Os Esportes Off Road Prejudicam o Meio Ambiente?

Uma modalidade de esporte recente e que vem cada dia mais ganhando mais seguidores é o esporte off Road. Mesmo esse esporte tendo ganhado muitos seguidores nos últimos anos, muitas pessoas ainda não sabem o que é esse esporte. Como todos nós sabemos, um esporte trabalha com o corpo, o que acaba nos dando benefícios para a saúde. O off Road não mexe diretamente com o corpo, não podendo dar esse benefício para a nossa saúde, mas mexe diretamente com o meio ambiente, acontecendo em meio a trilhas de matas ou estradas. Esse percurso feito pelo off Road pode ser prejudicial ao meio ambiente, mas você sabe dizer o real motivo disso?

Os Esportes Off Road Prejudicam o Meio Ambiente?

Os Esportes Off Road Prejudicam o Meio Ambiente?

O Que é o Esporte Off Road?

Off Road é um termo vindo diretamente do vocabulário americano que, ao pé da letra, significa Fora de estrada. A tradução desse termo é justamente a forma como o esporte também é conhecido aqui no Brasil. O off road nasceu de uma necessidade, essa sendo oriunda da guerra. Os primeiros veículos foram criados durante a segunda guerra mundial e tinham como função transportar os soldados e suas tropas para locais de um acesso mais difícil.

O Que é o Esporte Off Road?

O Que é o Esporte Off Road?

Esse esporte pede que o seu praticante faça as devidas atividades exigidas em locais que não tenham estradas pavimentadas, calçadas e afins. Ou seja, o esporte deve ser feito em estradas de ‘chão e terra’.

Por ter essa exigência, a maioria dos esportes off roads são praticados em estradas distantes da cidade grande, que não tem infraestrutura urbana quase nenhuma e muitas vezes é em meio à flora e fauna. Por conta dessa consequência, os praticantes desse esporte acabam tendo um grande contato com a natureza, o que é desejado e muito apreciado por estes.

Esse esporte tem como objetivo fazer com que seus participantes superem as dificuldades de acesso e de locação que são dados pela própria natureza. Essas dificuldades a qual falamos é a poeira (que a terra produz), lama, pedras, buracos, subidas e descidas íngremes, e por aí vai.

É muito comum ver o off Road classificado como um esporte radical já que esse esporte está diretamente ligado à adrenalina e velocidade. Isso se deve por, durante a prática do esporte, os participantes se utilizarem de motos, jeeps, caminhonetes e até mesmo bicicletas, cavalos ou (pasmem) a pé. Mas se você pensa que os praticantes de off Road reclamam da adrenalina imposta pelo esporte, você está muito enganado. Os praticantes procuram essa adrenalina e consideram o esporte como uma terapia.

A Prática Do Off Road

Você pode encontrar esse esporte sendo praticado apenas como lazer mas também há as competições de off Road. Podemos citar como exemplo de competição de off Road os Enduros, Rallys e Raids. Uma das competições mais conhecidas aqui no Brasil é o Rally dos Sertões que, desde 2004, tem participantes de países vizinhos e é considerado o maior rally da América latina. A competição mais conhecida a nível mundial é o Rally Paris Dakar, o qual é considerado o maior e mais perigoso evento desse esporte. Muitos participantes chegam a morrer em acidentes nessa competição.

Como é considerado um esporte radical, seus participantes devem usar alguns equipamentos de proteção como capacete, luvas e óculos de proteção, mas essa lista pode aumentar, dependendo da modalidade de off Road que você pratique. Outra forma de garantir a proteção é manter o seu veículo com a manutenção em dia.

Danifica Ou Não o Meio Ambiente?

Como a prática desse esporte vem crescendo muito, os ambientalistas começaram a se manifestar preocupados com o meio ambiente. Por conta disso, muitas questões começaram a ser levantadas a respeito desse esporte, inclusive se a prática desse esporte danifica ou não o meio ambiente.

Como já dito no primeiro tópico, o off Road é praticado em uma área menos urbana, com mais terra e, por muitas vezes, com mais natureza. Esse mesmo ambiente é considerado ótimo para essa prática pois algumas modalidades, como a de quadriciclo e o mountain bike, permitem que sejam feitas manobras.

O grande problema é que a utilização irregular de espaços naturais e públicos pode prejudicar o meio ambiente. E qual o local que os praticantes de off Road preferem?

Tudo isso tem sido muito debatido e, inclusive, foi estabelecido uma data para que fosse estabelecido um mapeamento de áreas permitidas para a prática do off Road, limitando o acesso dos off roaders às terras públicas. Essa data venceu no ano de 2010.

Os off roaders ficaram indignados com essa solicitação pois, segundo eles, eles tem o direito de utilizar qualquer espaço público e natural. Os ambientalistas afirmam que alguns veículos não podem ter acesso a qualquer área natural pública. Por um lado, os ambientalistas tem razão já que muitas vezes os veículos tem acesso a locais que não são próprios para eles. Esse acesso inapropriado causa alguns efeitos no meio ambiente, como danificação do solo, da vegetação e a perturbação para a fauna.

  • Danificação do solo

Como o solo não é pavimentado, veículos pesados como caminhonetes, quadriciclos e afins podem rachar o solo, danificando raízes e causando tempestades de poeiras (que é prejudicial para os próprios off roaders) e o aumento de sedimentação dos canais.

  • Danificação da vegetação

Quando os veículos não passam por cima das plantas, os veículos acabam espalhando sementes, contribuindo para o aumento de ervas daninhas, que matam as plantas nativas.

  • Perturbação da fauna

Como o solo sofre erosões (danificação do solo) e até mesmo as plantas desaparecem ou aparecem ervas daninhas, os animais tem que ter uma locação de ambiente. Isso também ocorre porque os mesmos são incomodados pelo barulho muitas vezes ensurdecedor dos veículos.

Olhando por esse lado, podemos afirmar que os ambientalistas tem total razão. Estes pedem que alguns veículos, os que mais agridem o meio ambiente como motos (que espalham muitas sementes de ervas daninhas) e caminhonetes (que abrem as erosões) sejam proibidos. Outra sugestão dada, que também não é muito aceita pelos off roaders é a questão da delimitação de espaço. Muitos off roaders concordam que devem ser estabelecidas algumas regrasjá que eles próprios perceberam que, por ano, são vendidos mais de 1 milhão de veículos de off Road, mas eles não querem abrir mão de algumas modalidades ou de determinados espaços. O que podemos dizer é que ainda tem muita estrada pela frente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *