A Atmosfera Terrestre
A atmosfera terrestre é uma fina camada que é composta de gases e que é presa a terra pela força da gravidade. A função da atmosfera é proteger a vida na terra absorvendo a radiação ultravioleta que vem do sol. Essa proteção se mostra necessária porque os raos ultravioletas do sol aquecem a superfície da terra por meio do fenômeno de retenção de calor (o chamado efeito estufa).
Esse fenômeno ajuda a reduzir a variação extrema de temperatura entre o dia e a noite uma vez que o calor do sol é retido na superfície. Quando se observa a terra do espaço é possível vê-la como uma esfera de coloração azul e brilhante.
O efeito cromático é produzido através da dispersão da luz sola sobre a atmosfera.
O Ar Da Atmosfera
O ar seco que compõem a atmosfera contém em volume mais ou menos 78,09% de nitrogênio, 0,039% de gás carbônico, 0,93% de argônio, 20,95% de oxigênio e também pequenas quantidades de outros gases. Esse ar também contém uma quantidade que varia de vapor de água e que fica em média em torno de 1%.
A massa aproximada da atmosfera é de 5 x 1018 kg, ¾ dessa massa está situada nos primeiros 11 km desde a superfície. Conforme aumenta a altitude da atmosfera terrestre mais tênue ela se mostra. Não podemos definir um espaço entre a atmosfera terrestre e o espaço exterior.
Para se ter uma ideia a atmosfera só passa a ser percebida na reentrada atmosférica de um ônibus espacial a partir de altitudes inferiores a 120 km. Em geral o limite entre a atmosfera e o espaço exterior é a linha Kármán que fica a mais ou menos uns 100 km de altitude.
A Composição
A composição da atmosfera terrestre é feita principalmente de argônio, nitrogênio e oxigênio. Os demais gases restantes na atmosfera são referidos como gases traços e dentre eles estão aqueles que fazem parte do efeito estufa, como por exemplo, vapor de água, metano, ozônio, óxido nitroso e dióxido de carbono.
Quando o ar da atmosfera é filtrado pode conter vestígios de muitos compostos químicos. O mais curioso é que substâncias naturais podem ser encontradas em quantidades ínfimas, mas podem ser encontradas em amostras de ar mesmo que não purificadas.
Além de elementos naturais e dos que já foram citados acima é possível encontrar também poluentes industriais como o cloro, mercúrio, compostos de flúor, dióxido de enxofre dentre outros.
Vapor De Água
O vapor de água da atmosfera terrestre é encontrado principalmente nas camadas que ficam mais baixas da atmosfera e tem um importante papel de regulador da ação do sol encima da superfície terrestre.
A quantia de vapor de água presente na atmosfera varia de acordo com as condições climáticas de diferentes regiões do planeta. Os níveis de evaporação e precipitação vão sendo compensados até que chegam a um equilíbrio na baixa atmosfera.
O vapor de água que está nas camadas inferiores está muito próximo ao ponto em que chega a saturação. A água então se torna líquida quando a sua concentração chega em 4% na baixa atmosfera.
Em área como desertos o vapor de água pode ser quase nulo, já em outras áreas pode chegar a um nível perto da sua saturação. Isso é bem comum nas regiões equatoriais, nesses pontos a precipitação pluvial é constante o ano todo.
Camadas e Áreas De Descontinuidade
A temperatura sofre variações em cada camada da atmosfera terrestre, por isso mesmo a relação matemática entre temperatura e altitude também varia. A forma convencional de separar a atmosfera em camadas prevê cinco camadas diferentes. Três dessas camadas são relativamente quentes e são separadas por duas camadas relativamente frias.
Os contatos que acontecem entre essas camadas são áreas de descontinuidade e recebem o sufixo “pausa” após o seu nome.
O Que é a Mesopausa
O estudo geográfico do planeta é algo muito interessante e que sempre nos reserva alguma coisa que ainda não conhecemos. A Mesopausa é uma das regiões que poucos conhecem, mas que gera bastante interesse de estudo.
Para quem não conhece a Mesopausa é a região da atmosfera que determina o limite entre uma atmosfera com difusão molecular e outra com massa molecular constante. A Mesopausa situa-se a aproximadamente 90 km de altitude, é a região em que a temperatura mais baixa pode chegar a cerca de -80°C. As reações de quimiluminescência acontecem na região da Mesopausa.
O Que é Quimiluminescência?
O fenômeno conhecido como quimioluminescência consiste na produção de luz através da reação química de dois produtos químicos. Os dois produtos reagem e formam um intermediário excitado (com alta energia), ele se decompõem e libera parte da sua energia na forma de fotões de luz para poder alcançar o seu estado fundamental.
Tropopausa
A região que se chama tropopausa é a camada intermediária que fica entre a troposfera e a estratosfera, fica situada numa altura média de 17 km sobre a linha do Equador. A distância dessa camada em relação ao solo costuma variar de acordo com as condições climáticas da troposfera, da latitude e da temperatura do ar dentre muitos outros fatores.
Quando existe algum tipo de agitação na troposfera como, por exemplo, muitas correntes de convecção, a tropopausa tende a subir. Isso acontece por causa do aumento do volume do ar na troposfera, quando este aumenta a tropopausa é empurrada como consequência.
Estratopausa
A Estratopausa é a região que faz o limite entre a estratosfera e a mesosfera e também onde a temperatura para de aumentar conforme a elevação da altitude, isso marca o início da mesosfera.
Termopausa
A região limítrofe que fica entre a termosfera e a exosfera se chama Termopausa ou exobase. Fisicamente toda a radiação solar incidente tem a sua atuação abaixo da termopausa.
Um Estudo Fascinante
As camadas que compõem a atmosfera são bastante interessantes de serem estudadas cada uma com a sua característica predominante. É bem interessante poder entender como tudo acontece e funciona em nosso planeta.
A Mesopausa é apenas um pedaço desse intrincado quebra cabeça, um assunto que faz parte da nossa vida mesmo que nem percebamos isso.