Produção de Agroenergia no Brasil

O Que é Agronergia?

A chamada agroenergia é aquela que trata do conjunto de produtos que são derivados da biomassa, produzidos ou liberados pela atividade humana ou animal e que tem potencial para serem transformados em fontes energéticas para os mais variados usos humanos como transporte, calor e eletricidade.

O Brasil tem predisposições interessantes para produzir esse tipo de energia devido as suas características de país tropical e com um imenso território. Dessa forma nosso páis pode ter um lugar de destaque na produção da agroenergia que pode ser a energia do futuro. Lembramos que a capacidade de produzir energia é um dos vetores que determinam o desenvolvimento de um país no mundo contemporâneo.

A Importância da Energia Para a Humanidade

O crescimento da população mundial bem como a diversificação das atividades econômicas demandam cada vez mais energia, necessitam de uma forma contínua e crescente de energia. O homem precisa de uma fonte de energia que não ofereça limitações para poder manter o estilo de vida que leva hoje.

Observe que na atual conjuntura global o suprimento de energia primária varia bastante entre os blocos econômicos e tem uma ligação direta com o grau de desenvolvimento econômico dos países que fazem parte deles. Pesquisas demonstram que em países com uma economia consolidada a demanda energética por habitante é maior do aquela em países cujas economias ainda se encontram em fase de consolidação ou em desenvolvimento.

Fontes de Energia

As pessoas em todos os países do mundo estabeleceram o seu desenvolvimento econômico com base no uso intensivo de fontes energéticas de origem fóssil e agora estão as voltas com a necessidade de encontrar novas fontes de energia para suprir as suas necessidades.

As chamadas fontes alternativas de energia estão ganhando cada vez mais espaço, as fontes de energia precisam ser renováveis e sustentáveis de uma perspectiva econômica, social e ambiental. Além do fantasma do fim das fontes de energia fóssil existe a questão do aumento considerável do preço do petróleo.

As áreas que possuem reservas de petróleo estão se tornando áreas de instabilidade e de conflito. Não bastasse isso ainda existe a ameaça das mudanças climáticas que são o resultado da liberação em excesso de gases do efeito estufa que por sua vez são o resultado do consumo elevado de combustíveis fósseis. Tudo isso empurra a humanidade a buscar por fontes alternativas de energia que sejam menos poluentes e renováveis.

Protocolo de Quioto

Com a necessidade de mudar a forma como o mundo vem usando as fontes energéticas foram estabelecidos tratados entre as diferentes nações de uma forma como nunca tinha sido nem sequer cogitado na história do mundo. Um dos compromissos assinados por vários países e que representa bem esse momento o Protocolo de Quioto.

O Brasil é um dos países que assinou o Protocolo de Quioto e mesmo sem ter a necessidade de reduzir as suas emissões de gases do efeito estufa (GEE) tem trabalhado para isso através de metas e pesquisas.

As Vantagens do Brasil e a Agroenergia

Podemos dizer que o Brasil tem algumas vantagens em relação aos demais países devido ao seu clima e também ao fato de que possui uma grande extensão de território para investir na produção agrícola de forma a dar suporte para a agroenergia. Com a extensão do país não existe nenhum risco a segurança alimentar.

Uma das principais medidas do Brasil para reduzir os efeitos dos gases de efeito estufa foi o lançamento do Plano Nacional de Agroenergia. No período entre 2006 e 2011 o plano estabeleceu um marco rumo para as ações públicas e privadas para gerar conhecimento e tecnologias que ajudem a produção sustentável da agricultura que gera energia e também do uso racional dessa nova fonte de energia.

Uma das principais metas do Brasil em relação a agroenergia é tornar o agronegócio brasileiro competitivo além de oferecer suporte através de políticas públicas como a inclusão social e a sustentabilidade ambiental.

Brasil – Referência na Produção de Agroenergia

O Brasil é um dos países referência na produção da chamada agroenergia. Podemos destacar programas como os do etanol e do biodiesel que cada vez mais tem chamado atenção do mundo pelo fato de oferecerem alternativas viáveis economicamente e que são ecológicas. Possibilidades reais para substituir os combustíveis fósseis que além de contribuir para o efeito estufa também estão próximos de acabar.

O uso de produtos agrícolas para gerar energia é mais barato e menos poluente. Esse tipo de produção de energia é a segunda fonte de energia primária do Brasil. O álcool já tem um consumo maior que o consumo da gasolina e o biodiesel já tem uma participação relevante na matriz de combustíveis do país numa mistura obrigatória com a gasolina.

Mobilização

No lado político da agroenergia o Ministério da Agricultura, o Departamento de Cana-de-açúcar e Agroenergia (DCAA) já estão planejando ações que consigam mobilizar a sociedade assim como o Estado no sentido que de reduzam o uso de combustíveis fósseis tornando assim mais ampla a produção e o consumo dos biocombustíveis. Um dos focos para realizar essa mobilização está no fato de que se trata de uma forma mais ecológica de gerar energia.

Ainda existem os argumentos de que esse tipo de energia gera inclusão social e uma maior participação do Brasil na economia mundial. É importante lembrar que o investimento em pesquisa para o melhor desenvolvimento de tecnologias para a produção agrícola é essencial para tornar a produção mais eficiente em diferentes regiões do planeta.

Plano Nacional de Agroenergia

Para tentar suprir essa necessidade de maior desenvolvimento tecnológico foi criado o Plano Nacional de Agroenergia. Esse plano conta com ações e estratégias que buscam desenvolver propostas mais concretas para realizar pesquisas e desenvolvimento de inovação e transferência de tecnologia. O objetivo geral é garantir que haja mais sustentabilidade e competitividade para a produção da agroenergia.

Para que seja feita uma melhor orientação do mercado estão sendo reunidos dados atualizados, mês a mês, com cotações de preços, da produção bem como do mercado internacional. Usando esses instrumentos é mais fácil chegar a bons resultados e assim conseguir atrair a atenção da população em geral.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *