Como Alguns Países Enfrentam Invernos Rigorosos?

Alguns países enfrentam invernos bastante rigorosos com nevascas e temperaturas abaixo de zero. Porém, nem sempre é possível que os cidadãos interrompam as suas atividades de trabalho e afins devido as baixas temperaturas. Um exemplo disso é que países como Canadá e Suécia, dois dos mais frios do mundo, raramente interrompem as suas atividades devido a neve.

Para que a neve em excesso não cause transtornos na cidade são realizadas constantes limpezas de vias públicas, são elaboradas soluções arquitetônicas e também existem alguns hábitos populares para que as pessoas e veículos possam circular sem maiores problemas. É comum que nesses países as construções tenham isolamento térmico.

Frio Extremo

Frio Extremo

As pessoas geralmente acompanham a previsão do tempo a todo momento para saber quando a neve irá se tornar um inconveniente. Em geral as crianças brincam diariamente no pátio mesmo que as temperaturas estejam abaixo de -10°C. Porém, como será que esses países enfrentam esses invernos mais rigorosos?

A seguir vamos contar a você de que forma os países enfrentam os invernos mais rigorosos. Tarefas simples do dia a dia podem se tornar bastante complicadas em dias em que as temperaturas estão bastante baixas.

A Vida Continua

Quem pensa que somente porque está muito frio as pessoas param de realizar as suas atividades cotidianas está bem enganado. Na verdade nos países mais frios a vida somente para mesmo quando as tempestades de neve estão muito intensas.

Os Garis do Gelo

Todos os anos o poder público desses países gasta milhões de dólares para retirar a neve das ruas e estradas. Os governos investem bastante capital não somente nos veículos utilizados para a realização dessa operação, mas também com o sal que é despejado para auxiliar no derretimento da neve bem como com o armazenamento da neve que é removida as estradas e vias públicas.

Para diminuir os gastos pelos quais o Governo é responsável a limpeza das calçadas fica sob a responsabilidade do dono de cada terreno.

Reforçando as Telhas

Para manter a casa aquecida é importante contar com alguns truques de arquitetura como, por exemplo, usar telhados que se estendam pela lateral da construção para captar luz do sol por mais tempo. Quanto mais luz do sol é captada mais a casa se mantém aquecida.

Além disso, é importante que a construção seja inclinada de forma que a neve possa escorrer o que evita a sobrecarga da cobertura. Em geral as casas também contam com isolamento térmico em portas, paredes e janelas.

Direção Segura

Um dos principais problemas dos dias muito frios é que o sal que é utilizado para remover a neve acaba grudando no vidro dos carros o que forma uma camada esbranquiçada no vidro dos carros. Para garantir a direção segura é importante manter o esguicho do para-brisa abastecido com um fluido especial.

Além de ficar atento ao vidro é importante contar com pneus especiais de inverno que são aqueles que possuem ranhuras mais fundas que ajudam a não deslizar na neve, assim a borracha não racha no frio intenso.

Andando Por Baixo da Terra

Nas grandes cidades é possível percorrer a região central por baixo da terra atravessando galerias subterrâneas que são interligadas entre si. Essas galerias contam com várias lojas e lanchonetes, mais ou menos como os nossos shoppings. É possível ainda ter acesso as estações de metrô por meio dessas galerias podendo então se locomover pela cidade. As galerias são ligadas entre si e a estabelecimentos comerciais que ficam na superfície por meio de escadas rolantes.

Por Dentro da Previsão do Tempo

Quem vive em cidades de inverno mais rigoroso deve ficar atento a neve. Muitas vezes a neve derrete e volta a congelar o que acarreta na formação de uma camada de gelo bem perigosa. Essa é uma das ocorrências que costumam atrapalhar a rotina das pessoas e para evitar acidentes esses países contam com canais de rádio e TV que são especialmente dedicados a prestar informações a respeito de estabelecimentos que fecharam devido as condições do clima entre outras informações relevantes. Quem mora em países de inverno com muita neve deve estar sempre atento a previsão do tempo.

Sobrevivendo as Baixas Temperaturas

Viver num país de inverno muito rigoroso é uma verdadeira aventura nos dias mais frios. Para se ter uma ideia os motoristas precisam ter ferramentas para o caso de o seu carro ficar soterrado na neve. Dentre essas ferramentas estão uma espátula para conseguir raspar o gelo na lataria, uma escova para auxiliar na retirada da neve que se acumula nas ranhuras dos pneus entre outras. Também é importante contar com um kit de sobrevivência como cobertor, pilhas, lanternas e velas.

http://www.youtube.com/watch?v=p-sJeM7d0YQ

Vestindo-se em Camadas

Para enfrentar as temperaturas abaixo de zero é essencial estar com todas as extremidades do corpo bem cobertas com botas, luvas e gorro. Essas peças ajudam o corpo a não perder calor mantendo-se aquecido. Para conseguir um efeito de aquecimento seguro é interessante se vestir em camadas.

A primeira camada deve ser de uma camiseta de tecido sintético que ajuda a fazer a transferência da umidade do corpo para uma blusa de lã. A lã permite que o ar circule e assim a temperatura se mantém estável. Por cima dessas peças deve ser colocado uma jaqueta grossa que é impermeável o que faz com que o corpo fique bem isolado da neve e também do frio.

Sem-Teto no Inverno

Os sem-teto certamente são os que mais sofrem nos invernos rigorosos e em países da Europa representam uma das principais preocupações uma vez que em muitos casos não tem abrigos para todos. Na Hungria, por exemplo, as pessoas que dormem nas ruas da cidade podem até mesmo ser multadas durante os dias mais frios mesmo que não hajam abrigos para recebê-las.

As temperaturas ficam cada mais baixas conforme os anos vão passando e parece que esse é um problema com o qual os habitantes terão que se adaptar. Sobreviver ao frio intenso pode ser uma grande aventura e muito sofrido, mas é necessário.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *