Florestal – Minas Gerais

Florestal é uma cidade do Estado de Minas Gerais, com muito pouco moradores, em torno de 6.800, sendo que está localizada bem próxima da capital Belo Horizonte, a 70 km, para que se situe melhor a 24 km de Pará de Minas e a  47 Km de Itaúna,com seu limite a norte e a leste com Esmeraldas, tendo como marco divisor o Córrego Candonga, ao sul e a oeste com Pará de Minas, tendo como divisão o Córrego das Contendas e ao leste com Mateus Leme e Juatuba.

Seu início se deu por volta do século XVIII, uma época que fazia com que o povoado  viesse a ser movimentado, devido ao tráfego por lá pelos Bandeirantes Paulistas, que iam para as Minas de Pitangui procurando metais preciosos, os Bandeirantes desbravavam tudo e  criando os povoados.

Florestal – Minas Gerais

Florestal – Minas Gerais

O roteiro utilizado por eles que acompanhava o Rio Paraopeba, ia abrindo picadas a procura de ouro, e ao longo de todo esse percurso ia deixando caminhos abertos e os povoados.

No início Florestal chamava-se Guarda-Mor Salles, dado este nome devido ao primeiro fundador que foi em 1845, que chegou onde tudo era inexplorado localizado à esquerda do Rio Paraopeba,sendo que foi bem as margens do Ribeirão das Lages que ele construiu a sua residência, que foi a primeira a ser feita, sendo demolida em 1941.

Guarda-Mor Salles  era Distrito de Mateus Leme que por sua vez pertencia  ao Município e Comarca  de Pará de Minas, portanto a população dependida de Mateus Leme. Em 1911 o povoado de Guarda-Mor  passou a chamar Florestal, um nome justo ao local, devido a floresta imensa que havia naquelas terras.

Florestal – Minas Gerais

Florestal – Minas Gerais

Foi somente emancipada passando a ser cidade em 30 de dezembro de 1962, e continua a ter como sua Comarca Pará de Minas, havendo a instalação do Município em 1 de março de 1963.

Iniciou-se através da corrida aos minérios valiosos, ouro, as pedras preciosas como carro chefe, depois veio o café e assim foram os ciclos econômicos do país, criou–se também o barroco  originário de Minas e que perdura até hoje em suas cidades.

Com toda a grandeza do ouro e das pedras preciosas, o mineiro tornou-se um amante do que era belo e fez da Fazenda Cachoeira um vínculo cultural da história da arquitetura barroca, sendo que ela foi construída em 1817 pelos escravos que viveram ali por 71 anos,e produziam leite, café e algodão.

Florestal – Minas Gerais

Florestal – Minas Gerais

Com um estilo único característico barroco, casarão de quase 1000 m², foi construído em barro, madeira e pedra, contém 12 quartos com seus banheiros, salão de visitas, salão de jantar, refeitório estilo grandes casas mineiras, cozinha, despensa, com um acervo incalculável de mobiliário estilo colonial.

Com passagem do quarto principal para a senzala, quando os homens que respeitavam os resguardos do nascimento dos seus filhos atravessavam esta passagem para possuírem suas escravas, motivo pelo qual eram tantos os mestiços.

Florestal com suas primeiras fazendas tinha uma movimentação acirrada por escravos, engenhos de cana, o açúcar, a rapadura, a cachaça, a engorda de porcos, algodão e cereais diversos. Florestal foi também um grande produtor de madeira de lei.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Adorei… Achei, completamente, admirável o perfil do município, aqui descrito. Durante todo o relatado, pude observar que as características têm tudo à ver com a minha pessoa. Pois, tenho 57 anos, divorciado, advogado militante há mais de 24 anos, com atuação, outrora, em todos os ramos do direito, e, por fim, CONSULTORIA(em geral), ASSESSORIA JURÍDICA, e, em lides forenses, exclusivamente, DIREITO PREVIDENCIÁRIO FEDERAL(rural), DIREITO PENAL, DIREITO CIVIL(de família, principalmente, dissolução conjugal), etc.
    Atualmente, por motivos, meramente, pessoais, particulares e familiares, gostaria de atuar em um município como Florestal que, sem a menor ironia e demagogia, adoraria residir e atuar aí. Ser-me-ia, altamente, agradável e saudável. Creio. (…)
    Com carinho, Adilson Dória Alves Pereira.

    Adilson Dória Alves Pereira 22 de janeiro de 2014 21:33

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *