Como todos sabemos a água é um dos componentes em maior quantidade no mundo, ela é de total importância para nossa vida e de todos os seres vivos, sendo vegetais ou animais. Primeiramente no nosso interior, temos a maior parte do nosso corpo formado por água, fora que usamos ela para beber, produzir comida, energia, para higienização em geral, entre outras coisas.
No planeta terra cerca de apenas 3% são água doce e se encontram em geleiras, lagos, rios e lençóis freáticos (subterrâneos). Por ser pouca água que se encontra nesse estado, existe países que a possuem em abundância, como o Brasil e outros que precisam usar processo de dessalinização para conseguir sobreviver com a alta escassez , como as regiões de deserto.
Água na Química
Conhecida na química como H2O (dois hidrogênios e um oxigênio). Como já dito, é uma substância abundante na terra que consegue se manter no três estados físicos da natureza: gasosa, líquida e sólida. O estado sólido da água é mais encontrado nas regiões polares com as geleiras, ou quando congelamos a água. O gasoso é basicamente formado na atmosfera e o liquido representa em pequenas porções uma característica incolor ou azulada, sendo encontrada nos oceanos, lagos, rios, etc. Só a forma líquida da água já conta como três quartos da superfície do planeta.
A água é muito importante para a evolução da natureza, ela possui algumas características únicas que a faz tão especial como sua dilatação anômala, seu calor especifico bem alto e por ser uma substância polar possui a habilidade de dissolver inúmeras substâncias.
Água Potável
A água que tomamos precisa de muitos cuidados, ela é popularmente chamada de potável e na maioria das vezes passa por processos para retirada de todas as substancias e micro-organismos que nós não podemos ingerir. Durante o ciclo da água ela pode ser contaminada de diversas formas e por isso não deve ser ingerida de qualquer forma.
A maioria da poluição da água é feita por seres humanos mesmo, como por exemplo derivados de petróleo que são gasolina ou querosene. Ou então produtos tóxicos que são jogados em plantações e chegam em lençóis freáticos e depois no nosso consumo. Os mais perigosos para nós seriam os que contém mercúrio e chumbo.
Bactérias e protozoários podem trazer diversas doenças para os seres-humanos, muitas vezes eles surgem de uma água contaminada com fezes, e essas fezes seriam de pessoas contaminadas. Isso acontece quando o esgoto é jogado em céu aberto, em rios e lagos.
Ao fazer uma “limpeza” na água muitas vezes são acrescentadas alguns minerais que são benéficos para a saúde humana e que ajuda a manter a água limpa. Entre eles se encontram o magnésio, o potássio, o sulfato entre outros.
Distribuição Da Água Pelo Brasil
Para poder monitorar e saber melhor como a água está em todas as regiões, sendo as medições de qualidade ou quantidade, a ANA (Agência Nacional de Águas) atua diariamente em diversos lugares e estações do ano por todo Brasil.
Como já dito logo no começo a distribuição da água pelo mundo é bem injusta, felizmente o Brasil possui 12% de água doce da terra, o que é muito comparado com países desérticos, ou então países maiores que tem bem menos quantidade.
Nem dentro do próprio Brasil esse recurso consegue ser encontrado em proporções iguais, o nordeste possui números extremamente pequenos, enquanto a região norte possui cerca de 80% da quantidade total, sendo que possui o menor número de habitantes. E onde precisa-se de muita água que é onde se encontra o maior número de pessoas, que seria na região sul e sudeste, os números chegam a cerca de 5% de toda água brasileira.
Transporte de Água
Pela necessidade de se consumir uma água de qualidade como já dito logo acima, algumas leis e normas para transporte de água têm que ser seguidas à risca para os estabelecimentos que exercem essa função possam continuar. Sendo um transporte aéreo, marítimo ou terrestre todos precisam estar adequados, para segurança das pessoas que vão consumir.
Essas normas precisam ser bem claras para sejam seguidas, tanto na parte do transporte em si, quanto no armazenamento e na parte comercial, algumas delas são:
- Utilizar o veículo somente para aquela função, para que não haja uma contaminação com outro tipo de material, ou substancias tóxicas.
- A água deve ser transportada sozinha, sem animais e pessoas por perto, por isso a cabine do motorista deve ser isolada do restante do veículos.
- Não são aceitados veículos que possuam ferrugem ou sujeiras que podem ser passadas para a água.
- O ambiente deve ser totalmente fechados, sem chances de entrar outros animais, odores ou umidade prejudiciais.
Para que isso realmente aconteça, o órgão nacional chamado ANVISA ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável por fiscalizar, a quantidade de cada substância que está chegando em cada empresa de água. Que a água seja realmente potável e purificada como mostrada acima.
O processo desde a retirada da água do seu lugar de origem até o consumo deve ser inteiro feito com muito zelo, padrão e qualidade.