Por vezes o público trabalhador e adulto não teve a oportunidade de aprender técnicas de sustentabilidade nas escolas. De forma, a palavra apenas ficou conhecida depois do começo da última década do século XX, quando aconteceu o ECO92. Antes da época de forma improvável esse tipo de ensinamento foi ensinado e por esse motivo a empresa pode fazer total diferença ao ensinar para que a classe adulta não apenas traga os ensinamentos dentro de casa como também em implantar na zona residência, convencendo amigos e vizinhos, sendo o exemplo sustentável.
Setor da Sustentabilidade
De forma prática existem empresas que possuem o desejo no sentido de aplicar técnicas de sustentabilidade. De forma prática empreendimentos do gênero não possuem setores específicos não apenas para analisar o nível de produção como também a aplicar esse tipo de ensinamento entre os empregados. Por esse motivo a primeira missão aos empresários está em contratar alguém ou criar um setor que se envolve de forma direta com esse tipo de assunto.
Não se pode ignorar o fato de que a empresa apenas tem a ganhar com o setor de sustentabilidade. Por exemplo, os especialistas do gênero podem analisar o ritmo de produção e por consequência lançar programas que servem para aproveitar melhor os materiais ou mesmo reciclar para economizar no ritmo produtivo. Funcionários podem aprender a usar melhor os produtos e por consequência produzir sem gastar excesso de matéria-prima. Trabalhadores podem aprender a detectar problemas de gastos excessivos em determinados setores e por consequência traz maior lucro ao empreendimento.
Selo de Qualidade
Outro ponto que empresas possuem em favor e podem lucrar consiste no fato de aplicar a sustentabilidade nas formas de produção e por consequência aumentar o nível de qualidade dos produtos. Selos nacionais ou internacionais são considerados indispensáveis para qualquer tipo qualitativo. Com o tempo existe maior tendência de consumidores aumentarem a tendência de fazer a compra apenas de produtos que possuem a qualidade sustentável
Produtores e Ritmo de Produção
Não se pode ignorar o fato de que empregar trabalhadores de forma legal e por consequência fornecer todos os tipos de direitos trabalhistas também consiste em ato que se relaciona de forma direta com a aplicação da sustentabilidade. Existem empreendimentos que aplicam trabalhos análogos da época da escravidão e que quando são fiscalizados devem fechar as portas por causa do abuso.
Não se esqueça de fornecer o máximo de segurança no trabalho, se possível existe a necessidade de criar setor específico para cuidado do detalhe ou terceirizar o trabalho de especialistas para conseguir o alvará e por consequência não se preocupar com fiscalizações do poder público.
Setor de Reciclagem
Outro ponto elementar para que a empresa seja considerada sustentável se encontra no fato de existir setor de reciclagem consagrado, não apenas para reutilizar materiais como também no sentido de dispensar os resíduos em lixeiras corretas e ajudar no ciclo sustentável como um todo, conforme indica grande parte dos especialistas na área de sustentabilidade.
Aspectos Organizacionais
Não se pode ignorar o fato de que a gestão organizacional consiste em elemento vital para qualquer tipo de empreendimento. Interessante notar que o mesmo cuidado necessita existir no setor de sustentabilidade. De forma prática, donos de empresas precisam fazer planejamento com riqueza de detalhe no quadro de produção, inclusive no que tange aos distribuidores e as condições nas quais matérias primas ou bens são produzidos.
As regras precisam estar claras e cristalinas, seja aos fornecedores ou funcionários que trabalham na empresa. Nesse sentido, todos que trabalham no empreendimento podem agir com maior naturalidade e menos tendência de erro ao levar em conta a necessidade de existir sustentabilidade. Por vezes, quando uma pessoa erra pode acontecer problemas a se considerar de forma negativa ao quadro em geral. Nesse sentido, com conjunto de ideais cristalinos os donos evitam futuros transtornos não apenas com queixas como também de queda de capital no fluxo de caixa em consequência do aumento de despesas.
Nova Realidade do Mercado
Em termos práticos o que era moda no passado representa necessidade de caráter emergencial no meio empresariado. Na verdade, nos dias atuais existe a necessidade de se adequar á realidade antes que os concorrentes o façam e por consequência comecem a dominar as vendas em termos mercadológicos. O mercado fica exigente junto com poder público. Os ativistas estão distribuídos na rede mundial de computadores e qualquer ponto que seja considerado ilegal em termos de sustentabilidade vai sofrer denúncias e por consequência diminuir o julgamento de valor e realidade entre a opinião pública.
Cuidado Com o Marketing Ilusionista
Existem empresas que são sustentáveis apenas em termos de marketing e de forma prática correm o risco de sofrerem maiores danos do que os empreendimentos que ainda não embarcaram na onda da sustentabilidade. Pensar apenas em técnicas marqueteiras consiste em suicídio em termos mercadológicos de acordo com grande parte dos especialistas. Quando deflagrados os escândalos ou as mentiras que existiram ao público consumidor acontece um problema na imagem que pode ser incomensuráveis e o empreendimento virá exemplo de como não trabalhar de forma sustentável.
Nos dias de hoje em termos de mercado não existe espaço para quem deseja atura de forma oportunista ao enganar consumidores quando na verdade não se trabalha com a sustentabilidade. A credibilidade no setor apenas pode se tornar realidade quando o público consumidor reconhece os atos e não por causa de informações falsas que se encontram nos selos das embalagens.
Nos dias de hoje existe facilidade para consumidores entrarem no site da instituição que certifica no sentido de confirmar as informações de que de fato de se trata de produto sustentável. Ao vender as produções de forma ilusória e em massa não deve demorar tempo inclusive para que a imprensa se envolva no processo e gere histórias com teor caótico para vender a notícia.
O mundo precisa da ajuda de todos para se tornar local melhor para viver, inclusive das empresas que precisam aplicar sustentabilidade para colaborar e seguir a realidade que existem em termos de mercado. Do contrário, empreendimentos estão fadados ao fracasso.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier