Bombas Atômicas Lançadas Sobre o Japão

Os Estados Unidos usaram arma, maciça atômica contra Hiroshima, no Japão, no dia 06 de agosto de 1945. O conjunto explosivo tinha composição equivalente a vinte mil toneladas de TNT que achatou a cidade, matando dezenas de milhares de civis. Quando o Japão estava desnorteado e tentando entender a devastação, três dias depois, os Estados Unidos atacou novamente, desta vez, em Nagasaki. No século XXI ainda existiam pessoas que sofriam da radiação gerada por causa da tragédia. Norte-americanos indicam que esta representou represália ao ataque foi a Pearl Harbor, liderado por equipes japonesas.

Bombardeio Atômico de Hiroshima

Às 02h45 da manhã de segunda-feira de 06 de agosto um bombardeiro B-29, Enola Gay, decolou de Tinian, ilha do Pacífico Norte, nas Marianas, 1.500 quilômetros ao sul do Japão. A equipe de 12-man estava a bordo para garantir os objetivos da missão secreta correu bem. O coronel Paul Tibbets, o piloto apelidado de B-29 do “Enola Gay”, teve o codinome pintado na lateral do avião.

O Enola Gay foi um B-29 Superfortress (avião 44-86292), parte do Grupo 509 Composite. A fim de realizar carga pesada como bomba atômica, o Enola Gay foi modificado: hélices, motores novos, fortes e portas de abertura rápidas à baía de bomba. (Apenas 15 unidades B-29 foram submetidos a esta modificação.) Mesmo se tivesse sido modificado, o avião ainda tinha que usar a pista cheia para ganhar a velocidade necessária, portanto não decolar até perto das bordas da água.

O Enola Gay preciso ser escoltado por dois bombardeiros que carregavam câmeras e variedades de dispositivos de medição. Três outros aviões haviam saído mais cedo a fim de verificar as condições do tempo sobre os possíveis alvos. Em um gancho no teto do avião estava pendurada a bomba de dez pés atômicos “Little Boy”.

O capitão da Marinha, William S. Parsons, chefe da Divisão de Material Bélico do “Projeto Manhattan”, foi instrumental no desenvolvimento da bomba. Agora S. Parsons era responsável por armar a mesma, enquanto em voo. Cerca de quinze minutos no ar (03h00), Parsons começou a armar a bomba atômica, processo que durou por quinze minutos. Parsons pensou: “Eu sabia que os japoneses iriam ser pegos de surpresa, mas não senti nenhuma emoção particular sobre isso”.

“Little Boy” foi criada usando o urânio-235, isótopo radioativo de urânio. A bomba atômica custou US$ 2 bilhões apenas com pesquisa, nunca havia sido testada. Não havia qualquer bomba atômica jogada de avião em toda a história da humanidade. Alguns cientistas e políticos pressionaram por não avisar o bombardeiro a fim de salvar a face no caso de a bomba não funcionar, em meados do final.

Houve quatro cidades escolhidas como possíveis alvos: Hiroshima, Kokura, Nagasaki, e Niigata. Kyoto foi a primeira escolha, até ter sido retirada da lista pelo secretário de Guerra, Henry L. Stimson. As cidades foram escolhidas por terem sido relativamente intocadas durante a guerra. O Comitê de destino queria a primeira bomba a ser “espetacular o suficiente para a importância de a arma ser reconhecida internacionalmente”, no campo da publicidade pela hegemonia mundial.

Em 06 de agosto de 1945, o alvo de primeira escolha, Hiroshima, estava com tempo claro. Às 8h15 (hora local), a porta do Enola Gay se abriu e caiu a “Little Boy”. A bomba explodiu 1.900 pés acima da cidade e errou o alvo, Ponte Aioi, por cerca de 800 metros. O sargento George Caron descreveu o que viu: “A nuvem de cogumelo em si foi espetáculo, massa borbulhante de fumaça cinza em núcleo vermelho e nele e tudo estava queimando. Parecia lava ou melaço que cobre uma cidade inteira.” A nuvem se estima ter atingido uma altura de 40.000 pés. O Capitão Robert Lewis, copiloto, disse: “Tínhamos visto a cidade clara dois minutos antes. Visualizamos a fumaça subindo e disparar aos lados das montanhas”.

Dois terços de Hiroshima foram destruídos. Dentro de três milhas da explosão, 60.000 dos 90.000 edifícios foram demolidos. Telhas de barro derreteram em poucos segundos. Sombras imprimiram prédios e outras superfícies duras. Metal e pedra haviam derretido. O Japão entrou em caos!

Ao contrário de muitos outros bombardeios, a meta para este ataque não tinha sido em instalação militar, mas na cidade inteira. A bomba atômica explodiu sobre Hiroshima e matou mulheres civis e crianças, além de soldados. Da população de Hiroshima, estimada em 350 mil, quase 70 mil morreram de maneira imediata e outros 60 mil de radiação dentro de cinco anos. Quase metade da população na região japonesa morreu em consequência da “Little Boy”.

Bombardeio Atômico de Hiroshima

Três dias depois outro bombardeio B-29, agora com bomba de implosão de plutônio, foi lançado em Nagasaki. O principal alvo foi o Arsenal Kokura, mas ao atingir o alvo, descobriram que estava coberto por névoa terreno pesada e fumaça.

“Fat Man”, a bomba de Nagasaki era composta com plutônio mais complexo. Os cientistas do Projeto Manhattan decidiram sobre a necessidade do teste. Um protótipo, de codinome Gadget, explodiu em Alamogordo, Novo México, 110 km ao sudoeste de Albuquerque, em 16 de julho 1945, durante o teste Trinity.

Originalmente programado para 11 de agosto de 1945, a missão foi antecipado para 09 de agosto devido a preocupações climáticas. Naquele dia, quando seria de se esperar, toda a atenção deveria ser voltada às situações de Nagasaki. Houve confusão no início da missão. Pouco antes de decolar de Tinian, o engenheiro de voo, sargento John D. Kuharek, descobriu que uma das bombas de combustível não estava operando, efetivamente cortando a oferta de carro Bock de combustível por 640 litros. Isso poderia comprometer retorno seguro e outras circunstâncias teriam significado cancelar a missão.

Fat Man explodiu em 1.840 pés acima de Nagasaki e cerca de 500 metros ao sul do Aço Mitsubishi e armamento com força estimada de 22 mil toneladas de TNT. Ao contrário de Hiroshima, não houve estragos do mesmo nível em Nagasaki. Apesar disso, a explosão foi mais destrutiva na área imediata por causa da topografia e ao maior poder de Fat Man. No entanto, o relevo acidentado limitou da área total da destruição para menos do que a de Hiroshima. A perda de vida foi também menor. O número exato de vítimas era impossível de determinar. Números oficiais do Japão apontam 753 mortos, 1.927 desaparecidos e 23.345 feridos.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *