A Fome no Mundo Atual

O mundo inteiro passa por diversos problemas sociais e um deles é a fome. Este é inclusive um dos que vem causando maior preocupação porque não há recursos suficientes para suprir o mínimo da necessidade de locais, que devido à diversos fatores, tem a sua população sofrendo pela falta de alimento. Os motivos que leva uma região ou um país inteiro entrar em alerta por desnutrição e fome são diversos e conhecer um pouco mais sobre eles nos traz para uma realidade não tão agradável, mas que devemos conhecer.

Falar sobre a fome no mundo atual não é algo fácil ou muito menos rápido já que envolve governo, cultura, religião e praticamente tudo que nos cerca. Entender a fome vai muito além de tudo isso e envolve muitos detalhes que vamos saber mais abaixo. Poucos sabem, existem, por exemplo, tipos de fome e os incentivos governamentais também são divididos dessa forma. Vamos entender melhor.

O Que é Fome

Se alguém lhe perguntar o que é fome, imediatamente você vai responder que é a vontade de comer ou a falta de comida no organismo. Biologicamente, a sensação de fome é causada de fato pela falta de nutrientes em nosso corpo para que o nosso metabolismo continue exercendo todas as suas funções vitais com perfeição.

Mas estar com fome é totalmente diferente de sofrer com a fome, que já virou uma condição de vida miserável de uma imensa parcela de gente ao redor do mundo. A fome pode ser causada por diversos fatores que incluem pobreza, conflitos políticos, condições agrícolas e muitos mais que vamos ver mais à frente. Ela pode ser apenas um estado superficial, que é o caso da maioria que tem o que comer, mas passa tempo sem se alimentar, ou então um caso crônico que é o que de fato vamos discutir aqui.

Tipos de Fome

Existem dois tipos de fome: A fome aberta ou epidêmica e a fome oculta ou endêmica. Cada uma delas possui suas particularidade e conhecê-las individualmente faz toda diferença. Vejamos então.

•Fome Aberta ou Epidêmica: Esse tipo de fome acontece sempre em que uma determinada região passa por um período de conflitos, como uma guerra, algum desastre ecológico ou então sofre com ataque de pragas. Esses conflitos fazem com que tanto a geração como o fornecimento de alimento para a população ou parte dela, seja afetado. Esse tipo de fome pode causar a morte de milhares de pessoas, mesmo não sendo algo muito comum nos dias de hoje. Quando um conflito dá-se início em determinada região, diversas organizações de cunho humanitário passam a ajudar os atingidos com suprimentos alimentares.

•Fome Oculta ou Endêmica: Esses é o tipo de fome mais comum, sendo gerado pela falta de calorias mínimas que o nosso corpo precisa para reagir bem. Quando passamos a não ingerir esse valor mínimo diariamente, o nosso organismo passa a entrar em estado de desnutrição ou subnutrição. Hoje vamos encontrar mais de 800 milhões de pessoas em todo mundo que sofre de fome oculta ou endêmica.

Causas da Fome

São milhares de fatores responsáveis pela fome no mundo inteiro. Em 1998, o economista indiano Amartya Sen ganhou o prêmio Nobel por desenvolver estudos e trabalhos que comprovam que a fome do mundo atual não é mais somente algo fruto da falta de alimentos. Hoje as pessoas passam mais fome devido os problemas que acontecem nas redes de distribuição, outros que envolvem políticas governamentais, principalmente daqueles países que estão em desenvolvimento e alguns outros fatores. Escolhemos os principais para termos uma noção básica das causas da fome atualmente.

•Instabilidade política, que é gerada pelos diversos conflitos de interesse que existem não somente entre um país e outro, mas principalmente, dentro da própria nação.

•A ocorrente falta de administração dos recursos naturais da nação, causando diversos desequilíbrios e escassez.

•As guerras e os conflitos civis em suas varias vertentes e razões.

• Grande dificuldade que trabalhadores rurais têm em acessar os meios de produção. Nesse grupo também podemos incluir os sem – terra e a população de uma forma geral.

•As invasões que geralmente acontecem justamente devido o motivo citado mais acima.

•Dificuldade e deficiência na agricultura.

•Uma estrutura fundiária muito mal elaborada e que foge totalmente de conceitos justos e democráticos. Ficando muitas terras nas mãos de poucos e geralmente os mais poderosos e a grande massa da população sofrendo com a falta de recursos.

E muitos outros exemplos.

Consequências da Fome

A Fomo

A Fome

Claro que algo negativo gera consequências também negativas e por esse fato, a fome ainda é um problema que preocupa muitas nações. Mesmo existindo organizações que cuidam desse fator, as consequências geradas pela fome ainda são discutidas em palestras, encontros e reuniões governamentais. As principais são:

• A desnutrição da população atingida, causada pela falta de nutrientes que obtemos ao nos alimentarmos.

•Problemas crônicos de saúde como o raquitismo, que é uma anomalia causada pela falta de vitamina D. A anemia que é a ausência de ferro no nosso organismo e vários outros distúrbios e doenças que também são causadas por falta destas e outras vitaminas.

•A morte que é a pior de todas as consequências da fome.

Conferência Mundial sobre a Alimentação

Esta conferência aconteceu no ano de 1974 e tinha como objetivo, acabar com a fome no mundo nos próximos 10 anos.  Mesmo sendo um sonho não alcançado, tornou-se referência para tantos outros planos e metas, como a que está em vigor agora, onde os governos querem novamente tentar eliminar pela metade a quantidade de pessoas que sofre com a fome até o ano de 2020. Os números atuais é de 12 crianças morrendo de fome no mundo a cada minuto.

 

Apesar de ser um problema alarmante e preocupante, a existência de um plano de controle sobre a situação é, de certa forma, a busca por uma solução. Temos um número alarmante de crianças e adultos passando fome e sofrendo de diversas maneiras sem que possamos fazer absolutamente nada. Cabe a nós cobrar de nossos governantes um plano de ação sobre essa situação, mesmo que tal aconteça apenas em seu bairro ou sua cidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *