Maiores Estrelas do Universo

Para nós a Terra parece enorme, mas na verdade ela é apenas um ponto minúsculo na imensidão do universo. O mais curioso é que o Sol não é a maior estrela do universo. A seguir vamos falar um pouco mais sobre as grandes estrelas que existem no universo e você poderá matar a sua curiosidade a respeito delas.

VY Canis Majoris – A Maior de Todas

A VY Canis Majoris é a maior estrela conhecida do universo e pode ser chamada também de VY Cma. Essa gigantesca estrela possui 2,9 bilhões de quilômetros de diâmetro (algo em torno de 1.800 a 2.100 vezes maior que o sol) e está localizada a 5 mil anos-luz da Terra. Possui um brilho avermelhado.

Podemos mensurar o tamanho dessa estrela como nove vezes a distância da Terra ao Sol. Dentro da VY Canis Majoris caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra. O mais curioso é que podem existir estrelas maiores do que a VY Canis Majoris uma vez que sabe-se que existem pelo menos 70 septilhões de estrelas em todo o universo.

Onde Fica a VY Canis Majoris?

A VY Canis Majoris está localizada na constelação de Cão Maior, na Via Láctea. O nome dessa constelação foi dado devido a mitologia grega. Essa constelação representava o cachorro de Órion, o caçador gigante. Mesmo essa estrela sendo tão grande não podemos vê-la da Terra pelo fato de que ela está morrendo. Parte da massa dessa estrela é despejada numa nebulosa que encobre a visão da VY Canis Majoris.

WOH G64 – A Segunda Maior

Outra estrela hipergigante do universo é a WOH G64 que também tem um brilho avermelhado e cujo diâmetro corresponde a cerca de 2.000 sóis. Aparentemente a sua posição está na Grande Nuvem de Magalhães.

V354 Cephei – A Terceira Colocada

Também com um aspecto avermelhado a V354 Cephei está classificada na categoria supergigante. Está localizada na Via Láctea a aproximadamente 9.000 anos-luz de distância da Terra. O seu diâmetro é de cerca de 1.520 vezes o sol. Lembramos que a grandeza se refere ao diâmetro e não em relação a sua massa ou luminosidade.

R136a1 – A Maior Estrela em Termos de Massa

Quando consideramos a massa a maior estrela é a R136a1 que foi descoberta há pouco tempo pelos cientistas. Localizada na Nebulosa de Tarântula possui uma densidade extrema. Para se ter uma ideia a sua massa é 265 vezes maior que a do sol. O diâmetro é pelo menos 15 vezes maior. Essa estrela está há 165.000 anos-luz de distância do planeta Terra.

Eta Carinae – A Mais Pesada

Quando o assunto é quem pesa mais no universo a medalha de ouro vai para a estrela Eta Carinae que é 150 vezes mais pesado do que o sol. O sol tem 1,9891 x 1030 quilos contra 298,365 x 1030 quilos de Eta Carinae. Essa estrela está localizada na constelação Carina.

LBV 1806-20 – A Mais Luminosa

Antes de qualquer coisa devemos esclarecer que luminosidade é o brilho real que as estrelas possuem e não o seu brilho aparente. Considerando esse brilho real a estrela que lidera o ranking é a LBV 1806-20 que tem um brilho 38 milhões de vezes mais intenso que o sol. Está localizada na Constelação de Sagitário.

Diferença Entre Brilho e Luminosidade

Aquilo que chamamos de brilho é o que se pode observar da Terra, já a luminosidade é o brilho real. Imagine que pudéssemos colocar as estrelas uma ao lado da outra e fosse possível comparar a intensidade do seu brilho. Para nós depois do sol a estrela mais brilhante é a Sirius que fica localizada a uma distância de 8,57 anos-luz.

Alterações na Classificação

As classificações das maiores, mais densas e mais luminosas estrelas do universo estão sempre sendo alteradas uma vez que se baseiam no universo que é conhecido pelo homem. A porção do universo que o homem conhece até hoje é muito pequena se considerarmos o tamanho real dele. O universo está numa constante e rápida expansão.

Os dados utilizados para fazer o ranking são coletados a partir de aproximações e comparações, os cálculos são feitos de forma indireta.

Curiosidade: O brilho avermelhado é comum nessas estrelas gigantes e pode ser um indicativo de que elas estão morrendo, algo já comprovado em relação a VY Canis Majoris.

Comparações de Tamanho

Pode ser que ainda esteja um pouco abstrato imaginar que existe uma estrela é muito maior do que o sol. Para ter uma ideia mais clara disso podemos fazer a seguinte comparação, imagine que o sol é uma bolinha de tênis. A VY Canis Majoris que é a maior estrela que existe seria um campo de futebol.

Em relação ao peso se o sol fosse um homem de 58 kg a Eta Carinae seria dois elefantes. Quando a categoria é o brilho a comparação pode ser feita da seguinte forma o sol é uma lâmpada enquanto a LBV 1806-20 é um show de luzes daqueles que tem em Las Vegas.

Quando consideramos a distância da estrela em relação a Terra podemos imaginar que o sol está a um passa de nós e a estrela mais próxima estaria a uns 90 km de nós. O sol fica a 8 minutos-luz da Terra enquanto a Próxima Centauro fica a 4,2 anos-luz, localizada a Constelação de Centauro.

Curiosidade Sobre as Estrelas

Messier 4 – A Estrela Eternamente Jovem

Um segredo que para muitas mulheres teria um grande valor, como ser eternamente jovem. O aglomerado ‘Messier 4’ é formado por estrelas muito antigas (tem mais de 12,2 bilhões de anos) e que estão localizadas na constelação de Escorpião. Embora sejam estrelas muito antigas existe uma entre elas que é composta de Lítio.

O curioso disso é o Lítio geralmente desaparece nos primeiros bilhões de anos do ciclo de vida de uma estrela. Isso significa que essa estrela encontrou uma forma de enganar a própria idade reconstituindo o seu Lítio o que a mantém sempre jovem. O grande mistério é entender como essa estrela fez isso.

CFBDSIR 2149 – A Estrela Órfã

A estrela anã marrom, CFBDSIR 2149, pode ser considerada como uma estrela fracassada, pois não conseguiu iniciar o processo de fusão do hidrogênio no seu núcleo. Para alguns cientistas devido a sua grande massa e volume não se trata de uma estrela e sim de um planeta gasoso gigante.

Sendo um planeta o CFBDSIR 2149 seria um planeta errante uma vez que não orbita nenhuma estrela. Até o momento somente outros três corpos foram classificados nessa categoria.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Obrigada pelo conteúdo!!!

    Maria Valdenira Mota. 21 de fevereiro de 2021 23:04

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *