Maior Favela Do Mundo: Kbera Em Nairobe No Quênia

A ONU (Organização das Nações Unidas) afirma que favela representa moradias nas quais pessoas vivem em situações precárias, com falta de segurança, saneamento básico ineficaz e outras centenas de incômodos que prejudicam a saúde e vida social. Em termos gerais a África é considerada como região continental mais pobre do mundo. Dentro dela também existe a maior favela do mundo, precisamente em Kbera, Nairobe, capital do Quênia.

Maior Favela Do Mundo: Kbera Em Nairobe No Quênia

Maior Favela Do Mundo: Kbera Em Nairobe No Quênia

Geografia De Kbera

Na parte interna existem 2,5 milhões de habitantes, dez vezes maior do que a Rocinha, no Brasil, cuja taxa populacional está na faixa de 250 mil. Bairros são divididos em número de aldeias: Oriente Soweto , Gatwekera, Ndogo Kisumu, Lindi, Saba Laini, Siranga, Makina e Mashimoni. Condições em Kibera são extremamente pobres e a maioria de seus moradores não possui acesso aos serviços básicos, incluindo eletricidade e água corrente.

Geografia De Kbera

Geografia De Kbera

Kibera está no sudoeste de Nairóbi , a cerca de 5 km (3,1 milhas) do centro da cidade. Grande parte da fronteira sul é banhada pelo rio Nairobe e Barragem Nairobe, um lago artificial que fornece água potável para os moradores da cidade.

Um Pouco De História

Kibera originou-se como uma solução nas florestas de Nairobe. Situada em terrenos de exercícios militares. No tempo do governo britânico colonial o tempo permitiu a liquidação de crescer informalmente,. Além disso, os núbios não tinham nenhum direito sobre a terra em “reservas indígenas”. Com o tempo, outras tribos se mudaram para a área a alugar terras dos latifundiários da Núbia.

Após o Quênia torna-se independente em 1963, uma série de formas de alojamento foram feitas ilegalmente pelo governo. A nova decisão afetou Kibera com base na posse da terra, tornando-a um assentamento não autorizado. Apesar disso, as pessoas continuaram a viver ali, e pelo início dos anos 1970 os proprietários foram alugando suas propriedades em Kibera para números significativamente maiores de inquilinos que foram permitidos por lei.

Os inquilinos, que são altamente empobrecidos, não podem dar ao luxo de alugar habitação legal, encontrar as taxas oferecidas em Kibera a serem comparativamente acessíveis. Em 1974, os membros da tribo Kikuyu predominaram na população de Kibera e ganharam o controle sobre cargos administrativos, que foram mantidos através de apadrinhamento político.

Briga Política Em Kbera

A comunidade Núbia tem um Conselho de Anciãos, que também são os curadores da sua confiança. Alegam que a extensão de sua terra é mais de 1.100 acres (4,5 km2), porém os loteamentos sancionados à área de terra estão agora reduzidos a 780 hectares (3,2 km2). O Governo não aceita reivindicações, mas o programa de realojamento prevê extensão de terra de cerca de 300 hectares (1,2 km2) para a liquidação. Nenhum dos lados deixou qualquer margem para negociação a partir desta posição.

Atualmente, os moradores de Kibera representam os principais grupos étnicos do Quênia, com algumas áreas que estão sendo especificamente dominadas por pessoas de outros grupos. Muitos novos moradores vieram de áreas rurais com o subdesenvolvimento crônico e problemas de superpopulação. A natureza do populismo de Kibera, combinado com o tribalismo que permeia a política do Quênia, levou a região hospedar de um número de pequenos conflitos étnicos ao longo de sua história centenária.

Em termos gerais, o governo queniano possui toda a terra sobre a qual está Kibera, embora continue a não reconhecer oficialmente o estatuto; sem serviços básicos, escolas, clínicas, água corrente ou lavatórios publicamente fornecidos.  O que existe é a propriedade privada.

Infraestrutura Da Maior Favela Do Mundo

A linha Uganda Railway passa pelo centro do bairro, oferecendo aos passageiros a bordo do trem uma visão em primeira mão da favela. Kibera tem uma estação de trem, mas a maioria dos moradores usam ônibus e motos para chegar ao centro da cidade. Existem sérios problemas de condução, irresponsável e leis pobres de tráfego.

Kibera é poluído por dejetos humanos, lixo, fuligem, poeira e outros resíduos. A favela está contaminada com fezes humanas e de animais devido à abertura do sistema de esgoto e uso frequente de “toaletes voadores”. A falta de saneamento combinada com a má nutrição entre contas de residentes resulta em doenças e enfermidades.

Jornal De Kibera

O Jornal de Kibera existe desde novembro de 2006. O documento abrange questões que afetam as pessoas de Kibera e tem desempenhado um papel importante na formação da juventude em habilidades básicas de jornalismo que usam para cobrir problemas das comunidades.

A maioria dos centros de educação em Kibera é classificada como informal. Tem a Escola Primária – Olímpico, uma dos principais públicas do país, Kibera Escola Primária. Existem outros centros perto da propriedade da Igreja e da iniciativa privada.

Urbanização De Kibera

Kibera, como uma das favelas mais pronunciados no Quênia, está passando por uma intensa urbanização. O governo e um contingente de ONGs estão fazendo incursões em assentamentos na tentativa de restaurar as condições habitacionais e sanitárias.

Há três importantes fatores complicadores para a construção ou atualização dentro Kibera. O primeiro é a taxa de pequenos crimes e graves. Materiais de construção não podem ser deixados sozinhos por muito tempo, a qualquer momento, porque há uma chance muito grande de serem roubados. Não é incomum para os proprietários de habitações danificadas por tempestade ter ao acampamento destruído.

O segundo é a falta de fundações do edifício. O terreno em grande parte da Kibera é literalmente composto de lixo e entulho. Habitações são muitas vezes construídas em cima do terreno instável e, portanto, muitas estruturas estão em colapso.

O terceiro fator complicador é a inflexível topografia e expansão apertada da área. Poucas casas têm acesso de veículos, e muitas estão no fundo de subidas íngremes (que aumenta o risco de inundação). Isto significa que todos os esforços de construção tornam-se mais difícil e dispendioso pelo fato dos materiais serem trazidos à mão.

Em 16 de Setembro de 2009, o governo do Quênia, que reivindica a posse do terreno em que está Kibera, começou um esquema de movimento de longo prazo que vai realojar as pessoas que vivem em favelas de Nairóbi. Todo o projeto está previsto para nove anos e vai realojar todos os moradores de favelas da cidade. Plano que conta com auxílio inclusive da Organização das Nações Unidas.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *