Os Maiores Desastres Ecológicos do Mundo

Tragédias Radioativas

Embora os piores acidentes sejam aqueles causados pela ação contínua do ser humano sobre a natureza, poluindo mananciais e destruindo florestas acidentes envolvendo radiação ou outras tecnologias também podem causar sérias conseqüências. A explosão do reator de Chernobyl e as duas bombas atômicas provocaram um grande estrago na região de cada acidente, eliminando a vida local e deixando marcas durante um bom período. Nesses casos, até os microorganismos são afetados, abalando a vida microscópica.

Tsunami

Tragédias Para o Meio Ambiente

O naufrágio do petroleiro Prestige na costa espanhola em novembro de 2002 foi uma das piores tragédias ecológicas. Embora quantidade de óleo derramada pelo navio grego tenha sido menor do que o derramado no acidente com o Exxon Valdez, foi o suficiente para  matar mais de 20 mil animais e sujar 700 praias. Mas esse desastre é pequeno perto do que envolveu o Exxon Valdez, que naufragou e derramou 40 milhões de litros de óleo no mar, matando diretamente cerca de 100 mil aves e contaminando 2 mil quilômetros de costa marítima. Embora uma limpeza tenha sido realizada, cerca de 2% do óleo derramado ainda está poluindo a região. Outro incidente envolvendo petróleo ocorreu durante a Guerra do Golfo na década de 90, quando o Iraque queimou petróleo e jogou no mar – a nuvem de poeira matou cerca de 1 mil pessoas devido a problemas respiratórios e cerca de 25 mil aves. O petróleo se infiltrou em cerca de 600 quilômetros de costa, e devido a isso sementes não nascem mais naquele solo. A água quase não consegue penetrar o chão e as conseqüências são sentidas até hoje.

Os Maiores Desastres Ecológicos do Mundo

Tragédias

Outra tragédia devido a acidentes envolvendo produtos químicos ocorreu em 1956, em um episódio que ficou conhecido como “vergonha oriental”. Uma indústria de fertilizantes chamada Chisso Corporation havia lançado 27 toneladas de mercúrio no mar, durante quarenta anos.  A contaminação de peixes e outros frutos do mar tornavam perigosa a contaminação de outras áreas do mar. Centenas de pessoas morreram e três mil ficaram doentes devido a uma doença conhecida como “mal de Minamata”, que podia levar a morte ou causar paralisias. A região sofreu conseqüências do mercúrio até 1997.

Naturais

Outro acidente químico ocorreu na índia, em 3 de dezembro de 1984, quando um vazamento de gases tóxicos matou 2,5 mil pessoas e feriu outras 150 mil. O vazamento ocorreu em uma fábrica de agrotóxicos chamada Union Carbide, situada em Bhopal, cidade indiana. Até hoje a água e o solo possuem altos níveis de poluição de metais pesados e substancias cancerígenas, e diversas organizações lutam pela limpeza da área. Mas depois do ocorrido em 1984 a empresa abandonou a cidade.

Neto

Um comentário

  1. adorei vcs mim ttiraram sa solidam

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>