O sistema solar é formado por nove planetas, além de luas, satélites, meteoros, e milhares de corpos celestes que orbitam em torno do sol devido a sua força gravitacional.
Segundo a ordem de proximidade do sol, Júpiter é o quinto, os quatro primeiros são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte e depois, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Nos próximos artigos nós vamos saber um pouco mais sobre esses planetas e suas características.
Mitologia
Na mitologia Júpiter é o rei e pai de todos os deuses e também dos homens, reina soberano no Olimpo. Depois de uma grande luta em que precipitou seu pai Saturno e Titãs nas profundezas do mundo, Júpiter e seus dois irmãos Netuno e Plutão partilharam o céu, o mar e os infernos respectivamente. Entre as divindades Júpiter ocupava sempre o primeiro lugar e seu culto o mais solene entre todos.
Características gerais
Os quatro primeiros planetas, de Mercúrio até Marte são denominados de planetas terrestres ou internos, porque possuem formação solida e rochosa e uma superfície rígida. Os demais planetas, de Júpiter até Netuno, segundo se sabe até hoje, são planetas gasosos, que não possuem uma superfície sólida, sendo classificados como planetas jovianos ou externos.
Mesmo sendo considerado um planeta gasoso, Júpiter é o maior dos planetas que compõem o sistema solar. Júpiter possui um grande furacão que aparece para os cientistas como uma grande mancha vermelha e foi observando esta mancha os astrônomos puderam calcular a velocidade da rotação do planeta que é de 9 horas e 35 minutos, uma velocidade rápida que dá a forma esférica do planeta. Já a órbita de Júpiter é de cerca de 12 anos terrestres.
Superfície ou atmosfera
Logo depois dos quatro planetas terrestres vem o cinturão de asteróides e depois os planetas gasosos os quais se acredita, possuam a mesma composição de elementos que teria originado o sistema solar.
O planeta é constituído basicamente de hélio e hidrogênio, no entanto os cientistas ainda não sabem definir se júpiter possui ou não uma superfície sólida, apesar de atualmente haver teorias que acreditam que o núcleo do planeta seria constituído de níquel e ferro, seguido por uma camada líquida de hidrogênio metálico, e uma altíssima temperatura.
A composição e os anéis e satélites de Júpiter
Júpiter é o quarto planeta mais brilhante, atrás apenas do sol, da lua e de Vênus. A sua atmosfera é formada principalmente por hidrogênio, amônia e metano, o que o torna parecido com uma bola de gás. Tem uma temperatura de cerca de -130ºC.
O planeta tem 16 satélites conhecidos, além de anéis recentemente descobertos dos quais ainda não se tem muitas informações. Dos satélites de Júpiter, 4 possuem dimensões semelhantes a lua, são eles:, Calisto, Europa, Ganimedes e Io, os demais são pequenos e acredita-se serem asteróides que ficaram presos na força gravitacional do planeta.
Observado com instrumentos de boa capacidade, pode-se ver as diversas faixas em torno de Júpiter que tem cores que vão do violeta ao rosa. Júpiter seus anéis e satélites quase formam uma miniatura do sistema solar, e ainda existe muito a ser descoberto sobre esse fascinante planeta e seus satélites e anéis.