Histórico Da Agricultura Brasileira

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a agricultura brasileira não teve início apenas depois da chegada dos portugueses. Muito antes de Pedro Álvares Cabral e sua frota aportarem em terras tupiniquins, os nativos da região já praticavam a agricultura para o consumo próprio. Isso quer dizer que o Brasil tem um longo histórico de aproveitamento da terra e não é a toa que estamos entre os maiores produtores do mundo.

Acostumados a se alimentarem da caça, da pesca e da plantação, os índios brasileiros cultivavam alimentos como a mandioca, o amendoim, a batata-doce e o milho. Contudo, a chegada dos colonizadores, que já haviam avançado mais nos cultivos de alimentos, contribuiu bastante para o crescimento da agricultura brasileira.

Histórico Da Agricultura Brasileira

Histórico Da Agricultura Brasileira

Como Começou a Agricultura No Brasil

O primeiro alimento a ser produzido em grande escala no Brasil foi a cana-de-açúcar. Trazida da Espanha, a planta encontrou terreno fértil no Nordeste brasileiro e passou a ser o carro-chefe da agricultura brasileira. Para que isso ocorresse, porém, foram utilizadas a mão de obra escrava foi e a exploração da terra em latifúndios.

A cultura prioritária da cana-de-açúcar durou até o final do século XVII, quando os grandes engenhos não aguentaram mais os prejuízos causados pela monocultura. Com isso, as grandes fazendas começaram a apostar em outros produtos, como o cacau e o algodão.

Já entre o final do século XVIII e o início do século XIX, o café surgiu como a nova força da economia nacional. Como o Brasil é uma terra fértil e foi colonizada de uma forma exploradora por Portugal, é correto afirmar que a história da agricultura nacional está intimamente ligada ao desenvolvimento do país.

Histórico Da Agricultura Brasileira

Histórico Da Agricultura Brasileira

Com o crescimento da cultura dos cafezais, uma nova força dominante surgiu na política brasileira: Os chamados Barões do Café. Esses grandes fazendeiros, além de dominarem o mercado econômico nacional, passaram a ter grande força política também, chegando a definirem quem governaria o país.

Historia Da Agricultura No Século Passado

Esse poder durou até o ano de 1902, quando, novamente, os prejuízos fizeram os agricultores repensarem suas plantações. Nesse ano, o Brasil produziu mais de 16 milhões de sacas de café, enquanto o consumo mundial mal chegou em 15 milhões. Ou seja, muitas perdas para a economia nacional.

Histórico Da Agricultura Brasileira

Histórico Da Agricultura Brasileira

Após mais essa derrocada da agricultura nacional, os fazendeiros brasileiros voltaram a diversificar as plantações. A crescente industrialização e o aumento da população urbana também colaboraram para a diminuição das plantações. Hoje em dia, cerca de 58 milhões de hectares da terra nacional é utilizada na agricultura, sendo que o país está entre os principais produtores mundiais de milho, soja, cana-de-açúcar, arroz, café e feijão e na lista dos mais ativos na importação e exportação em quantidade e qualidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Agricultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá, estou fazendo um TCC na área de Agricultura, e achei uma matéria no site de vocês muito boa e gostaria de usa-la no meu TCC, porem para isso eu preciso saber o nome do autor dessa matéria se vocês puderem me informar ficarei muito agradecido.
    Obrigado pela atenção

    Erick Souza 19 de Março de 2014 16:55

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *