Impactos Ambientais dos Manguezais

Já dizia Isaac Newton em suas leis que toda ação gera uma reação e isso vale não apenas para a física, mas para tudo na nossa vida. Sempre que fazemos algo, mais cedo ou mais tarde isso vai gerar algo de volta a você unicamente ou a todos ao seu redor. Na natureza essa lei é super válida e constantemente vemos exemplos de reações da natureza sobre alguma ação do homem ou ações propriamente naturais.

.

Os impactos ambientais são constantemente discutidos sob todos os aspectos e todos os olhares para que talvez, consigamos achar uma saída para reduzir o descontrole que vem existindo em nossos problemas. A nossa natureza anda toda descontrolada com acontecimentos que antes eram totalmente improváveis, desgastando e até mesmo destruindo diversas regiões ao redor do mundo. Hoje em dia não existem mais impactos ambientais naturais de uma região e de outra não, já que todas acabam sendo atingidas.

Falar de impactos ambientais de uma forma geral é de certa forma um assunto bem amplo e podemos acabar por não saber exatamente como controlar essas reações da natureza. Mais abaixo vamos discutir um pouco sobre os impactos ambientais que acontecem nos manguezais e conhecer algumas formas de controle para que essas regiões, tão importantes para o nosso país, mantenham-se ideais para a nossa natureza.

O Que é um Manguezal

Citamos manguezais mais acima e mesmo assim você pode não saber exatamente o que é um manguezal.

O manguezal é um ecossistema presente em toda a costa ao redor do mundo que serve como um lugar de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Essas regiões são bem úmidas e muito importantes para a nossa natureza. Comumente vamos encontrar os mangues em regiões mais tropicais e subtropicais.

Manguezais

Manguezais

Eles se formam em locais onde existe o encontro de águas de rio e do mar e onde predominam espécies vegetais bem típicas da região, assim como seus animais também. Quando falamos em mangues, lembramos imediatamente de locais lodoso e onde encontramos caranguejos, mas vamos encontrar uma diversidade de animais que vivem em regiões de manguezais como peixes, camarões, minhocas, aves como o bem te vi, carcará, garça, mamíferos como a lontra, o peixe boi marinho, repteis como cobra, crocodilo, lagarto, tartarugas entre outras tantas espécies de animais.

Poluição do Ambiente

Quando se fala  em manguezal, logo as pessoas remetem a um ambiente com cheiro nada agradável, sem nenhum tipo de limpeza e que considerando-se a agricultura, é uma região que não apresenta nenhuma utilidade para esse setor. De fato isso existe, mas é devido tanto a poluição e descuido dos próprios seres humanos e a falta de planos voltados a limpeza e manutenção desse ambiente.

Ambiente

Ambiente

Isso resulta em um desmatamento em alta escala, aterramento  e drenagem dessas regiões resultando em um desequilíbrio ambiental muito grande devido o número elevado de morte de espécies da fauna e da flora desse ecossistema. Consequentemente, as mortes logo acima citadas vão causar um desequilíbrio ainda maior, pois atingirá não somente o manguezal em si, mas também toda a região ao seu redor, pois com certeza existirá uma dependência entre elas, como comércio, turismo, agricultura, etc. Isso também é anular a possibilidade de crescimento dessa região por inteiro.

Ocupação Imobiliária Inadequada

O que tem gerado problemas para os manguezais, é a ocupação habitacional feita de forma indevida. Isso gera dois problemas e vamos conhecer um pouco melhor mais abaixo.

– A primeira forma de ocupação habitacional dos manguezais é a que acontece em maior escala. São famílias ou comunidades inteiras de pessoas de classes sociais menos favoráveis que aterram, desmatam e ocupam essa região construindo casas sem estrutura estabelecida para a região. Acontece que essas estruturas feitas fora dos padrões de segurança da região, fará com que, em épocas mais críticas, essas famílias sofram com as intempéries da natureza e da região. Esses locais também são regiões de ótimas localizações, pois como são áreas costeiras, apresentam-se com a vantagem de uma ótima paisagem, de vizinhança que não sufoca com arranha-céus ou estruturas do tipo e principalmente, favorece uma atividade comercial que melhora a sobrevivência desse grupo.

– O segundo problema causado pela ocupação indevida dessas regiões é que a poluição dessa região com certeza aumenta e consequentemente outros tantos problemas ambientais são gerados e atingem regiões maiores ainda. Despejo de resíduos, poluição da água, entre outros problemas são gerados.

Má Distribuição do Lixo

Já que citamos mais acima o despejo de resíduos, esses elevam o desequilíbrio do ecossistema e causam um impacto ambiental muito maior. Lembram que falamos sobre as pessoas sempre remeterem a ideia de manguezais como um local sujo e fétido? Pois bem, isso acontece porque ainda existem cidades onde os resíduos de lixo e esgotos são despejados nesses ambientes quando o habitual é em rios e mares.

Sendo dessa forma, os lixões e aterros sanitários que são construídos em manguezais elevam o índice de poluição e podem chegar até em uma anulação do ecossistema em determinada região.

Exercícios Ilegais

Qualquer ambiente que gere e ajude a desenvolver seres vivos, devem ser cuidadosamente analisados para que todos os cuidados necessários para que o ambiente siga sempre em perfeito estado aconteça. Hábitos irregulares com a pesca predatória, construções de marinas que são extremamente irregulares em áreas de manguezais, produção de sal, atividades portuárias em larga escala, extração de madeira e muitas outras que são feitas sem regulamentação e de forma desenfreada, podem gerar um desequilíbrio sem tamanho e até mesmo extinção da área.

Caso você se depare com algum manguezal de sua região sendo afetado por esse tipo de problema, você pode procurar alguma instituição ambientalista e formalizar a denúncia para que as providências cabíveis ao caso sejam tomadas e a região saia do perigo de desequilíbrio ou extinção.

Algumas das atividades praticadas não são totalmente irregulares, mas existe um limite permitido. Nesse caso, o ideal é que essas mesmas instituições ambientalistas, se responsabilizem e fiscalizem com frequência para se certificar de que a prática comercial feita na área, está dentro dos conformes de leis e da natureza que são permitidos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *