O que é Jornalismo Ambiental?

Você já se perguntou o que é jornalismo ambiental? Este artigo discute o jornalismo orientado para o meio ambiente, a educação necessária para ser um jornalista desse tipo e muito mais.

Jornalista Ambiental

Com o crescente movimento ‘verde’ e as pessoas se tornando mais conscientes ambientalmente, o jornalismo ambiental está em alta. Conforme a consciência de todas as partes do mundo vão aumentando, a necessidade de coletar informações e relatá-las ao público também está aumentando.

Proteger o Meio Ambiente

As pessoas querem saber sobre os efeitos da vida humana sobre a natureza, a forma como o mundo está mudando e todo esse novo universo de informação que está aparecendo aos poucos. Abaixo, vamos discutir o jornalismo ambiental e explicar exatamente o que é e o que é necessário neste ramo do jornalismo.

Do que Trata o Jornalismo Ambiental?

Em sua explicação mais simples, o jornalismo ambiental envolve a coleta de informações sobre questões ambientais, lugares inexplorados, natureza, notícias, etc. Então, organizar essa informação em matérias e distribuir essas matérias e suas características para o público em geral.

As pessoas tendem a manter o interesse no jornalismo ambiental, se há uma preocupação com o meio ambiente ou se estão interessados em aprender como a humanidade pode viver em paz com seu ambiente em vez de causar mais problemas.

Há um par de lados diferentes que envolvem o jornalismo ambiental, incluindo os jornalistas que acreditam que só as notícias sobre o meio ambiente devem ser relatadas. Outros jornalistas se sentem como se as pessoas não devem se envolver com o jornalismo ambiental, a menos que tenham uma paixão com o meio ambiente.

Conhecimento Necessário para estar no Jornalismo Ambiental

Aqueles que desejam seguir o jornalismo ambiental devem ter conhecimento sobre a ciência, sobre a linguagem científica, a história ambiental e outros aspectos relativos ao meio ambiente. Muitos jornalistas que já têm uma educação tradicional escolhem ir para o jornalismo ambiental.

Além disso, aqueles que desejam seguir o jornalismo ambiental devem ser capazes de organizar as informações e, em seguida, apresentar a informação ao público de uma maneira que possam entendê-la corretamente, mesmo que o problema possa ser mais complexo do que o assunto da notícia normal.

O Conjunto Sempre é Importante

O jornalismo ambiental pode atuar como uma ponte entre o governo estadual e federal, entre instituições governamentais e não-governamentais. Essa ponte vai complementar os esforços do governo para criar um sistema de compartilhamento de informações. Os meios de comunicação social devem cooperar com a criação e o apoio de um sistema de partilha de informações entre os interessados com a conservação da vida selvagem.

O engajamento com a população local é claramente um componente chave de qualquer estratégia para resolver o conflito entre humanidade e vida selvagem. Afinal de contas, é a população local que está experimentando viver ali, e, portanto, são os mais propensos a matar animais ou tomar atitudes que não são benéficas ao meio ambiente.

As atitudes ambientais devem se tornar um comportamento coletivo. A maioria das atitudes positivas ou comportamentos ambientais é realizada individualmente (o ato prototípico ambiental hoje é a reciclagem, principalmente um comportamento individual). Os indivíduos são informados de que devem comprar produtos verdes, comprar lâmpadas fluorescentes compactas, dirigir menos, comprar carros mais eficientes, e comer mais produtos orgânicos.

O Foco Deve ser Mudado

Enquanto isso, relativamente pouca atenção é focada na necessidade vital de mudanças sistêmicas no comportamento coletivo. O jornalismo ambiental pode incentivar esse tipo de comportamento, promovendo a ação política, incentivos governamentais e subsídios para o desenvolvimento de energia limpa e o aumento da regulamentação dos poluentes. Estes são exemplos de políticas sociais e comportamentos que são necessários para lidar com a crise ambiental. O consumo individual e a conservação, embora importante em muitos níveis, não são suficientes para enfrentar a escala e escopo de nossos desafios atuais.

Embora o senso de urgência sobre a mudança climática tenha crescido recentemente, ainda é subestimado, e estamos correndo contra o tempo para evitar as piores consequências. Enquanto isso, a mudança climática é apenas um de muitos fatores ambientais globais que têm consequências potencialmente desastrosas, incluindo aí a acidificação da água dos oceanos, a pesca predatória, os padrões de consumo e o crescimento populacional.

Falsa Impressão Verde

Os jornalistas devem parar de fomentar o consumismo como a base da auto-identidade com suas histórias. O desejo de uma expressão da identidade individual tornou-se uma grande força na cultura moderna das sociedades. Esses desejos foram explorados por comerciantes para vender produtos. Os indivíduos agora adotam distintos “estilos de vida” ou produtos de determinada matéria, casas, modas, e hobbies que se tornaram as duas fontes de identidade individual e os meios pelos quais essas identidades são significadas para os outros.

Este processo ajuda a alimentar o consumismo, que tende a se concentrar em uma maneira rápida e fácil de vida em que quase tudo é descartável ou não dura muito tempo. Da mesma forma, o consumismo é a base das estruturas econômicas e sociais dos países em desenvolvimento, mas também o principal motor de muitas economias desenvolvidas.

As economias estão andando, hoje, em grande parte da crescente exploração e degradação do meio ambiente global. E como a identidade pessoal se torna ainda mais envolvida com o comportamento do consumidor, torna-se cada vez mais difícil desafiar os padrões existentes de consumo e, portanto, existindo padrões de coleta, colheita e de produção ou até mesmo antigas tradições sociais. As pessoas de todo o mundo não querem nada mais do que uma vida melhor para si e suas famílias. Mas ter uma vida melhor não tem que significar ter mais do que suficiente ou do que precisamos.

Novas Narrativas

Novas narrativas são necessárias para ajudar a guiar e inspirar a transformação social e as mudanças na prática da ciência e da educação, da religião, da ética, da política e da economia. Os jornalistas ambientais devem aproveitar a conexão entre a vasta natureza e a sua riqueza cultural endêmica.

Com isso, quero dizer que os jornalistas devem encorajar o público a respeitar a natureza e agir contra a degradação ambiental, vinculando as questões ambientais para os programas de ensino, as práticas sociais e a religião. Os jornalistas devem ser capazes de explorar os diversos pontos de vista abordados, a fim de ampliar a compreensão da natureza complexa das atuais questões ambientais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *