Zoneamento Agrícola e Seguro Da Agricultura Familiar

Consiste no trabalho técnico da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que conta com apoio do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), cujas ações identificam os riscos de clima, em principal no que diz respeito à falta de água durante momentos importantes da lavoura a definir melhores épocas para plantar. Tem relação com temperatura, geadas e outros fenômenos climáticos.

Sistemas de zoneamento agrícola funcionam no sentido de traçar mapas que identificam as qualidades e características básicas dos solos de cara região com riqueza de detalhes. Consiste em planos de sistemáticas elementares para definir fatores favoráveis para a agricultura de cada cidade. O MAPA divulga as informações no começo de cada ano ou no início dos ciclos de plantios.

Zoneamento Agrícola e Seguro Da Agricultura Familiar

Zoneamento Agrícola e Seguro Da Agricultura Familiar

Perda De Safra: Seguro Da Agricultura Familiar

Agricultores familiares inscritos no Seguro da Agricultura Familiar precisa comunicar a perda ao banco no qual existe o contato de financiamento dos custos do PRONAF. A solicitação da cobertura precisa ser formalizada no formulário que serve para comunicar que aconteceu a perda.

Não se pode ignorar o fato de que certas condições não possuem direito à cobertura total ou parcial, como por exemplo, nos momentos em que não se comunica a perda dentro do prazo. Três itens necessitam de respostas claras na comunicação escrita no formulário:

Perda De Safra: Seguro Da Agricultura Familiar

Perda De Safra: Seguro Da Agricultura Familiar

  1. Apurar causar e verdadeiras extensões de perdas;
  2. Identificar itens orçamentais não realizados, caso dos aplicáveis em lavoura de modo parcial ou total, por exemplo;
  3. Aferir, avaliar e constatar as tecnologias usadas nas conduções dos empreendimentos.

De acordo com informações colhidas no blog de Manoel Neto, agrônomo formado na Universidade Federal de Brasília, o pedido de cobertura deve existir dentro do prazo depois de vintes dias de comprovados os danos e causas amparadas no Seguro.

Cobertura Do Seguro Agricultura Familiar

  1. Vendaval, seca, granizo e outros fenômenos geradores de doenças fúngica ou pragas sem métodos de combates nos custos de sequeiro do campo de sorgo, soja, milho, feijão, arroz, algodão, caju, uva, banana, mamona e mandioca.
  2. Lavoura de Trigo que sofreu danos na colheita por causa dos problemas gerados na lavoura, irrigadas no sequeiro dentro do território nacional são passíveis da cobertura uma vez que no período de cinco dias consecutivos tenham acumulado precipitação superior a cinquenta milímetros.

Causas Sem Cobertura No Seguro Da Agricultura Familiar

  • Erosão;
  • Incêndio da lavoura;
  • Evento que ocorreu fora do tempo de amparo estabelecido no contrato do programa;
  • Doenças endêmicas na lavoura;
  • Plantio realizado fora da época recomendado nos zoneamentos agrícola ou tempo demonstrado por agentes técnicos oficiais;
  • Deficiências em adubar por causa de perda de qualidade identificada nos sintomas apresentados;
  • Lavoura explorada há três anos dentro da mesma área, porém sem a prática de fertilização e conservação do solo;
  • Itens que possuem o amparo de seguros facultativos ou contratados de modo mútuo por agricultores;

Lavoura que foi conduzida sem aplicar as normais aplicáveis dentro Seguro

Nematoide e cancro da haste na lavoura da soja que teve implantação com variedades suscetíveis por pesquisa oficial, independente da tecnologia usada na empresa.

Cálculo Da Cobertura Do Seguro Da Agricultura Familiar

Ao deduzir a base de cálculo é possível apurar o limite: (1) Valor total de perdas por motivos não amparados; (2) Recursos que não são aplicáveis em lavoura; (3) Valores totais das receitas que o empreendimento produz.

Necessário levar em conta que os valores das receitas e perdas não amparadas com base nas deduções baseadas em contas de cobertura precisam de aferição por parte da instituição bancária dentro de data de pedido coberto na primeira instância que leva em conta os respectivos parâmetros:

  • -Preço de mercado
  • -Preço mínimo que entra em consideração no enquadramento das operações nos programas.
  • -Preços indicados conforme a primeira via existente na nota fiscal que representa a venda, que deve ser apresentada dentro do prazo de decisão referente à cobertura por gerentes.

Maiores Informações: Interessados em saber informações sobre como obter o seguro da agricultura familiar pode procurar Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Sindicatos e Associações da Agricultura Familiar, assim como outras instituições que representam o setor.

Zoneamento Agrícola De Risco Climático

Instrumentos de política agrícola e administração de riscos na agricultura fazem parte do Zoneamento Agrícola de Risco Climático. Estudo que possui o objetivo de diminuir os riscos com relação aos fenômenos climáticos, permitindo assim que cada cidade passa identificar as melhores épocas para plantar.

De acordo com informações do site no Ministério da Agricultura os zoneamentos são feitos de modo conjunto com objetivos a minimizar riscos que possuem relação com os fenômenos do clima, permitindo assim com que os municípios desenvolvam culturas de modo significativo. As técnicas são usadas para melhorar o entendimento das adoções de produtores rurais, agentes financeiros e outros usuários.

Especialistas se juntam no sentido de analisar os principais parâmetros climáticos, do colo e ciclos de cultivares a partir da metodologia que possui avaliação por parte do Embrapa, adotado de modo direto ao Ministério da Agricultura. Nesse sentido os riscos climáticos são quantificados dentro das condições de lavouras geradores de perdas produtivas.

Em termos gerais o estudo possui importância por indicar o plantio de acordo com as culturas. A safra de trigo ano de 1996 foi primeira a receber assistência por parte do estudo. As revisões anuais são publicadas em formatos de portarias dentro do Diário Oficial da União ou dentro do site ministerial. Nos dias atuais as análises contemplam quarenta culturais, das quais quinze possuem ciclo anual. O consórcio do milho analisa 24 UF (Unidades da Federação).

No sentido de fazer jus às ordens da PROAGO existe a PROAGOMAIS, que consiste na subvenção federal dos prêmios referentes do seguro rural. Em termos gerais os produtores precisam observas as recomendações do pacote tecnológico. Sem contar que certos agentes financeiros possuem condição à concessão de créditos rurais nos usos dos zoneamentos.

Vale ressaltar que os agricultores são dependentes de modo direto das analises promovidas com receita do Ministério da Agricultura. Com o passar dos anos o sistema inclui novas culturas ou analisam as existentes de modo qualitativo no sentido melhorar o desempenho da agricultura brasileira.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Agricultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *