Importância da Geografia à Humanidade

Geografia lida com o estudo de grande variedade de formas de relevo e fenômenos naturais. Estudo da Terra, das formas de relevo, dos recursos e habitantes. Ela parece ter perdido a importância na nova era da globalização. Recentes pesquisas trouxeram resultados preocupantes sobre o nível de conhecimento das crianças sobre a matéria considerada elementar nos ensinos fundamental e médio.

Significado de Geografia

Geografia consiste nas análises do planeta, das condições climáticas e várias formas de solo e meios. Abrange ampla base de conhecimento. Inclui a análise espacial dos fenômenos naturais e humanos, da exploração de Ciências da Terra e da relação entre natureza e vida humana.

Características Gerais

O estudo inclui a análise dos processos sociais, econômicos e ambientais que afetam a natureza. A geografia de uma região afeta a vida dos habitantes. As condições geográficas influenciam a cultura. Ela tem profundo impacto sobre as normas sociais e culturais das pessoas.

A geografia de uma região tem um efeito direto sobre as formas de arte, a literatura, os hábitos alimentares e as celebrações das pessoas que o habitam. Isso torna importante seu estudo geografia.

Alunos podem ter vislumbre do mundo da cultura e do patrimônio, navegando por diferentes costumes do mundo. As condições climáticas em diferentes regiões do mundo apoiam a vida vegetal e animal da região. A disponibilidade de recursos naturais em determinada região molda a vida dos habitantes.

Geografia influencia na distribuição dos recursos naturais. A riqueza de uma região deve a existência às condições geográficas da região. A localização tem influência ao clima, que por sua vez interferem nas formas de vida que podem prosperar na região.

Além disso, o estudo ajuda a apreciar diversidade das formas de vida na Terra. Ele expõe várias questões de ecologia e as preocupações da ciência ambiental. Ajuda a compreender como a natureza tem interferência à vida.

Permite saber como as culturas nascem e se formam. Ajuda a entender a interação entre os componentes naturais e os seres humanos. O estudo da geografia fornece a oportunidade de observar e analisar a estreita associação entre o ambiente natural e vida humana.

Na atualidade a geografia é um dos temas importantes no currículo escolar. Deriva alta quantidade de material a partir de temas como biologia, antropologia, sociologia, economia, matemática, química e outras ciências. O assunto inclui estudo do ambiente natural do homem, social e cultural.

Geografia – ciência e arte ao mesmo tempo. Ela tenta treinar e desenvolver bons cidadãos que podem ser capazes de resolver vários problemas econômicos, sociais e políticas do país.

A importância é entendida de forma clara, considerando o efeito do ensino de geografia ao homem como ser-humano. Considere a importância prática da geografia em economia, política, social, cultural e intelectual.

Importância da Geografia para Administradores e Políticos?

Para executar a administração de forma eficiente é essencial ao administrador ter conhecimento profundo da geografia do país. Fatores geográficos afetam a vida econômica, política e social dos habitantes de determinada área. O conhecimento se torna fácil de saber sobre a interdependência de pessoas de vários países.

Na época atual, nenhum país pode viver sem ter ajuda de outras nações. Na aventura o conhecimento das condições geográficas de um país é útil ao administrador. Tal conhecimento pode ajudar a estabelecer relações benéficas com outros países vizinhos.

Importância Prática da Geografia

Conhecimento da geografia é bastante útil para preparar os alunos para enfrentar problemas da vida. Se um estudante está familiarizado com as condições naturais de um país, seu clima, vegetação, recursos naturais e riqueza mineral, então se torna mais fácil para planejar o futuro.

O conhecimento pode ser de grande ajuda redes industriais do país. Útil ao indivíduo no desenvolvimento de relações sociais, políticas e econômicas.

Importância Intelectual e Cultural: Conhecimento da geografia ajuda a adquirir os conhecimentos sobre a vida cultural e intelectual de determinado país e, desta forma, torna-se mais fácil de realizar um estudo adequado da vida cultural do mundo inteiro. Também ajuda o aluno a desenvolver o poder de imaginação e a descobrir causa e efeito de vários fenômenos. Fatores geográficos influenciam na vida intelectual do país.

Importância Econômica: Ajuda a conhecer recursos naturais do país ou da região.

Importância social: Conhecimento da geografia ajuda o aluno a desenvolver visão social adequada. A perspectiva social desenvolve sentimento de fraternidade nacional. Útil inclusive ao utilizar nosso tempo de lazer de forma benéfica.

O conhecimento da geografia ajuda a satisfazer curiosidade natural e também lança luz sobre os vários fatores que influenciam o estilo de vida. Assim, a geografia tem papel importante na satisfação das curiosidades naturais.

Importância para Entender Outros Assuntos

Conhecimento da geografia ajuda na compreensão de vários temas (por exemplo, sociologia, economia, antropologia, biologia, entre outros) Por exemplo, ajuda na compreensão da história e fornece perspectiva adequada.

Acontecimentos históricos foram influenciados por fatores geográficos. O desenvolvimento da civilização começou na Índia e no Egito por razões geográficas.

Fatores geográficos também influenciar o sistema político de um país. A prevalência da democracia na Suíça é devido aos fatores geográficos. Para adquirir um conhecimento profundo adequado da ciência política a geografia é essencial. A vida social e estrutura da sociedade em país são governadas em grande parte.

Também ajuda a compreender de modo correto assuntos da sociologia. Conhecimento da geografia é importante para entender a adquirir o conhecimento de várias ciências sociais.

A geografia ocupa lugar importante em vários campos da vida. O presidente Eisenhower chamou a “geografia” da fundação da humanidade. PE James fornece as seguintes razões para a importância da geografia:

  1. Ajuda a ter uma imagem adequada do homem e meio ambiente;
  2. Fornece informações sobre vários tipos de climas, condições naturais e riqueza mineral;
  3. Desenvolve o poder de observação.

Você Sabia?

A. Gastamos cerca de 2/3 da vida lidando com os vizinhos e compatriotas. Neste período de acontecer o exercício das funções como bons cidadãos. O conhecimento da geografia nos ajuda no cumprimento os deveres cívicos.

B. Geografia ajuda nas necessidades econômicas das pessoas e outros países, tal conhecimento ajuda os industriais, agricultores e políticos a obter melhor desempenho no trabalho.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *