Teorias Evolucionistas: Conceito Das Teorias

Antes de falar das Teorias Evolucionistas devemos saber do que realmente elas tratam, portanto começaremos entendo o que significa Evolução.

O Significado Da Evolução

Quando falamos em evolução lembramos diretamente do ato de evoluir, crescer, saber discernir o certo do errado, o bom do mal. Segundo o dicionário, evolução é desenvolver-se ou transforma-se seja de forma gradual ou progressiva. Ainda segundo o dicionário, evoluir é entrar em uma nova fase, uma nova ideia, em um novo sistema. E por ultimo é aperfeiçoa-se, é desenvolver.

Diante de tudo isso, podemos afirmar que evolução é crescer, aperfeiçoar, aprender, é se transformar e se desenvolver, então as Teorias da Evolução só podem falar sobre o crescimento, desenvolvimento e aperfeiçoamento, seja com os homens, como com os animais.

O Significado Da Evolução

O Significado Da Evolução

As Teorias Da Evolução

Depois de vermos o que significa evolução, podemos concluir que as teorias da evolução ou teorias evolucionistas são as responsáveis por nos contar o que vem acontecendo com os homens e os animais diante dos últimos anos.

Devemos destacar as 3 principais teorias da evolução:

  • Darwinismo;
  • Lamarckismo e
  • Neodarwinismo.

Vamos conhecer cada uma dessas teorias separadamente, que tal começarmos pelo Darwinismo?

As Teorias Da Evolução

As Teorias Da Evolução

Ficando Por Dentro Do Darwinismo

Como o próprio nome diz, a teoria da evolução darwinista foi desenvolvida e publicada por Charles Darwin em 1859, porém Charles não foi o primeiro de sua família a pesquisar sobre o assunto. Seu avô, Eramus Darwin pesquisou a evolução dos animais e assim pensava que as espécies de adequavam ao meio em que viviam, por meio de esforços, essa é a teoria dos caracteres adquiridos. No entanto essa teoria ficou mais conhecida por outro nome e por outro estudioso apresentá-la, a Lei do Uso e Desuso, idealizada por Jean – Baptiste Lamarck, (você verá um pouco mais obre a teoria de Lamarck logo mais).

Voltando a falar de Darwin, depois de Eramus nos dar uma teoria que na época foi trabalhada, mas pouco entendida, seu neto Charles nos trouxe o que hoje é sem dúvida a maior das Teorias da Evolução.

Darwin fez uma viagem para as Ilhas Galápagos, um pequeno arquipélago localizado a cerca de mil quilômetros do Equador, no meio do Oceano Pacifico. Quando estava nas Ilhas, Darwin começou a estudar o comportamento dos animais que ali habitavam e assim observando as gerações das espécies, observava que algumas espécies enfrentavam as condições dos ambientes, enquanto alguns sobreviviam outros não suportavam. E essa característica “boa” era então passada de geração em geração.

Esta descoberta de Charles Darwin recebeu o nome de “Lei da Seleção Natural”, ela representa a sobrevivência ao meio em que vive e a capacidade de passar isso a seus descendentes. Vale salientar ainda que Darwin foi quem começou a perceber e relatar as semelhanças entre algumas espécies, ele definiu que as características dos seres vivos sofrem processos dinâmicos. Ele também teve ideias sobre como os animais da mesma espécie concorrem entre si, para que o melhor de todos se sobressaia e possa repassar as melhores características para seus descendentes.

Cabe ainda a Darwin a colocação de dizer que o macaco e o homem são “parentes próximos”, ou seja, que o homem é descendente do macaco, nossa espécie é fruto da Lei da Seleção Natural, onde algum antepassado dos macacos se separou da espécie e conseguiu melhores condições. Assim, aqui está a espécie humana em constante modificação.

Teoria De Lamarck

Como já dito anteriormente, a teoria de Lamarck é uma evolução da teoria do avô de Charles Darwin, Eramus. Muitos afirmam que o francês foi o primeiro a evidenciar a teoria da evolução de forma sistemática, porém esquece que ele se baseou na Lei de Eramus, ela afirmava que ao usar apenas determinada parte do corpo esta parte se desenvolvia e a parte que não era usada se atrofiava, assim Lamarck criou a “Lei do Uso e Desuso”.

Outro quesito que Jean Baptiste afirmava, é que o homem evoluía devido a sua maneira de mudar conforme as condições a quem era exposto. Lamarck afirmava ainda que assim como o meio mudava o homem também ia mudando e se adaptando, ele acreditava que os órgãos iam mudando conforme era necessário e dessa forma algum órgão poderia deixar de funcionar por não ter serventia. Em outras palavras as características que os ancestrais obtiveram ate aquele momento poderiam sumir, caso não continuassem a ser utilizadas.

O exemplo de Lamarck para que todos pudessem crer em seu estudo é sobre o crescimento do comprimento do pescoço das Girafas, para ele o pescoço cresceu devido a necessidade de comer as folhas mais altas. Seguindo esse exemplo, os filhos de jogadores de futebol teriam as mesmas características que eles, assim como os de basquete, teriam a altura e desenvoltura dentro de quadra.

Portanto, a lei do uso e desuso que Lamarck propôs não pode ser aplicada hoje em dia.

Teoria Do Neodarwinismo

Finalizando as 3 teorias evolucionistas, veremos um pouco sobre o Neodarwinismo, o próprio nome fala que é o novo darwinismo, ou seja, é a teoria trazida por Darwin sendo que “melhorada”, ela foi colocada nos dias atuais pelos estudiosos, fazendo com que a teoria de Darwin nunca se perca.

Esta terceira teoria também é uma teoria sintética, ela foca basicamente na hereditariedade, traz consigo as descobertas modernas da biologia, mas se baseia na teoria que Darwin tratou de difundir por todo o mundo. Para explicar essa teoria temos 3 (três) mecanismos de evolução, os estudiosos afirmam que deve haver uma combinação de fatores, veja a seguir o que os cientistas afirmam:

Mutação: É responsável pelas variações genéticas e hereditárias, acontece sempre que há qualquer mudança em algum gene.

Recombinação gênica: É quando acontece a mistura de genes entre os indivíduos de populações, ou seja, surge novos genótipos sem haver alguma mutação.

Seleção Natural: A seleção natural se divide em 3, veja:

Estabilizadora ou normatizadora: Neste tipo de seleção natural, os indivíduos que tenham alguma característica muito diferente do restante do grupo é eliminado, por exemplo: alguém muito alto ou muito pequeno.

Direcional: O próprio nome diz, a um direcionamento para a característica desejada, assim o individuo acaba tendo uma característica direcionada para a melhoria de toda a espécie.

Disruptiva: Esta seleção é parecida com a direcional, mas aqui há a separação em grupos distintos de acordo com as características.

Este foi um pequeno resumo, mas lembre-se que como estamos em constantes mudanças, as teorias podem sofrer alterações com o tempo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *