Agropecuária e Biotecnologia: Crescendo Juntas

A Biotecnologia tem sido uma das ciências mais importantes nos últimos anos, pois tem ajudado a humanidade a fazer frente a grandes problemas que por um longo período pareceram insolúveis. Dentre as principais aplicações dos conhecimentos da Biotecnologia podemos destacar os campos da agropecuária e da saúde.

Como exemplo da junção da Biotecnologia com a Agropecuária podemos citar a criação de sementes mais resistentes a diferentes tipos de solos e climas. A seguir vamos falar um pouco mais de como a Biotecnologia pode representar um fator de ajuda a agropecuária inestimável.

O Que é Biotecnologia?

A biotecnologia é uma ciência tecnológica que tem como base a biologia dentre outras disciplinas. O seu principal uso tem sido o desenvolvimento da agricultura, dos alimentos e também da medicina. O conceito de biotecnologia da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU é o seguinte:

“Biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade.”

Uma definição bem ampla para descrever a biotecnologia é que ela faz uso de organismos vivos ou então parte deles para produzir bens e serviços. Dentro desse conjunto podemos englobar atividades que o homem desenvolve há milhares de anos como a produção de alimentos fermentados como vinho, pão, cerveja, iogurte entre outros.

Já a biotecnologia moderna é definida como aquela que utiliza a informação genética e que incorpora técnicas de DNA Recombinante. Na biotecnologia estão englobadas disciplinas como biologia molecular, embriologia e biologia celular, genética, engenharia química, robótica, bioética e o biodireito entre outras.

Na definição da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU biotecnologia é: “qualquer aplicação tecnológica que use sistemas biológicos, organismos vivos ou derivados destes, para fazer ou modificar produtos ou processos para usos específicos.”

A biotecnologia pode ser a resposta que a humanidade procurava para resolver diversos tipos de problemas. Utilizando a sua interdisciplinaridade e compreensão dos seres vivos essa ciência tecnológica é capaz de criar seres mais fortes e resistentes que são a chave para uma agropecuária mais preparada para enfrentar os novos desafios.

A seguir você poderá conhecer melhor esse desenvolvimento da biotecnologia junto a agropecuária e que como ele pode ser extremamente positivo para isso.

O Desenvolvimento da Tecnologia

A Revolução Industrial do século XIX e o surgimento do capitalismo são marcos importantes para o avanço tecnológico que temos atualmente. Foi a partir desses acontecimentos que se tornaram necessárias modificações nas atividades de produção do homem.

A indústria foi se expandindo e como consequência surgiram os grandes centros urbanos com uma grande população. Isso gerou uma maior demanda por alimentos o que exerceu uma grande pressão sobre a agricultura. Foi necessário que a produção de alimentos aumentasse seguindo o ritmo da indústria.

Dessa forma foi importante que a agricultura passasse pela transformação das atividades agrícolas, essas atividades precisavam se tornar similares a aquelas da atividade industrial. A partir do século XIX a agricultura passa a ser mais industrializada, dentre as mudanças mais significativas estão a mecanização e o desenvolvimento de insumos biológicos e químicas que pudessem ajudar a tornar a produção mais eficaz.

É ainda no século XIX que aparecem as condições para o desenvolvimento de instituições científicas voltadas para o melhoramento da agricultura. Destacamos ainda a decadência da importância da Europa nesses estudos e a hegemonia dos Estados Unidos. Pelo fato de os EUA necessitar de um constante crescimento da sua agricultura desenvolve cada vez mais a sua área científica voltada para esse segmento.

A partir da segunda metade do século XX surgiu o movimento conhecido como Revolução Verde que passou a internacionalizar esses estudos.

A Biotecnologia Agropecuária e as Multinacionais

Atualmente, é possível perceber um tipo de “corrida biotecnológica” que acontece entre os países industrializados e aqueles que são tidos como os países do “Terceiro Mundo” ou ainda conhecidos como países em desenvolvimento.

Uma coisa sobre a qual devemos refletir é que a biotecnologia não é exatamente uma ciência nova para a humanidade uma vez que já era utilizada pelos egípcios antes de Cristo na produção de cerveja. Obviamente existem avanços bem significativos na biotecnologia que é utilizada atualmente. A grande diferença é que as bases dessa ciência estão em duas técnicas diferentes e que foram desenvolvidas e melhoradas pela recente ciência: as técnicas de DNA Recombinante e o Cultivo de Tecidos.

Esses dois métodos tornaram possível acelerar o trabalho de produção e reduzir o tempo para se obter variedades com características novas. Além disso, também permitiu a queda das barreiras naturais entre as espécies que podem ser superadas. Dessa forma permitem que a agropecuária isole as características genéticas que são mais interessantes de uma célula para juntá-las a outra célula trazendo a melhoria da produção.

Caminho Natural

Quando a biotecnologia passou a ser observada mais atentamente tinha foco na questão da saúde humana e animal para a criação de micro-organismos que fossem eficazes para o fabrico de remédios mais fortes e o processamento de alimentos. Porém, depois essa ciência seguiu um caminho natural e passou a ser empregada também na melhoria dos processos da agricultura.

No segmento da agricultura a biotecnologia tem sido muito importante na criação de insumos como sementes, fertilizantes e agrotóxicos que são mais eficientes. O surgimento e o desenvolvimento da biotecnologia se deu nos laboratórios de universidades e centros de pesquisa, porém, atualmente já está sendo dominada por empresas privadas que tem utilizado as suas possibilidades para tornar os seus negócios mais lucrativos.

O Que a Biotecnologia Pode Fazer Pela Agropecuária

Uma das possibilidades mais interessantes que a biotecnologia moderna oferece é a capacidade de criar plantas que sejam mais resistentes a pragas. Isso torna menor a dependência de fertilizantes químicos nitrogenados.

Uma das principais críticas que se faz ao uso da biotecnologia na agricultura hoje em dia é que a maior parte das empresas tem seguido o caminho oposto do esperado e tem criado plantas que tenham uma resistência maior ao aumento das quantidades de herbicidas. Dessa forma o desenvolvimento da biotecnologia ao invés de nos ajudar a nos livrar do problema dos herbicidas apenas o potencializa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *