Pesca Profissional e Comercial: Características Gerais

A pesca comercial é a atividade de captura de peixes e outros frutos do mar para gerar lucro, em principal entre as espécies selvagens. Fornece grande quantidade de alimentos ao redor do mundo, mas aqueles que a praticam como indústria por vezes buscam peixes longe dos limites do oceano, em condições adversas. Na grande escala também é conhecida como pesca industrial.

Pequenas e Grandes Indústrias

As indústrias principais de pesca representam não apenas propriedade de grandes corporações, mas de pequenas famílias que se adaptam ao longo dos anos a fim de manter e ganhar lucro. Um estudo levado em algumas pequenas empresas familiares de pesca comercial dos Estados Unidos mostrou que os pescadores se adaptaram para continuar a ganhar a vida, mas não para fazer grande lucro.

Pesca Profissional Comercial e Sustentabilidade

Representa capacidade de adaptação dos pescadores e dos métodos que causam preocupação aos gestores e pesquisadores. Certos especialistas dizem que em virtude do desenvolvimento da indústria pesqueira a sustentabilidade dos ecossistemas marinhos poderia estar em perigo de ser destruída.

Pescadores comerciais colhem grande variedade de animais como atum, bacalhau, salmão, camarão, siri, lagosta, mariscos, lulas e caranguejos. Há pesca grandes e importantes em todo o mundo para espécies de peixes distintos, moluscos, crustáceos e equinodermos.

No entanto, número reduzido de espécies suporta a maior parte da pesca do mundo de acordo com defensores dos conceitos sustentáveis. Algumas são: Arenque, bacalhau, anchova, atum, linguado, tainha, lula, camarão, salmão, caranguejo, lagosta, ostra e vieira. Todos, exceto estes quatro últimos, com milhão de toneladas em 1999 na pesca mundial. No mesmo ano a sardinha em conjunto forneceu captura de aproximados 22 milhões.

Em 2006 a indústria mundial da pesca gerou mais de 185 bilhões de dólares em vendas e também ofertou dois milhões de empregos. A modalidade profissional oferece abundância de postos de trabalho, mas o salário varia por temporada.

Características Gerais

A pesca comercial usa métodos para capturar de modo efetivo grande variedade de espécies, incluindo redes de pesca ao corrico, linhas simples ou armadilhas. Sustentabilidade das pescas é melhorada com o uso de equipamento específico que eliminam ou minimizam a captura de espécies diferentes das ambicionadas no plano de captura ou dos filhotes.

Métodos de pesca variam de acordo com a região, espécies pescadas e a tecnologia disponível para os pescadores. Empresas comerciais podem variar de um homem com pequeno barco para enorme frota de arrastões de processamento de toneladas de peixe.

Pesca comercial deve evitar a captura de certas espécies de animais ameaçados de extinção. Bilhões de dólares são gastos de modo anual em pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas para reduzir a lesão e a morte de animais indesejados marinhos capturados por pescadores.

Risco Ocupacional: Pesca Profissional

Entre 2000-2006, a pesca comercial foi uma das profissões mais perigosas nos Estados Unidos, com taxa de mortalidade média anual de 115 mortes por cem mil pescadores. Além disso, entre os anos de 1919 e 2005, 4.111 pescadores morreram em acidentes relacionados com a pesca no Reino Unido.

As mortes são resultados de combinação de condições climáticas severas e fadiga extrema devido ao fato de que grande parte dos pescadores tem turno de vinte horas e manejam equipamentos perigosos.

As indústrias principais de pesca representam não apenas propriedade de grandes corporações, mas de pequenas famílias também, se adaptando ao longo dos anos a fim de manter e ganhar lucro. Um estudo levado em algumas pequenas empresas familiares de pesca comercial mostrou que eles se adaptaram para continuar a ganhar a vida, mas não para fazer um grande lucro.

A Guarda Costeira dos EUA tem jurisdição primária sobre a segurança da frota de pesca comercial do país, impondo regulamentos da pesca comercial da indústria, caso da Lei de Segurança navio de 1988 (CFIVSA), com regulamentos que concentram em salvar vidas após a perda de um navio e não na prevenção de naufrágio ou afundamento.

Regulamentos CFIVSA exigem que os navios de pesca comercial carreguem equipamentos (por exemplo, balsas salva-vidas, sinalizadores de rádio e roupas de imersão), dependendo do tamanho da embarcação e da área em que atua. Não são todos os pescadores comerciais que seguem conselhos e normas de segurança.

As causas comuns de mortes relacionadas com a pesca incluem desastres navios, quedas ao mar e ferimentos a bordo. O Banco de Dados de Incidentes do Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional dos Estados Unidos diz que a pesca comercial concluiu com a maioria dos desastres de navios iniciados por inundações, instabilidade do navio e ondas grandes, entre 2002 e 2010. As condições meteorológicas severas contribuíram para a maioria dos desastres de navios fatais.

A maioria das quedas ao mar foi sem testemunhas e em nenhum dos casos documentados a vítima usava dispositivo de flutuação pessoal. Ferimentos a bordo por vezes resultam quando membro da tripulação é pego na linha e puxado ao guincho no convés. A instalação do interruptor de parada à emergência de fácil acesso sobre o guincho pode evitar os tipos de lesões.

Torneios de Pesca: Características Gerais

Torneio de pesca é uma competição organizada entre pescadores. Representa série de eventos competitivos ao redor de corpo bem definido de água com as normas específicas aplicáveis a cada evento. Elas podem ocorrer em borda de oceanos, lagos e rios, ou mesmo nas superfícies com gelo.

Pescadores competem por prêmios com base no peso total de determinada espécie de peixe em tempo estipulado de modo prévio. Este esporte evoluiu a partir de concursos locais de pesca nos grandes circuitos competitivos, em especial na América do Norte.

Concorrentes podem ser pescadores profissionais apoiados por endossos comerciais. Outras competições são baseadas em comprimento, com captura e libertação tidas como obrigatórias.

Na maioria dos torneios profissionais a pontuação é atribuída para cada peixe capturado. Os pontos atribuídos dependem do peso do peixe e da espécie. De modo ocasional a pontuação é dividida pela força da linha de pesca utilizada, rendendo mais pontos para aqueles que usam composições finas e fracas.

Em competições de marca e lançamento a pontuação fixa é concedida por espécie capturadas, dividida pela resistência da linha.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *