pode ser encontrada em regiões litorâneas do país. A água do mar, nessas áreas, chega a avançar no solo, de maneira a formar regiões alagadiças.
As raízes e as outras formas de vegetação também atuam como uma forma de “filtragem” da água, e ajudam a conter sedimentos.
Quando se trata de termos econômicos, 95% dos alimentos extraídos do mar são oriundas dos mangues. Daí, a enorme importância em preservar esse ecossistema.
No mundo, os manguezais compreendem alguns dos ambientes naturais que mais se encontram ameaçadas, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Problemas como a devastação dos ambientes, e a extração não sustentável das espécies presentes no local, têm causado mudanças significativas em sua biodiversidade.
E a enorme poluição provocada pela contaminação de rios que atravessam os mangues, e a deposição de lixo no local também são graves problemas enfrentados pelos mangues.
Há, inclusive, relatos de que alguns manguezais foram aterrados, devido ao forte cheiro que eles apresentam.
Ainda que haja muitas leis de proteção aos manguezais, é necessário trabalhar medidas de conscientização das pessoas, e também buscar formas de estimular ações de empresas e da população, como medida de prevenção da devastação de áreas onde estão os mangues.