Biodiversidade no Amazonas

Local com maior nível de biodiversidade no planeta. Apesar de já ter sido bastante explorado e danificado com perdas de organismo, ainda possui destaque no mundo quando o assunto significa biodiversidade.

Laboratórios nacionais e internacionais realizam estudos no intuito de descobrir espécies que ainda são consideradas desconhecidas pelo homem. A diversidade gama (espécies habitando toda região) e alfa (coexistência de vida em pontos específicos) são indispensáveis para manter equilíbrio ambiental em nível mundial. Conheça a diversidade do Amazonas.

Estatísticas aproximadas

O Amazonas é muito grande para a infraestrutura que Brasil oferece em termos de inventários biológicos. É necessário maior investimento no setor para descobrir mais espécies existentes no local, bem como a sua importância para os seres vivos, de forma geral. Apenas uma parte de toda biodiversidade do Amazonas é conhecida pela ciência. No entanto, pode-se dizer que:

– É a maior região vegetativa no mundo;

– Possui a maior quantidade de insetos artrópodes em todo planeta;

– Possui o maior rio do globo terrestre com mais de 1,5 mil peixes diferentes (maior quantidade de espécies diferente na mesma bacia);

– Tem três mil espécies de formigas indispensáveis para compor biomassa animal e desenvolver copas de árvores;

Biodiversidade no Amazonas

Biodiversidade no Amazonas

– Cinco mil tipos diferentes de árvores;

– Trinta mil espécies aproximadas;

– Possui 10% das plantas existentes do mundo;

– 70% das espécies existentes ainda não possuem nomes concedidos pela ciência;

– Das 7.500 borboletas conhecidas 1.800 residem na Amazônia;

– Possui 4.650 mamíferos no globo terrestre, quase 400 no território amazônico;

– Das aproximadas trinta mil espécies dessemelhantes de abelhas no mundo cerca de três mil estão dentro da Amazônia;

– De seis mil espécies repteis existentes no planeta aproximadamente quinhentos estão em território amazônico (maioria de cobras ou lagartos);

Em título comparativo podemos dizer que no continente norte-americano existem apenas aproximadas 650 espécies de árvores diferentes (entre 04 / 25 por hectare), contra as cinco mil (40/300) presentes somente na Amazônia.

Contabilização longe da realidade

A vida animal na Amazônia se modifica de forma rápida. Cientistas apontam que locais com amplo domínio de árvores são os que trazem maior nível de diversificação. Comparado o ritmo da modificação de nicho ecológico com a rapidez do levantamento das taxonomias, percebe-se que esta situação deve perdurar por longos anos.

Anfíbios: Os números sobre espécies anfíbias ainda contam com imprecisão. No entanto, são contabilizados quase 200 tipos, representando quase 7% das espécies com existência pressuposta em todo planeta, nais de 30% do que pode ser encontrado em terras nacionais. A contabilização leva em consideração apenas regiões próximas dos afluentes do rio Amazonas, fato que evidencia que ainda falta bastante para se chegar aos números oficiais próximos da realidade.

Em termos gerais próximos da realidade estão apenas contagens relacionadas com aves. De quase 9.700 no planeta, cerca de 1000 espécies estão no Amazonas, dos quais 20% são consideradas espécies raras.

Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *