Qual A Altura Da Cascata Do Caracol?

Cascata do Caracol

O Brasil é um país que está repleto de belezas naturais de Norte a Sul em seu território, o mais interessante sobre o nosso país é que tem atrações para todos os gostos, desde praias maravilhosas e paradisíacas até mesmo as praias urbanas, além disso temos o pantanal, a imponente e surpreendente Amazônia e muitas outras paisagens como por exemplo, as regiões de serra. Um dos exemplos de belezas serranas em nosso país, com toda certeza é a região das cidades de Gramado e Canela no Rio Grande do Sul, onde além de se surpreender com a natureza, você também verá um charme de arquitetura, mas não para por aí, na cidade de Canela ainda tem uma grande unidade de conservação, que recebe o nome de Parque Estadual do Caracol e que por sua vez é onde está localizada a famosa Cascata do Caracol.

A Cascata do Caracol é um dos maiores, mais famosos e mais visitados pontos turísticos do Brasil, afinal ela conta com uma beleza de tirar o folego, lembrando que essa não é uma cachoeira para banho, mas apenas para contemplação, por muitos motivos, pelo difícil acesso até ela que na verdade é avistada de longe em um mirante ou bondinho e também pelo clima do local que tem temperaturas baixas a maior parte do ano, além do vento próximo a Cascata ser também muito intenso geralmente. Essa cascata faz parte do caminho do Rio Caracol e a sua beleza se deve a sua queda que ocorre em frente a um paredão de falésias, essas falésias são de origem basálticas e pôr fim a água da cascata cai sobre o vale que recebe o nome de Vale da Lageana.

A região onde está localizada essa belíssima cascata é comtemplada com dois tipos principais de vegetação, que se trata tanto da floresta de pinheiros, quanto da vegetação de Mata Atlântica ou o que poderíamos considerar o remanescente dela relativo aos estados da região Sul do Brasil. O que muita gente não sabe é que na verdade existem duas cascatas e não apenas uma, inclusive algumas pessoas as chamam até mesmo de Cataratas do Caracol, quanto a distância entre elas, esta é de mais ou menos uns 100 metros, ou seja, elas são bem próximas considerando a grande extensão do parque onde estão. Esse parque por sua vez está aproximadamente a uns 7 quilômetros de distância do centro da cidade de Canela, que é a cidade base para os passeios.

A cachoeira em especifico que recebe o nome de Cascata do Caracol tem impressionantes 131 metros de altura, sendo que algumas publicações as vezes classificam essa altura como sendo de 130 metros, discrepâncias a parte, não dá para negar que se trata de um lugar incrível e que faz jus à fama que recebe, lembrando que pessoalmente ela é ainda mais bonita e impressionante do que é possível perceber através das fotos. Uma curiosidade que muitas pessoas têm sobre a Cascata do Caracol é em relação a sua base e o acesso, saiba que sim é possível chegar até lá, mas não se trata de um caminho fácil, ele é bem inclinado e íngreme e as pessoas que se aventuram a fazê-lo ainda precisam andar por mais de 900 degraus. Esses degraus em questão é o que faz ser possível as pessoas chegarem até a base e devemos esse caminho a incrível equipe que faz parte do Projeto Lobo Guara, pois são eles que a mantém.

Cascata do Caracol

Cascata do Caracol

Se você está pensando em ir até lá, não tenha medo de não ter estrutura, pois o local hoje já é muito bem preparado para receber os turistas que o visitam, tendo os itens básicos necessários, como muitos sanitários, restaurantes, pequenas lanchonetes e como não pode faltar em nenhum ponto turístico, o local conta também com muitas lojinhas e barraquinhas de artesanato local e que vendem também lembrancinhas. Os pontos de observação da Cascata do Caracol são tanto o teleférico, que oferece uma espécie de vista aérea da área, quanto a torre que tem por volta de 30 metros de altura a partir do solo e que pode ser acessada com o auxílio de um elevador, a vista desta torre é panorâmica e agrada muito os turistas que vão até lá.

Parque Estadual do Caracol e Parque da Serra

O endereço do parque para os turistas que querem ir até lá de transporte próprio é o:  Rodovia RS 466 no km 0, que também é chamada de Estrada do Caracol (também sem número), mas haverá muitas placas indicando a entrada, além do que se você colocar o nome do parque nos aplicativos de mapas, como o Google maps ou o Waze, eles também vão te auxiliar a encontrar o parque tranquilamente. Cidade: Canela – Rio Grande do Sul, para chegar até lá os turistas normalmente passam pelo que se chama de Rota romântica, que nada mais é do que a estrada BR 116. O parque tem um horário de funcionamento que vai desde as 9 da manhã a até as 17 horas e 30 minutos da tarde.

O telefone de contato do parque é (54) 3278-3035 segundo consta no site oficial do local. O endereço eletrônico de e-mail, por sua vez é parquedocaracol@canela.rs.gov.br. Dentro do parque tem um estacionamento para os veículos e os ingressos são cobrados ainda na portaria, no momento da entrada no Parque do Caracol, os valores não são divulgados no site oficial da atração, que pede que os turistas interessados liguem no telefone indicado acima para obter os valores atualizados de entrada, o que se sabe é que os valores são diferentes para jovens e adultos e cerca de metade do preço para idosos (pessoas acima de 60 anos) e crianças pequenas.

Parque Estadual do Caracol

É importante esclarecer também que os visitantes que desejam apenas fazer o passeio de bondinho para a contemplação da Cascata do Caracol, não precisam entrar nesse Parque estadual do Caracol, mas sim no parque vizinho que é o Parque da Serra, pois os bondinhos saem de lá, a entrada desse parque em questão fica logo depois que se passa o primeiro parque, mais especificamente no endereço de Estrada da Ferradura, número 699. O seu horário de funcionamento no caso é um pouquinho menor do que o do outro, ele vai das 9 da manhã a até as 17 horas da tarde. O estacionamento é gratuito, antigamente crianças de colo não pagavam ingresso, mas os adultos e jovens pagavam um precinho bem salgado, por volta de 48 reais. Os idosos pagam a meia entrada que é de 24 reais, assim como as crianças entre 6 a 12 anos de idade, que pagam também o valor de meia entrada.

Lembrando que cada pessoa que adquire o ingresso para entrar no parque, ganha também o direito a dar uma volta no bondinho sem custos adicionais, assim como visitar as outras atrações disponíveis, com exceção de uma que é a atração Eagle, ela no caso tem um custo adicional, mas todas as outras já estão inclusas no valor do ingresso. O Eagle é um teleférico em formato de cadeira, onde você está fora de qualquer cabine e faz um passeio aéreo pelo parque. O valor do Eagle é de 30 reais para uma pessoa e para duas pessoas o valor cai para 50 reais para as duas juntas, esse preço inclui duas voltas no total. Os valores mencionados aqui são referentes ao ano de 2020, para preços futuros entre em contato com o parque. Para maiores informações o telefone oficial do Parque da Serra é (54) 3878-3250.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *