A Composição do Ar

O Ar ou a Atmosfera é camada de gás que envolve todo o planeta. A terra é composta por vários gases, microrganismos, vapores e demais partículas. A composição do ar possui grande importância para a preservação da vida no planeta terra.

Alguns desses elementos são facilmente encontrados na atmosfera e compõem a grande parte do ar, e devido a esse fato são considerados os elementos constantes da atmosfera.

Outros elementos aparecem com menor frequência, e muitas vezes a sua presença na atmosfera está condicionada a alguns fatores climáticos e da localidade – temperatura, ventos, poluição e outros – e por esse fato são chamados de elementos variáveis da atmosfera.

Os Elementos Constantes da Atmosfera

Os elementos constantes da atmosfera são aqueles gases que facilmente são encontrados no ar. Esses elementos são os seguintes: o nitrogênio, o oxigênio, o gás carbônico e os gases nobres.

Segue abaixo algumas informações sobre os elementos constantes da Atmosfera:

a)   O Nitrogênio – é o tipo de gás encontrado com maior facilidade em toda a atmosfera. Cerca de 78 (setenta e oito) % do ar é composto pelo N2 – o gás nitrogênio. O gás mais abundante da natureza é composto pela união de 02 (dois) átomos de nitrogênio e é considero o gás mais leve que existe, tendo a sua densidade aproximadamente 14 (quatorze) vezes menor que a densidade do ar. O fato de sua densidade ser muito pequena é a principal razão para a sua grande abundancia na atmosfera. Os animais e as plantas não fazem uso do nitrogênio, mas existem seres vivos, como por exemplo as bactérias, que utilizam o gás em sua sobrevivência. Essas bactérias normalmente vivem nas raízes das espécies vegetais leguminosas;

b)   O Oxigênio – o gás oxigênio é indispensável para a vida dos seres humanos e faz parte do processo de fotossíntese das espécies vegetais, por isso é bastante conhecido de todos nós. o gás oxigênio compõe cerca de 21% do ar da atmosfera, e quando inspirado pelos seres vivos, e reage junto da glicose, realiza a produção de água, gás carbônico e a energia, que o corpo precisa para fazer todas as atividades. O oxigênio é produzido pelas espécies vegetais que o libera na atmosfera quando realiza a fotossíntese, alem de ser o gás que dá força ao processo de combustão. Quando o gás oxigênio faz contato com o ferro, ele irá causar o ferrugem em objetos como os carros, portões e outros objetos fabricados com o ferro;

c)   O Gás Carbônico – também chamado de dióxido de carbono, o gás carbônico é resultado da respiração das células, sendo liberado nesta ação para o meio ambiente. O gás carbônico compõe cerca de 0,03% dos gases encontrados na atmosfera. As plantas inspiram o gás carbônico no processo de fotossíntese, e assim realizam a sua reserva de nutrientes (glicose e carboidrato) em formato de amido. A glicose produzida pelas plantas pode ser usada na fabricação de celulose. Infelizmente, o excesso de gás carbônico causa na natureza o efeito estufa, que acontece pelo fato de existir a queima dos combustíveis fósseis – exemplos: carvão, gás natural e petróleo.

d)   Os Gases Nobres – esses gases também são chamados de gases raros, e são considerados nobres pelo fato deles dificilmente conseguirem ser combinados com outro tipo de gás. Esses gases pertencem ao chamado grupo 18 da tabela periódica. Os gases que pertencem a esse grupo são: o Hélio (He), Argônio (Ar), Criptônio (Kr), Xenônio (Xe) e Radônio (Rn). Esses gases são os elementos mais raros na atmosfera, e os homens isolam esses gases para explorar as suas diversas características:

Xenônio (Xe) – utilizada nos flashes das maquinas de fotografia;

  • Criptônio (Kr) e Néon (Ne) – utilizado na composição de letreiros luminosos;
  • Hélio (He) – usado para encher bolas de encher e balões;
  • Argônio (Ar) – utilizado na parte interior das lâmpadas;
  • Radônio (Rn) – usado nos aparelhos que ajudam no tratamento do câncer;

Os Elementos Variáveis da Atmosfera

Os elementos variáveis da atmosfera são aqueles que variam de acordo com as variações de alguns fatores que afetam e alteram a condição do ar. Os elementos variáveis da atmosfera são: o vapor d’água, a fuligem, a poeira, os microrganismos e as impurezas.

Segue abaixo algumas informações sobre os elementos variáveis da Atmosfera:

a)   O Vapor d’água – o vapor d’água surge a medida que ocorre o processo de evaporação da água existente nos rios, lagos e oceanos. A evaporação da água acontece por causa do calor do sol, e a quantidade do vapor d’água que existe irá variar conforme a temperatura, o local, a estação do ano e diversos outros fatores. Diversos fenômenos naturais são influenciados pela formação do vapor d’água, como por exemplo: as nuvens, a neve e a chuva. Em locais que possuem baixa umidade relativa do ar, é interessante que as pessoas coloquem um vasilhame com água para que ela evapore e umedeça o ambiente, melhorando as condições de respiração no local;

b)   A Fuligem – a fuligem se caracteriza por ser um material formado pelos átomos de carbono que são ligados de maneira desordenada. A fuligem é resultado da combustão de elementos orgânicos que não se completou, tendo como exemplo: tabaco, madeira, combustíveis fosseis e outros elementos orgânicos. Essas substâncias que formam a fuligem podem causar prejuízos à saúde dos seres humanos, principalmente na área respiratória.

c)   A Poeira – também chamada de pó, a poeira é o acumulo de diversas partículas sólidas que são lançadas na atmosfera através da ação dos ventos, das demolições, da erosão do solo e dos desgastes de diversos materiais. São exemplo de tipos de poeira: grãos de pólen, os fiapos de algodão, os fiapos de lã, a poeira originada do carvão, o pó oriundo de pedra e o pó dos materiais de construção. Dependendo do tamanho das partículas de poeira, é possível ver as mesmas na atmosfera.

d)   Os Microrganismos – os microrganismos são elementos encontrados com muita facilidade na atmosfera. De uma maneira geral, os microrganismos estão associados junto a poeira e podem causar inúmeras doenças, como por exemplo: gripe, tuberculose, tétano, pneumonia e outras doenças.

e)   A Fumaça – os maiores produtores de fumaça são as industrias e as fábricas. A fumaça se confunde com fuligem, no entanto é de cor escura, e composta por elementos como o chumbo, e pode causar danos para a saúde das pessoas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *