Tipos De Sítios Arqueológicos: Características Gerais

Embora os sítios arqueológicos conhecidos sejam templos ou enterros espetaculares, os arqueólogos estão interessados em todos os tipos de comportamentos exibidos por pessoas no passado, e não apenas na combinação de riqueza e religião, apesar de parte da mídia valorizar o estereótipo dos tesouros perdidos.

A variedade de vestígios arqueológicos deixada por pessoas no passado – sem levar em conta o status político ou econômico – permite estabelecer comparações entre as classes e a perspectiva ampla dos comportamentos da sociedade humana no passado, além de investigar como os fatos repercutem na cultura.

Tipos De Sítios Arqueológicos: Características Gerais

Tipos De Sítios Arqueológicos: Características Gerais

Aqui estão algumas das classes de sítios arqueológicos que são estudadas por arqueólogos ao redor do mundo. Boa Leitura!

Quais Os Principais Tipos De Sítios Arqueológicos?

  • Montanhas: Protuberância feita de terra que pode ou não conter certo tipo de enterro.
  • Estradas Antigas: Parte de redes de transporte extensa que desempenha papel importante em civilizações antigas.
  • Observatórios Astronômicos: Edifícios destinados em controlar o tempo foram construídos para cerca de cinco mil anos.
  • Tipos de Sepultamento: No passado as pessoas imortalizavam os mortos em certas maneiras diferentes.
  • Calçadas: Forma primitiva de sistema de transporte, que consiste em um estreito de terra construído pelo homem ou pela estrutura de pedra em ponte de via navegável.
  • Artes Rupestres: Referem às pinturas, murais, desenhos, gravuras, esculturas esculpidas no interior de rochas e cavernas.
  • Castelos do Deserto: Fortificações construídas durante os primeiros dias da expansão islâmica no século VIII DC.
  • Açudes: Armadilha para peixes é um passo em frente na tecnologia de pesca. Eles eram usados na América do Norte durante há milhares de anos.
  • Geoglifos: Tipo de sítio arqueológico feito a partir da locomoção, arranjos de pedras, terra e objetos dentro da paisagem.
  • Tempos Henge: Termo dado à grande terraplenagem de ordem pré-histórica, em geral e nem sempre circular. Compostos de pedras, madeira ou terra.
  • “Hordas” ou “caches”: Coleções de objetos que foram reunidos e enterrados de modo intencional.
  • Estrumeira: Termo arqueológico para pilhas de lixo.
  • Arquitetura Monumental: Sítio arqueológico que se refere às grandes estruturas feitas pelo homem e que são compostas de pedra ou terra.
  • Oppida: Palavra dada aos restos arqueológicos de assentamentos fortificados em toda a Europa; Termo originado a partir de uma palavra usada pelo general Júlio César.
  • Pirâmide: Uma das primeiras formas da enorme arquitetura monumental construída por seres humanos.
  • Pedreiras: A pedreira ou mina é onde a matéria-prima, pedra ou minério de metal foi extraído para uso como material de construção. Por vezes também estão minadas com informações de valor arqueológico.
  • Estátua Menires: Espécie de pedra pé megalítica constituída por estátua esculpida pelos seres humanos.
  • Quais os Principais Tipos de Sítios Arqueológicos?: Estrutura religiosa que pode ser identificada com a fé judaica. As primeiras sinagogas se desenvolveram durante o período bizantino do século VI AC.
  • Templos e santuários: Arqueólogos usam a palavra templo como significando para um dos três tipos de santuários que existem de acordo com as normas oficiais aceitas em grande parte do mundo acadêmico.
  • Fortes Vitrificados: Existem cerca de duzentos sítios arqueológicos em todo o mundo do tipo vitrificado, expostos ao calor extremo que parte dos edifícios convertidos em substâncias junto com o vidro.

Montes: Características Gerais Da Arqueologia

Monte consiste em palavra genérica para o tipo de terraplenagem encontrado ao redor do mundo. Por vezes são chamados de nomes diferentes, tais como: Plataforma, terraplenagem ou pirâmides de barro.

Os montes são as obras construídas no solo, talvez agravadas por uma fundação de pedra ou madeira. Alguns são pequenos e representam elevações quase imperceptíveis na paisagem, de maneira especial após os efeitos de centenas ou milhares de anos de erosão.

Outros podem ser classificados com clareza como arquitetura monumental que exigiu trabalho colaborativo e escravo de pessoas que trabalham por semanas, meses ou anos. As estruturas podem ou não conter enterros humanos.

O termo é usado com frequência para descrever os montes do Mississípi que estão estabelecidos do centro ao leste do continente norte-americano. A tradição de levantar obras de terraplanagem pode ser encontrada em uma ou outra forma de cultura pré-histórica ao redor do mundo.

Dependendo do monte o nivelamento na superfície da região tem corte e enchimento. Para as construções serem erguidas o material era transportado. Os recursos eram selecionados de locais estabelecidos por perto para facilitar o trabalho.

Certos túmulos são construídos com solos transportados de lugares com no máximo 100 metros de distantes. Alguns montes estão construídos a partir de várias fontes de solos mistos, seja por ritual ou propósito geotécnica.

Montes: Características Gerais Da Arqueologia

Montes: Características Gerais Da Arqueologia

Observatórios Astronômicos: Sítios Arqueológicos

Observatórios astronômicos foram construídos pelos seres humanos há milhares de anos. Geralmente controverso, é um pouco difícil determinar a verdadeira finalidade do edifício com base nos alinhamentos de astros. Eles ainda são fontes de fascínio! Grande parte dos historiadores aponta serem designados para visualizações com objetivos militares e astronômicos.

  • Caracol em Chichén Itzá (México): Estrutura concêntrica abobadada estabelecida na região maia e que teria sido usada para visualizar o sol, a lua e os alinhamentos estelares. Reconstruída várias vezes ao longo do comprimento do uso (AD 800-1000). Alinhado para visualizar Vênus e os equinócios solares.
  • Chankillo (Peru): As Treze Torres foram construídas no século IV AC para marcar a gama do solstício de sol ao do inverno. Localizadas na costeira árida do deserto peruano.
  • Mayapan (México): Semelhante em construção ao Chichén Itzá. Estabelecidos dentro de muralhas. Arqueólogos descobriram escultura que ilustra a posição de Vênus no céu noturno.
  • Newgrange (Irlanda): Túmulo megalítico construído em cerca de 3200 AC, com longa passagem que se acende durante o solstício de inverno.
  • Rujm El-Hiri (Síria): Torre construída por volta de 3000 AC. Nas Colinas de Golã, em Basã, da planície da Síria, existe observatório dos solstícios.
  • Stonehenge (Reino Unido): Monumento de rocha com 150 pedras enormes estabelecidas em padrão circular. Localizado na planície de Salisbury, no sul da Inglaterra. A parte principal foi construída em cerca de 2000 AC e marca o solstício de verão.

Sepultamento: Sítios Arqueólogos

Ao longo dos milênios, desde o mais antigo enterro, as pessoas enterravam os mortos de maneira distinta. Indivíduos com postos altos em termos de hierarquia social eram sepultados com alta solenidade – corpos vistos sob a ótica do sagrado.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

http://www.youtube.com/watch?v=9Icx-9M1zDI
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *