A água cai sobre a rocha. Quando a mesma amolece o líquido atravessa e forma a erosão. Ao longo de centenas ou milhares de anos o rio começa a cortar ainda mais à grande pedra rochosa
Isso faz com que a água caia sobre o penhasco. Com o tempo, o precipício se torna mais íngreme e a rocha erodida. Parte do H2O passa sob a cachoeira e corta a rocha que deixa o líquido cair e formar a estrutura de modo lento.
A cachoeira é um lugar onde a água flui sobre uma queda vertical no curso de um córrego ou rio. Elas também ocorrem no degelo que cai sobre a borda do iceberg ou plataforma de gelo.
Formação das Cachoeiras
De modo comum as cachoeiras são formadas quando um rio está jovem. Nessas ocasiões o canal é por vezes estreito e profundo. Com os cursos, a erosão acontece com lentidão, enquanto a jusante da mesma ocorre em maior velocidade.
Como o curso de água aumenta a velocidade na borda da cachoeira, também arranca o material do leito do rio. Hidromassagem criada na turbulência, bem como areia e pedras transportadas pela hidrovia, fazem crescer a capacidade de erosão.
Ao longo do tempo a cachoeira vai recuar de volta para formar uma garganta ou desfiladeiro jusante quando a montante se afasta, por consequência, esculpe no cume acima dela com profundidade. A taxa de retirada pode ser tão alta quanto um metro e meio por ano.
Por vezes a camada da rocha logo abaixo da prateleira mais resistente será do tipo macio, o que significa formação de caverna, conhecida por ser um abrigo rochoso sob e atrás da cachoeira.
Em eventual, o afloramento e a rocha mais resistente entrarão em colapso sob a pressão. Blocos são adicionados à base da cachoeira, divididos em pedras menores por causa do atrito enquanto colidem e corroem à base por abrasão, criando piscina de mergulho ou desfiladeiro profundo.
Fluxo se torna largo e raso acima das cataratas devido à corrente sobre a plataforma de rocha. Não é em geral uma área de profundidade abaixo da cascata devido à energia cinética da água ao atingir o fundo.
Cachoeiras se formam em área rochosa devido à erosão. Após longo período a água cai fora da borda e recua, causando um poço horizontal paralelo à parede da cachoeira.
Em eventual, quando o poço aprofunda, a cachoeira cai para ser substituída por um trecho de forte de inclinação do leito do rio. Além de processos graduais com a erosão, o movimento de terra foi causado por terremotos, deslizamentos ou vulcões causam diferencial nas alturas que interferem no curso natural do fluxo de água.
Às vezes o rio flui sobre as rochas formadas por uma linha de falha. As cachoeiras podem ocorrer ao longo da borda de um vale glacial, no qual o córrego que flui em uma geleira continua o fluxo depois que a geleira recuou ou derreteu.
Cascatas podem ser agrupadas em dez amplas classes com base no volume médio de água presente na queda (que depende tanto da média e fluxo como da altura).
Quais Os Principais Tipos de Cachoeiras?
Bloco: Água desce de modo amplo no córrego ou rio;
Cascata: Água desce em série de degraus de rocha;
Catarata: Grande e poderosa cachoeira;
Calha: Grande quantidade de água forçada através de uma passagem estreita e vertical;
Soprada: A água se espalha de maneira horizontal à medida que desce, permanecendo em contato com a rocha;
Congelada: Qualquer cachoeira que tem algum elemento de gelo;
Rabo de cavalo: Água descendente que mantém algum contato com fundamento;
Segmentada: Fluxos distintos separados para formar a água que desce;
Camadas: Água cai em uma série de etapas distintas;
Quedas de Água Famosas no Mundo
Angel Falls na Venezuela é a mais alta do mundo com 979 metros (3.212 pés);
Dettifoss no nordeste da Islândia é a maior cachoeira na Europa em termos de volume de descarga, fluxo de 200 m³;
Quedas de Lora: Situada na Escócia é uma corredeira incomum no mar, criada quando as águas de Loch Etive derramam pela boca estreita do lago sobre uma prateleira rochosa;
Gocta: Sexta mais alta do mundo com 771 metros (2.530 pés), localizada na província de Chachapoyas, no Peru.
Cataratas do Iguaçu: Extensa série de cachoeiras estabelecida ao longo de 2,7 km (1,7 milhas) de extensão de escarpa na fronteira da Argentina e do Brasil.
Quedas de James Bruce: Cachoeira mais alta da América do Norte com 840 metros (2.760 pés), localizada no Canadá.
Niágara: As mais amplas, quedas com maior força dentro da América do Norte.
Cataratas de Reichenbach na Suíça: Série de quedas que totalizam 250 metros (820 pés) de altura. Foi local do desaparecimento e suposta morte do detetive fictício Sherlock Holmes, na história “The Final Problem”.
Queda Ribbon: Cachoeira sazonal em Yosemite National Park. Maior queda única da América do Norte estabelecida a 1.612 pés (491 m).
Cachoeira Shir-Abad: Localizada perto de Khan Bebin, na província de Golestan, no Iran.
Angel Falls: Maio Cachoeira do Mundo
Maior cachoeira ininterrupta do mundo, com uma altura de 979 m (3.212 pés) e queda de 807 m (2.648 pés). Ela cai sobre a borda da montanha Auyantepui, no Parque Nacional Canaima – Patrimônio Mundial da UNESCO.
A cachoeira tem sido conhecida como o “Angel Falls” desde meados do século XX, nomeadas após Jimmie Anjo, um aviador dos EUA que foi a primeira pessoa a voar sobre as quedas.
O nome espanhol comum “Salto Ángel” deriva do sobrenome. Em 2009, o presidente Hugo Chávez anunciou sua intenção de mudar o termo de acordo com os indígenas originais.
Angel Falls é uma das principais atrações turísticas da Venezuela, apesar de que viajar para as quedas pode ser assunto complicado. De fato, elas estão localizadas em floresta isolada!
Um voo é necessário para alcançar o acampamento, que consiste no ponto de partida para passeios de um rio para a base da cachoeira. Passeios fluviais ocorrem de junho a dezembro, quando os rios estão profundos o suficiente.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier
muito massa adorei