Cultivo da Acácia-Negra

O cultivo da acácia negra tem grande importância econômica, social e ambiental para a sociedade moderna. A facilidade com que a planta se adapta a locais com diferentes características de solo e seu rápido crescimento fazem com que ela seja muito utilizada também para o controle da erosão em áreas com perda de solo superficial. Além de seu importante valor ambiental e econômico e acácia também é conhecida como árvore ornamental. Neste artigo nós vamos saber um pouco mais sobre o plantio, o cultivo e a importância socioeconômica da acácia negra.

Características da Acácia Negra

A acácia negra se origina da Austrália. É uma leguminosae que tem o nome científico de Acacia decurrens, produz frutos em forma de uma vagem torcida com sementes negras. Na idade adulta a árvore chega a 6m de altura e 4m de diametro na copa, com folhas lineares e pequenas.

Ornamental

É conhecida como árvore ornamental pois produz lindos cachos de pequenas flores amarelas. Da casca da acácia se extrai o tanino, produto utilizado pelas industrias de celulose e pelos curtumes, para a industrialização do couro.

Importância Econômica

O plantio da acácia negra é economicamente importante para as propriedades pequenas nas regiões de plantio, especialmente no Rio Grande do Sul, onde cerca de 60% da produção é realizada por pequenos produtores que plantam e colhem a acácia na entressafra e associada a outras produções. Para muitos produtores é a principal fonte de renda rural, e para outros ainda, o plantio de acácia é a atividade principal.

Produção

Mesmo considerando-se apenas o processo de produção primária do ciclo da acácia, que é o preparo do solo, o plantio, a trato da cultura, o descascamento, a derrubada, o corte e o baldeio da madeira e da casca, o cultivo da acácia é responsável pela geração de milhares de empregos diretos e indiretos e o sustento de muitas famílias que vivem da cultura da acácia.

Importância Ambiental

A produção de acácia-negra também é muito importante do ponto de vista ambiental sob o ponto de vista ambiental, pois o cultivo de acácia é responsável pela incorporação ao solo de matéria orgânica além de fixar nitrogênio atmosférico. Estas duas capacidades da cultura da acácia são responsáveis pela manutenção e proteção produtiva do solo, no entanto é fundamental o estudo do ciclo de nutrientes em cada região, pois a alternância entre plantio e colheita podem comprometer o ciclo de nutrientes e a produtividade.

Solo

No entanto, além destas capacidades, o plantio da acácia negra tem grande importância contra a erosão do solo, especialmente em áreas onde há perca das camadas superficiais, ciclo que pode ser interrompido e revertido com o cultivo da acácia.

Consórcio

Finalmente, além dos benefícios econômicos e ambientais, a acácia possui características consideradas multifuncionais, pois além de recuperar e fixar nutrientes ao solo, a acácia possibilita o plantio consorciado de outras culturas como fumo, milho e mandioca e também com a criação de gado, depois do primeiro ciclo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Agricultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *