Como Fazer Uma Horta Ou Jardim Com Pouco Espaço?

Acha que tem que ter uma fazenda ou mesmo um quintal grande para crescer frutas frescas o suficiente, legumes e ervas para alimentar sua família durante todo o verão? Você ficaria surpreso com a quantidade de comida que pode sair do menor dos espaços, mesmo quando se vive em um centro urbano, em apartamentos que são verdadeiros cubículos. Há até sistemas inovadores jardinagem vertical para pendurar vasos e jardineiras de fácil acesso. Com a variedade de mercado as pessoas que desejam desenvolver o projeto possuem maior facilidade.

Como Fazer Uma Horta Ou Jardim Com Pouco Espaço?

Como Fazer Uma Horta Ou Jardim Com Pouco Espaço?

Jardim Ou Horta Pequena e Espaçosa

Como exprimir cada espaço possível de centímetro quadrado com espaço crescente utilizável a partir de uma pequena varanda ou deck? Quando o tamanho é um problema, mas se quer crescer além do pote cheio de fundamentos, canteiros empilhados podem fazer a pegada ficar pequena. Essas camas levantadas em várias configurações ajudam a garantir que todas as suas plantas tenham igual acesso à luz do sol.

A menos que se esteja consciente, é fácil matar as plantas que crescem em vasos pequenos sob o calor brutal do sol de verão, de forma especial em ambientes urbanos nos quais o calor refletido pode secar rápido do solo. A entrega do sistema de irrigação por gotejamento é o caminho a percorrer e não se tem que gastar um centavo. Há diversos tutoriais fáceis que explicam como usar garrafas recicladas.

Quanta Comida Se Pode Crescer Em Um Metro Quadrado?

Mais do que se pensa! Praça de jardinagem consiste em caixas 4X4 ou 3X3 acima do solo preenchido com terra de alta qualidade e dividido em seções de metros quadrados que permitem o espaçamento ideal entre as plantas, mas ainda cabe um jardim inteiro para o menor dos quintais.

Possível definir uma espécie de jardineiro ao procurar obter o máximo de produtos caseiros frescos e feitos com mínimo de espaço e esforço. Caso esteja com dinheiro para investir uma boa dica é apostar nos pequenos sistemas de rega automática. Uma vez configurado, tudo que se tem a fazer é derramar água em reservatório de vez em quando, se necessário através das raízes.

Apostar Nos Potes Únicos

O menor e mais simples dos jardins urbanos é ter um único pote embalado com o maior número de ervas e vegetais quanto possível. Arranje um cocho de água galvanizado, faça alguns furos de drenagem, preencha com terra e depois plante agrupamentos complementares de plantas juntas. Pôr do sol pode ajudar a evoluir tomates, manjericão, cebolinha e salsa fresca para o molho de macarrão ficar com gosto dos deuses, livre de agrotóxicos.

Apostar Nos Potes Únicos

Apostar Nos Potes Únicos

Jardim Vertical Com Materiais Recuperados

O sistema de calha funciona de forma simples, mas se quiser algo um pouco mais personalizado se pode apostar nos materiais reciclados. Obtenha materiais recuperados, criativos e usados para fazer caixas levantadas crescentes verticais.

Jardinagem vertical deve acontecer de forma direta em uma parede grande, mas melhor deixar para os profissionais, certo? Não necessariamente, em especial com opções como os sacos plantadores. Os conjuntos de lã reciclados respirável ajuda em manter a parede seca, enquanto traz absorção umidade para as raízes das plantas, criando uma parede exuberante de verde que funciona de forma prática como qualquer tipo de superfície da parede.

Vegetais Em Pequenos Espaços

Com a Primavera ao virar da esquina não se pode deixar de pensar em todos os deliciosos vegetais e ervas que estão apenas esperando para evoluir no jardim ou quintal. Para os milhões de pessoas que não têm acesso ao tipo de terra que leva para crescer uma colheita vegetal abundante durante todo o verão, o jardim urbano fornece a chance de brotar produtos orgânicos em espaço pequeno.

Os moradores da cidade que não têm o luxo de vastas extensões de espaço verde para crescer vegetais se resignam à compra de produtos orgânicos no supermercado ou a crescer apenas o essencial em vasos de varandas. Uma empresa chamada The Garden Urban quer ajudar todo mundo a realizar o sonho de crescer alimentos frescos e orgânicos em casa, mesmo que o espaço seja apertado. Os produtos são projetados para aumentar a quantidade máxima de plantas em número mínimo de espaço.

Os desenhos em camadas ajudam jardineiros urbanos a espremer uma grande quantidade de terra utilizável de uma notável pegada pequena. As caixas ainda possuem “buracos de sementes”, ou pequenas aberturas nas quais as plantas de um único tronco podem crescer de forma horizontal para fora da frente da caixa de configuração. As ervas daninhas não são problemas e as caixas são felizes quando colocadas em qualquer lugar com exposição ao sol.

Enquanto o Jardim Urbano é uma solução ideal para as pessoas que vivem em áreas lotadas da cidade, é útil, mesmo se existe apenas espaço de sobra no quintal. Ao elevar o jardim um pouco é possível eliminar uma série de problemas que surge com a jardinagem tradicional, tais como a má qualidade do solo às plantas daninhas esmagadoras e pragas gerenciadas com jardins tipo container. E para aqueles que preferem produtos orgânicos, o seu cultivo em casa pode economizar uma quantia assombrosa de dinheiro ao longo de um período de crescimento.

O Que Plantar No Jardim Com Pouco Espaço?

Uma planta abóbora pode alimentar um quarteirão inteiro, incluindo população de roedores. O único truque para o crescimento de abóbora (além de ler as instruções do pacote da semente) é esperar até que o tempo aqueça. Se estiver crescendo dentro de casa, o que pode ser feito facilmente, basta manter suas mudas em um local quente e muito brilhante. Vai estar pronto entre 45-50 dias.

Os feijões verdes são fáceis de cultivar, mas ervilhas possuem gosto melhor. Seu sabor doce combina com tudo (em especial com queijo) e elas têm fibras e proteínas. Necessário ter solo profundo e água em abundância, não precisa de fertilizantes. Plante um plantador quadrado de três pés e tenha seis quilos de ervilhas em cerca de três meses depois. Os tomates são escolhas interessantes e precisam de apoio com solo rico e sol pleno.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Agricultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gente do céu, que coisas lindas, tenho um sonho desde sempre de ter um jardim na minha casa, agora que já tenho a casa estou planejando o jardim, tenho um espaço, de 16 de frente por 35 de fundo e pouca grana, essa dicas são ótimas, mas não sei por onde começar. Preciso de ajuda kkkkkkkkk

    leticia crispim 3 de Abril de 2014 0:35
  • Boa tarde.
    Fiquei imensamente feliz ao ver uma foto de um trabalho meu, ilustrando a matéria de vocês, mas muito triste em não encontrar os créditos na imagem…

    Cristiane-Aroma de Flores Soluções em Paisagismo 25 de Janeiro de 2016 18:41

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *