O Meio Ambiente e suas Modificações

Todos estão cansados de saber que o mundo está passando por severas mudanças ambientais. E esse problema está decorrendo com o avanço das atividades humanas pela superfície do planeta, que podem e já estão causando mudanças que, embora pequenas, já estão sendo perceptíveis tanto para os seres humanos quanto para o restante dos seres vivos que aqui habitam.

É válido lembrar, também, que existem as mudanças naturais no meio ambiente, como erosões e avalanches, mas que esses podem ser potencializados com a ação degradante do ser humano na natureza. Por exemplo, quando alguém planta em uma determinada terra, e não toma medidas para que a terra não venha a apresentar problemas de desgaste, começa um processo de esgotamento da mesma, e ela passa a entrar em estágios que vão da perda de minerais até a erosão.

No entanto, algumas modificações naturais no relevo podem acontecer sem ter uma relação direta com a atividade dos seres humanos. Pode acontecer por variados motivos, desde algum terremoto que possa ter acontecido, bem como um novo curso d’água que pode ter surgido e, enfim, alterou o relevo de onde está passando, entre muitas questões.

Aqui nesse artigo, será mostrado alguns exemplos de modificações no meio ambiente que podem ter sido causados naturalmente ou por ação do homem, bem como algumas informações importantes.

Modificação Feita Pelo Homem - Desmatamento

Modificação Feita Pelo Homem – Desmatamento

Modificações Na Natureza: Naturais ou Artificiais

Todos sabem que o dinheiro, infelizmente, dita as regras no mundo de hoje. Absolutamente tudo gira em torno da acumulação de capitais, e muitas pessoas se sentem na obrigação de sempre almejar mais e mais. E, quem sofre com isso, geralmente, é a natureza, como, por exemplo:

Salto de Sete Quedas

O complexo de cachoeiras do Salto de Sete Quedas era um dos mais visitados cartões postais do Brasil, que ficava localizada no rio Paraná, na divisa entre Brasil e Paraguai. Era considerada a maior cachoeira do mundo em volume de água, superando, em duas vezes, as cataratas do Niágara e treze vezes com mais água que as Victória’s Falls.  Por vezes, foi eleita como uma das mais bonitas formações naturais de todo o planeta, e, durante sua vida, foi visitada por milhões de pessoas.

Você deve estar pensando que, com tamanha relevância e importância para a natureza e turismo, algo dessa magnitude está preservado, não é mesmo? Infelizmente, não é assim que a banda toca. Sete Quedas estava localizada bem no local onde se havia planejado construir o lago para comportar a Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma das mais poderosas do planeta. E, com esse projeto, findou-se a existência da cachoeira, o que aconteceu no ano de 1982: em plena ditadura militar, a estatal Eletrosul foi agraciada com a autorização governamental de se aproveitar do potencial hidráulico do rio Paraná e, com isso, precisaram sepultar as cachoeiras. Com isso, várias pessoas, de várias partes do planeta, começaram a visitar Sete Quedas para se despedirem, sendo que, nas últimas visitas, uma ponte que dava acesso à cachoeira de número 19 caiu, matando 32 pessoas. A tragédia seria maior se não fosse a coragem de pescadores que conseguiram salvar muitas outras vítimas do acidente. Hoje, o Salto de Sete Quedas é muito lembrado, e a ação de inundação é muito criticada. Escritores como Carlos Drummond de Andrade descreveram sua chateação com o alagamento por meio de poemas.

Grand Canyon

Um exemplo de mudança de ambiente de forma natural é o Grand Canyon, que está localizado nos Estados Unidos. O Grand Canyon é uma grande formação de desfiladeiros que contem 16 km de largura (podendo chegar até 29 km em alguns locais), juntamente com 1,6 km de profundidade (também podendo atingir 1,8 km de profundidade em certos locais). Muito se tem discutido sobre a origem do Grand Canyon, e o que se sabe é que o responsável por moldar o formato atual do desfiladeiro é o Rio Colorado que, por milhares e milhares de anos, com o leito do rio, foi esculpindo o formato de sua região. Muitos especialistas acreditam que o rio começou a moldar, de fato, o que o Grand Canyon se tornou hoje, há apenas 5 ou 6 milhões de anos. Muitos índios nativos acreditavam que o local era sagrado, e, muitos deles, realizavam verdadeiras peregrinações até o local. Outras, estabeleciam suas aldeias nas enormes cavernas que existem no local.

O primeiro colonizador europeu que viu o Grand Canyon de perto foi o espanhol García López de Cárdenas, sendo que, a data de sua chegada se deu no ano de 1540, 40 anos depois que Pedro Álvares Cabral, conhecido colonizador português, chegou às terras americanas que, mais tarde, seriam chamadas de Brasil.

Represa de Furnas

Furnas é uma das várias centrais hidrelétricas do Brasil, e está localizada na Bacia do Rio Grande, em Minas Gerais. A ideia de construção da usina veio com o plano econômico lançado pelo então presidente Juscelino Kubistchek, cujo plano de crescimento era conhecido pela frase “50 anos em 5”, que significava que investimentos seriam feitos para que o país pudesse crescer em apenas 5 anos tudo aquilo que o impediu de crescer em 50 anos.

O projeto começou a ser implantado m 1961 e só foi inaugurado em 1965, porém, com muitos protestos, por conta da desocupação que teve de ser realizada para que os lagos pudessem começar a armazenar a água para a produção de energia. Estima-se que 35 mil pessoas tenham sido retiradas de suas terras para que o lago pudesse ser formado, além, é claro, das perdas da fauna e flora. Muitas áreas cultiváveis, também, foram perdidas, o que podasse traduzir no grande problema angariado aos que dependem da agricultura para sobreviver. Além disso, acessos viários a municípios também foram bloqueados, o que forçou o deslocamento por outros locais para se chegar até o destino. Hoje, com a baixa nos reservatórios, processo que vem acontecendo desde 2012, é possível ver estruturas que foram submersas em favor do lago, como pontes, e ruínas de cidades que foram evacuadas para que o lago pudesse ser consolidado. Atualmente, o lago de Furnas pode ser utilizado para atividades de lazer e turismo, bem como atividades extrativistas, como a prática da psicultura.

Fazendo uma comparação entre os tempos antigos e agora, mudanças notórias serão percebidas e a conclusão será uma só, os tempos modernos chegaram e estão destruindo a natureza.

O Meio Ambiente e suas Modificações

O Meio Ambiente e suas Modificações

Quanto mais tecnologia é usada, mais efeitos malignos causam à natureza que sofre e se modifica á cada estação, como por exemplo, o verão e o inverno que estão cada vez mais acentuados com calor e frio acima da média. As conseqüências são inúmeras e visivelmente afetam o meio ambiente, nada escapa dessa destruição implacável do homem.

Catástrofes

As catástrofes estão por todo lado no planeta seja na superfície ou embaixo da terra, os terremotos estão cada vez mais fortes e agora já começam a afetar o Brasil, em algumas cidades os tremores já podem ser sentidos. As chuvas que caem desordenadamente, ou seja, excessivamente, quantidades que seriam normais durante o mês caem em poucas horas causando inundações e mortes.

Quem Mais Sofre com as Modificações

Ecologia

Ecologia

Quem mais sofre com as modificações são as pessoas mais pobres que moram na periferia das cidades, além de possuírem só o necessário para a sua sobrevivência acabam perdendo por conseqüência da natureza que se revolta contra a imprudência humana. As crianças são as maiores vitimas destes desastres ecológicos.

Pragas

Muitas pragas estão surgindo em conseqüência da destruição do homem, a Dengue transmitida pelo mosquito que sem predador se desenvolve livremente e atacam os seres humanos nas cidades. Parasitas, roedores como os ratos de esgotos transmitindo Leptospirose atingindo especialmente quem pisa nas águas de inundações e assim as infestações vão acontecendo e se transformando em epidemias.

O que Fazer Para Garantir um Futuro Melhor

O futuro esta nas mãos dos homens que ao mesmo tempo em que destrói também salva, para isso basta querer. O ser humano esta deixando a ganância falar mais alto do que a razão, se destruindo em troca de poder e dinheiro e sem se dar conta, está esquecendo o que existe de melhor na natureza.

A globalização esta sendo uma estratégia dos governos para garantir a sobrevivência da espécie humana, pois com a união dos países na busca de uma solução para o efeito estufa as chances de o planeta sobreviver dignamente aumentam muito e faz com que brote no coração das pessoas uma chama de esperança e garantia de um futuro melhor.

É Preciso Cuidar do Presente

Natureza

Natureza

Para poder pensar em um futuro primeiro é preciso cuidar do presente com dignidade para que o futuro seja seguro e certo. Se as indústrias não se conscientizarem que é necessário não poluir, cuidar da natureza e principalmente não emitir gases tóxicos acabando com o oxigênio, com certeza não terá um futuro para o planeta terra, mas um mundo frio sem sol, poluído.

Por isso os governantes devem pensar em conjunto enquanto dá tempo de salvar o planeta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *