Enchente Faz Cidade Mudar de Local

O município de Branquinha em Alagoas, que nasceu às margens do Rio Mundaú e que está situado a 80 km de Maceió, em conseqüência das fortes chuvas que caíram na região provavelmente irá mudar de local. Com as enchentes que provocaram uma tragédia naquela localidade de 11 mil habitantes onde várias pessoas morreram e outras ainda se encontram desaparecidas o desespero é grande. Pode parecer incrível, mas a enchente faz cidade mudar de local uma vez que o risco de inundação é constante. Renata Moraes que é a prefeita da cidade está com projeto de reerguer o município próximo a BR 104, bem distante das águas do rio.

Enchente

Produtor local doa terra

De acordo com a prefeita, um produtor de cana-de-açúcar da localidade está disposto a doar as terras necessárias para a construção de escolas, casas, delegacia, postos de saúde, e todos os demais prédios públicos que foram devastados com a enxurrada. Segundo a prefeita eles já contavam com um terreno de um hectare destinado a construção de casas e contaria para isso com os recursos do programa do governo Minha Casa, Minha Vida. Agora com essa tragédia o terreno será usado para a construção de toda a estrutura da administração do município, além das casas para quem está desabrigado.

Atingidos pela enchente

Na verdade em torno de 6 mil pessoas se tornaram vitimas das enchentes o que representa mais da metade dos habitantes do lugar. Dos prédios públicos não sobrou nenhum de pé e a casa da prefeita foi transformada momentaneamente em posto para a distribuição de alimentos aos desabrigados. Muitos são os casos de desabrigados e há casas de apenas quatro peças onde o numero de famílias abrigadas chega a 11, pessoas que perderam tudo que tinham com a força das águas. Na maioria dos casos a água subiu muito rápida dando tempo apenas das pessoas saírem com a roupa do corpo e mais nada.

Desabrigados

Pedido de ajuda

Até mesmo um local para depositar as doações que chegam está difícil de organizar no município de Branquinha, por isso a prefeita está solicitando a ajuda a fazendeiros ou empresários do município para que eles cedam um espaço que tenha capacidade de abrigar roupas, alimentos, remédios, água e outros tipos de doações que estão chegando de todos os recantos do Brasil.

Doação

Contas para doações

Ainda de acordo com a prefeita Renata Moraes, dos bancos também não sobrou nada, foram totalmente destruídos o que está no momento impossibilitando que se criem contas para doações em dinheiro para o socorro da vitimas. Os moradores estão apavorados e muito surpresos com o nível alcançado pelas águas do rio Mundaú, segundo eles nunca houve um caso de terem de enfrentar uma enchente tão grande quanto esta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desastres Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *