Agricultura Rural

A Agricultura e Suas Origens

Entende se por agricultura as técnicas que em conjunto são utilizadas para o cultivo de plantas, objetivando a produção de alimentos, fibras, energia, matéria prima para as mais diversas finalidades. A história da agricultura é bem antiga e é bem curiosa. No período neolítico, foi percebido pelos caçadores coletores que os grãos que eles colhiam da natureza para a alimentação poderiam ser enterrados, ou seja, se fossem semeados produziriam mais do mesmo alimento do qual veio a semente. Isso permitiu com que aumentasse a oferta de alimento desses povos e dessa maneira as plantas começaram a ser cultivadas próximas uma das outras.

Projeto

Isso permitia uma produtividade maior das plantas e assim os frutos eram colhidos com maior facilidade. Como conseqüências foram sendo evitadas buscas à procura de alimentos. Eles selecionavam os grãos que mais interessavam para plantio e futura produção. Dessa forma surgiu o que chamamos de agricultura, que atualmente é uma atividade muito importante, pois dela são obtidos os alimentos e matérias primas para produção de muitos objetos.

Origens

A Agricultura Nas Zonas Rurais

A realidade econômica das famílias brasileiras nunca foi das melhores. As famílias brasileiras buscam de formas alternativas para sustento familiar, e nem sempre são valorizadas ou conseguem dinheiro suficiente para as despesas que acabam ultrapassando o orçamento familiar. Uma das alternativas buscadas por muitas famílias é utilizar a agricultura como fonte de renda e forma de sobrevivência. Como a maioria dessas famílias mora em locais afastados da cidade, ou seja, na zona rural, elas dispõem de terras próprias e adequadas para prática da agricultura, bem como recursos naturais específicos, o que torna uma atividade mais acessível nas zonas rurais.

Agricultura Rural

Dessa forma, a atividade se torna uma forma de sustento próprio, no qual o consumo é destinado a própria família ou então é feita como uma forma de rentabilidade, ainda que em muitos casos desvalorizada, o cultivo é feito para posterior venda aos supermercados, hortifruti e armazéns. Com um aspecto favorável ao cultivo nas áreas rurais, a meteorologia tem influência vital na produção, porém se as condições climáticas se desestabilizam a produção pode ser prejudicada.

Agricultura Rural e Urbana: Semelhanças e Diferenças

A agricultura de divide em duas: Rural e Urbana. A Agricultura rural se desenvolve em área rural, com locais já adequados para a prática agrícola. Já a Agricultura Urbana de desenvolve em áreas dentro da cidade. A área é muito restrita para prática da agricultura nas áreas urbanas. A diferença de produção se baseia na quantidade. Enquanto a rural tem mais suporte para produção em grande quantidade, a urbana já se restringe para vendas locais e em pequenas escalas.

Uma outra diferença primordial está na capacitação dos produtores nas duas vertentes. Enquanto na produção urbana os produtores não possuem conhecimentos técnicos e detalhados, na produção rural os conhecimentos e técnicas são mais apurados devido à experiência adquirida. Porém, no geral as duas práticas se aproximam muito e podem se diferir além das características como também no objetivo, mas de uma forma sucinta a prática vem sendo difundida em ambas as áreas.

Por: Renata Reis

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Agricultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    DaviD 24 de outubro de 2011 10:15

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *