Hortas Urbanas: Agricultura Urbana

O cenário urbano e muitas vezes cinza das grandes metrópoles não combina muito com canteiros repletos de pés de alface, cenoura, entre outros vegetais. Porém, esses dois cenários tão diferentes e opostos tem começado um tipo de coexistência muito interessante e que pode se refletir diretamente na qualidade do ar dos grandes centros urbanos.

As chamadas hortas urbanas tem se tornado cada vez mais populares em cidades como São Paulo, por exemplo. Um dos pontos mais legais desse tipo de horta é poder ocupar uma área urbana que seria um reduto da marginalidade de uma maneira mais positiva para todos.

O alto dos prédios das cidades tem se tornado o espaço para que essas hortas ganhem vida. Uma ideia que está sendo utilizada pela Associação Global de Desenvolvimento Sustentável (AGDS) na cidade de São Bernardo do Campo (SP) é a de usar o terrenos da Eletropaulo em que ficam as torres de transmissão de energia para criar uma grande horta em meio a cidade.

Existem inúmeras outras possibilidades de locais dentro das cidades para serem criadas hortas urbanas que ajudam a filtrar um pouco da poluição dos carros. Saiba mais sobre esse toque de verde na tela cinza das grandes cidades.

Hortas Que Alimentam

Em São Paulo as hortas comunitárias tem tido um papel que vai além de revitalizar a cidade tem o objetivo de levar verduras frescas para a mesa da população mais carente. Outro ponto importante de citar em relação a essas hortas é que elas ajudam a revitalizar áreas urbanas que antes representavam uma área de risco dentro da cidade.

Existe um movimento para que as áreas improdutivas e poluídas sejam substituídas por hortas que levem alimento para mais pessoas. Além da transformação de áreas abandonadas das cidades as hortas urbanas têm sido levadas para dentro das escolas públicas.

Como Fazer Uma Horta Urbana

É possível se inspirar nesses exemplos de revitalização através da criação de hortas urbanas em terrenos ociosos da sua cidade. Para que tudo seja feito da maneira correta é importante entrar em contato com o proprietário ou com a prefeitura para pedir o uso do solo. Contrate um agrônomo para fazer a análise do solo e depois disso você junto com a comunidade pode criar uma bela horta urbana.

Horta no Telhado

Um tipo de horta urbana que tem ganhado cada vez mais espaço nas grandes cidades é aquele pode ser visto de cima, ou seja, nos telhados dos prédios e casas. Quem não tem espaço hábil para ter um jardim, por exemplo, pode aproveitar essa área para começar a cultivar os seus próprios legumes e verduras.

Um exemplo interessante desse tipo de horta é o shopping Eldorado em São Paulo. Foi construída uma horta de 1.000 m2 em que são reaproveitados cerca de 600 kg de resíduos da praça de alimentação por dia além dos restos da poda do jardim do shopping.

A ideia do shopping foi fazer o plantio numa composteira no subsolo do prédio de maneira que é produzido um substrato natural que pode ser usado para adubar as alfaces, o quiabo, cidreiras, tomates entre outros. O que é colhido nessa horta é distribuído entre os funcionários das lojas do empreendimento. Para evitar os odores e acelerar o processo da compostagem (que geralmente leva até 180 dias) foram criadas duas enzimas pelo Bio Ideias.

Agricultura Urbana – Críticas

Como tudo na vida as hortas urbanas e a agricultura urbana como um todo sofre críticas. Os dois principais pontos levantados pelos críticos é o de que se trata de uma prática agrícola de pequena escala e pouco produtiva. Os especialistas rebatem afirmando que esse tipo de prática tem um cunho muito mais educativo e ambiental do que o objetivo de produzir em larga escala.

Uma sugestão que alguns especialistas em agricultura urbana dão é que o governo passe a conceder abatimento no IPTU de casas e empresas que realizarem a compostagem dos seus resíduos orgânicos em hortas. Mesmo que não possam abastecer a mesa de muitas pessoas as hortas urbanas contribuem para o ambiente como um todo.

Inspiração Que Vem de Fora

Sempre podemos aprender alguma coisa com a forma como os outros países fazem as coisas. Uma inspiração interessante é a dos cultivos orgânicos realizados nos bairros de São Francisco, Califórnia nos Estados Unidos. Após serem feitas algumas mudanças na legislação municipal se tornou possível a criação de fazendas produtivas em alguns bairros da cidade.

Para que fosse possível o cultivo de alimentos em áreas urbanas a prefeitura mudou os regulamentos acerca do zoneamento da cidade. Também foi criado o sistema de compostagem municipal que faz a transformação dos resíduos orgânicos em insumo que pode ser utilizado nas hortas públicas.

O Exemplo de Cuba

Em Cuba também existe apoio as iniciativas espontâneas da população, isso se deu por um acontecimento histórico. Na década de 90 a cidade de Havana se viu numa situação complicada em relação ao abastecimento de alimentos devido a crise da então União Soviética que era a responsável por boa parte do que ia para a mesa dos cubanos bem como pelos fertilizantes e pesticidas.

Para contornar a falta de alimentos os moradores de Havana passaram a utilizar os terraços, pátios e terrenos disponíveis para fazer a plantação de alimentos básicos como feijão, bananas, tomates entre outros. O cultivo dos alimentos era feito nos próprios bairros da cidade porque o transporte da ilha também enfrentava grandes dificuldades.

O governo percebeu uma oportunidade de resolver o seu grande problema de falta de alimentos e então criou o Departamento de Agricultura Urbana e liberou o cultivo dos terrenos que não tivessem uso produtivo e ainda treinou agentes públicos para auxiliar a população para fazer as suas hortas urbanas.

Estima-se que cerca de 80% dos alimentos frescos de Cuba são provenientes da agricultura urbana. Os produtos em sua maioria são orgânicos e sem a intervenção de pesticidas. Uma forma de reduzir a falta de alimentos pela qual a ilha passou e também fazer com que a própria população colocasse a mão na terra para produzir esses alimentos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *