Danos do Amianto ao Planeta

O Amianto

O amianto é também chamado de asbesto, uma palavra de origem grega que significa indestrutível ou imortal. As designações amianto e asbesto são designações comerciais para uma variedade fibrosa de sais minerais que tem origem na natureza e que podem ser usados para diversos fins comerciais.

Esse material é bem flexível e se mostra bastante resistente a fontes químicas, térmicas e elétricas. Sua composição é de feixes de fibras, estes possuem fibras bem finas e longas que apresentam facilidade para serem separadas. Quando se separam produzem um tipo de pó de partículas pequeninas que podem ficar flutuando no ar. Pelo fato de estarem no ar essas partículas podem aderir às roupas e pele com facilidade.

Essas fibras ainda podem ser inaladas ou engolidas, o amianto pode causar graves doenças e problemas de saúde. Dentre as doenças que o amianto pode causar estão o câncer de pulmão. Devido a isso o uso de amianto foi restrito ou proibido em países e estados. Porém, não é só para a saúde do ser humano que essa substância pode ser maligna, o planeta também enfrenta problemas.

Os Usos do Amianto

Um dos principais problemas em relação ao amianto é o fato de que ele é usado em larga escala na produção de vários bens de consumo. Para se ter uma ideia o amianto é uma das matérias-primas empregadas no fabrico de camisinhas femininas pelo fato de ser um material com boa elasticidade e que não se rompe.

Utilidade do Amianto na Antiguidade

Não é de hoje que a humanidade faz uso do amianto, na antiguidade esse material era utilizado em lanternas e até mesmo em tecidos mortuários (no Antigo Egito) devido a sua propriedade de resistência ao fogo. Existe uma lenda de que o um tecido de amianto foi utilizado para fazer a toalha de mesa de Carlos Magno que a atirou sem medo ao fogo para que ficasse limpa.

Utilidade do Amianto Atualmente

Atualmente existem mais de 3.000 produtos que utilizam o amianto, produtos dos mais variados tipos. É possível encontrar amianto em telhas de fibrocimento, revestimento e coberturas de prédios, revestimentos que precisam ser a prova de fogo, tubos, revestimentos de teto, roupas a prova de fogo, isolamentos acústicos e térmicos entre outros.

Riscos Para a Saúde e Para o Planeta

O amianto pode representar um grande risco para a saúde do ser humano e do planeta. Isso porque se trata de um composto altamente tóxico que usado em larga escala pelas indústrias pode fazer com que os locais em que estão se tornem inutilizáveis. O grande risco para a saúde é inalar ou engolir as fibras in-natura do amianto.

Uma pesquisa revelou que pelo menos 125 milhões tem a sua saúde de alguma forma prejudicada pela poluição tóxica. Esse número alarmante se deve pela atividade industrial que maximiza a relação entre as pessoas e essa poluição. Dentre os poluentes mais comuns atualmente estão o amianto, cromo, cádmio, chumbo e mercúrio além de compostos orgânicos voláteis.

Esses poluentes são altamente perigosos e é possível dizer que eles já reduziram 17 milhões de anos de vida em países em desenvolvimento que possuem uma indústria de larga escala. A exposição a essa poluição tóxica reduz muitos anos de países em desenvolvimento e vitima um número elevado de pessoas. A seguir vamos falar um pouco mais sobre os principais agentes de poluição tóxica e de que forma eles atuam sobre a vida e a saúde das pessoas.

Baterias Recarregáveis – Reciclagem

Estima-se que a recarga de baterias chumbo-ácidas tenha reduzido cerca de 4,8 milhões de anos de vida. Esse é o tipo de bateria utilizada em automóveis para que se possa dar a partida e utilizar outros recursos. As constantes recargas fazem com que a bateria reduza a sua capacidade de acumular energia elétrica.

Quando essas baterias perdem a utilidade em geral são recicladas e aí está o problema já que nesse processo os metais são separados dos plásticos de forma que os primeiros possam ser utilizados na cadeia produtiva. O uso desses metais é bastante comum em países de baixa e média renda que estão tendo um incremento da produção automobilística.

Quando não existe um trabalho intenso e sério de fiscalização dessa atividade o processo é feito de forma amadora. As baterias são quebradas com machados ou martelos em locais abertos de forma que o chumbo é liberado no meio ambiente causando danos e ainda fica exposto de forma que pode contaminar os trabalhadores e a população local. O chumbo acarreta em problemas neurológicos e de desenvolvimento.

Mineração

Estimação que a mineração e o processamento dos minérios tenha levado em torno 2.521.600 anos de vida. A mineração é muito importante para a produção de uma grande variedade de produtos e materiais, porém, pode causar impactos bastante grandes no meio ambiente e a saúde humana.

Em geral esse minério extraído é levado para instalações em que é processado, lavado e separado para que se possa obter os minerais. O passo seguinte é fazer o refino de fundição ou algum tipo de acabamento. Esses processos utilizam uma grande quantidade de produtos químicos.

Se não existe uma fiscalização efetiva existe grande possibilidade que esses processos de mineração não sigam a legislação o que faz com que os resíduos sejam descartados no meio ambiente.

Produção de Corantes

A indústria de corantes já levou pelo menos 430 mil anos de vida, esses elementos usados para dar cor a produtos são utilizados desde 3.500 a.C. Podem ser usados para tingir tecidos e outros produtos. Da antiguidade para os dias de hoje a grande mudança no processo de produção dos corantes fica por conta dos produtos químicos que foram sendo adicionados.

Dentre os produtos químicos adicionados estão o crômio, ácido sulfúrico, cobre e outros elementos metálicos. Além disso, durante o processo produtivo vão sendo acrescentados outros aditivos químicos como solventes. Somente a indústria têxtil coloca a vida de mais de 1 milhão de pessoas em perigo se descarta a água utilizada no fabrico das peças tingidas em local errado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *