Calçada Ecológica

A cada dia que passa novas formas de evoluir a sociedade são idealizadas para causar menos prejuízo ao meio ambiente. A natureza brasileira precisa da ajuda de todos os brasileiros. A construção civil não fica parada, mesmo porque é uma das grandes culpadas pela diminuição de grandes extensões vegetativas em detrimento da constante evolução do homem. As metrópoles brasileiras estão demandando demais as calçadas ecológicas para diminuir o fluxo nos bueiros.

Calcada

Calcada

Elementos Essenciais Das Calçadas Ecológicas!

Interessante notar que neste tipo de calçada, os revestimentos com alto nível de impermeabilidade são substituídos por alguns sistemas, cujas drenagens são revestidas por composições porosas. Em outras palavras, a composição do asfalto tradicional muda para um assentamento que permite inclusive melhor escoamento da água.

Neste sentido, em todos os tipos de calçadas ecológicas uma regra é considerada indispensável, ou seja, a água precisa escorrer dentro da estrutura no intuito de não deixá-la seguir para bueiros, poluindo rios e causando alagamento em áreas urbanas com pouco nível de saneamento básico ambiental.

Problemas Da Atualidade!    

Calcada Ecologica

Calcada Ecologica

Vale ressaltar que a calçada ecológica também necessita de estrutura qualificada nos aspectos sociais. Ou seja, devem estar adequadas para deficientes físicos ou visuais que passarem pelo local, sem maiores problemas.

O cenário atual da temática está desqualificado se comparado com a legítima necessidade nacional. O Brasil detém a maior floresta tropical do mundo e deveria ser o líder e exemplo mundial de como evoluir de forma ecologicamente correta. Fato que não ocorre nem mesmo na cidade de São Paulo, espinha dorsal do cenário nacional.

A maioria das casas nas metrópoles nacionais possuem telhados e calçadas impermeáveis. Quando as calçadas são impermeáveis, existem maiores chances de ocorrem enchentes. Sendo que a grande problemática está na falta de planejamento por parte dos governantes, uma vez que o preço da calçada ecológica é semelhante ao demandado para construções convencionais.

Estrutura Da Calçada Ecológica

Deve ter inclinações direcionadas para os níveis de escoamento presentes nas calçadas. Retirar as muretas dos canteiros de árvores representa solução ideal, a espécie natural fica nutrida enquanto o conteúdo não se direciona aos esgotos. Técnica considerada importante inclusive para impermeabilizar constantes chuvas originadas em qualquer época do ano.

As inclinações (que devem ter aproximados dois graus) quando direcionadas para dentro, alimentam o paisagismo natural encontrado na estrutura. Basta implantar alguma faixa lateral entre imóveis e calçadas para solucionar problemáticas relacionadas com enchentes ou acúmulo de lixo nos rios. A solução retém os resíduos e aumenta a recarga do lençol freático.

Ecologica

Ecologica

Quando calçadas estão inclinadas para fora, a água segue diretamente a rua, principalmente quando as regiões não possuem sistema de arborização aprimorada. Investir em calçadas ecológicas representa prática ambiental que pode ser implantada pelos próprios moradores. A natureza necessita da ajuda mútua dos seres humanos para continuar existindo!

Por Renato Duarte Plantier

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>