Conferência De Estocolmo: Encontro Mundial Sobre o Homem e o Meio Ambiente

Com o final da Segunda Guerra Mundial aumentaram os estudos sobre os problemas na relação entre homem e meio ambiente. Porém, não foi até o começo da década de setenta do século XX que o mundo começou a se conscientizar, momento no qual aconteceu a histórica Conferência de Estocolmo 1972 (Suécia) que em termos práticos representou a primeira iniciativa global de tentar trazer soluções à problemática da degradação ambiental.

Bastidores De Estocolmo: Poluição Industrial

De acordo com os bastidores do início ao evento já existiam corpo de cientistas que estudavam a problemas ambientais gerados por causa da intensidade na produção da indústria que serve para fazer armas químicas ou corresponder à demanda de bens e serviços que existe no mundo. Ao levar em conta a taxa populacional que se encontra em ascensão rápida no ritmo mundial desde a metade do século XX a procura aumenta junto com a produção que gera emprega e contribui ao ciclo econômico.

Bastidores De Estocolmo: Poluição Industrial

Bastidores De Estocolmo: Poluição Industrial

Antes de Estocolmo imperava no mundo a economia com visão de que o meio ambiente consiste em fonte inesgotável de recursos naturais. Porém, problemas foram se demonstrando de forma explícita no meio ambiente, fato que aumento a procura científica para identificar causas naturais e artificiais – geradas por seres humanos.

Entre os problemas com maior destaque vale aponta a seca de lagos e rios que começou a se tornar realidade em um mundo no qual a água potável não está disponível para a totalidade de seres-humanos. A queda de água para o consumo também prejudica o ciclo animal e vegetal de habitats que se modificam ao caminho da desertificação. As inversões térmicas também representaram fatos que causaram curiosidade científica na busca de causas, assim como no fenômeno do calor intenso a aumentar em cada ano.

Primeira Conferência Mundial Sobre o Homem e o Meio Ambiente: ONU

Ao levar em conta as problemáticas ambientais especialistas entraram em convergência ao afirmar existir a necessidade de formar convenção formal para unir o maior número de países possível para estudar os fenômenos e encontrar soluções. Surge a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) em Estocolmo.

Não se pode ignorar o fato que durante o encontra os Estados Unidos apresentaram a primeira iniciativa de ajudar a natureza com o MIT, sigla do instituto que estuda a tecnologia e se estabelece em Massachusetts, território norte-americano. Porém, grande parte das nações emergentes contestaram as resoluções do documento ao levar em conta que não tinha infraestrutura interna para produzir a não ser a base de indústria que evolui desde a Revolução Industrial.

Nesse momento começou um conflito que iria se estender para outras convenções e protocolos, ou seja, de quem é a culpa, dos países emergentes ou das nações com economia desenvolvida que exploraram no passado para ter condições econômicas no presente? De qualquer forma, as discussões se intensificaram no sentido de formar acordo.

Primeira Conferência Mundial Sobre o Homem e o Meio Ambiente: ONU

Primeira Conferência Mundial Sobre o Homem e o Meio Ambiente: ONU

Conferência De Estocolmo: 1972

No começo da década de setenta do século XX surge a Conferência de Estocolmo / ONU com a missão explícita de aumentar o nível sustentável na relação da humanidade com a natureza. Teve importância fundamental no sentido de repensar o meio ambiente como fonte inesgotável de recursos que na prática não traz condições renováveis. Quando o manejo acontece sem levar em conta danos ambientais podem surgir problemas do tipo irreversível cujos principais vitimados se encontram nas próximas gerações.

De acordo com os documentos de Estocolmo o homem causa danos ao meio ambiente de forma desequilibradas desde a Revolução Industrial e por consequência os seres vivos pagam o preço em pouco tempo. Para a tecnologia evoluir existe um preço alto em termos de meio ambiente, o que por consequência causa o aumento em termos de danos no ecossistema global.

Pontos Históricos Que Antecederam Estocolmo

Em termos práticos surgiram vozes no mundo que colocaram em cheque as formas de produção em ritmo capitalista e socialista de forma principal por causa do pouco cuidado com o meio ambiente. Ao poucos a temática ambiental também surgira nos protestos norte-americanos conta da Guerra do Vietnã. Em terras europeias os métodos de produções se encontravam em regimes fechados e sem controle em termos ambientais quando o assunto era revolução tecnológica.

Em termos práticos o período de ascensão econômica dos anos cinquenta do século XX também foi seguido por primeiros estudos sobre os impactos do mundo industrial na ecologia, momento no qual aconteceu o efeito de fumaça na atmosfera inglesa, o que levou à morte de quase dez mil vítimas der acordo com estimativas oficiais, visto que a crítica aponta para valor maior em número de óbitos.

A questão do aumento da população junto com poluição e atos exploratórios em busca de recursos naturais foi levantada no final da década de sessenta por grupo de cientistas com nome de Clube Roma. Apesar de grande parte dos analistas não concordarem com os valores apocalípticos, estudos serviram de forma prática para alertar o povo de que algo não estava correto no ar.

Ecologia Política: Conferência Das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente Humano

Vale ressaltar que Estocolmo 1972 consiste no primeiro marco da ciência que juntou ecologia com política. No momento existiam poucos países com representantes especialistas no setor. Com o tempo as nações aumentaram a infraestrutura política para tratar de assuntos ambientais graças também ao impulso da Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.

Conceitos e problemas levantados na Conferência de Estocolmo servem como base até os dias atuais sobre os pontos que geram base para a área dos estudos ambientais que ganhou um boom de lá para cá. As discussões da década de setenta do século XX influenciam até os dias atuais as discussões sobre meio ambiente.

Também existe o fato de ter aumentado o nível de confiança dos cientistas que começaram a debater as principais problemáticas que se relacionam com o meio ambiente, bem como as questões que se referem aos valores da água disponível ao consumo. A mídia também começou a explorar os assuntos com maior intensidade em virtude do aumente de interesse público.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *