Consumo de Energia Elétrica no Brasil

O Mapa do Consumo de Energia Elétrica no Brasil

A grande concentração do consumo de energia elétrica no Brasil está na região Sudeste e no que concerne ao setor industrial. Observando países em desenvolvimento, como o Brasil, em todo o mundo constatou-se que a demanda por energia cresce a taxas maiores que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).

Dessa forma o crescimento da indústria no Brasil tem sido o grande motivo para o aumento da demanda de energia elétrica no país. Para se ter uma ideia durante a década de 70 (período histórico em que houve um grande crescimento econômico e industrial no Brasil) a taxa de aumento da demanda da energia elétrica ficou em 11%.

http://www.youtube.com/watch?v=Ljlxsef_hFw

A década seguinte, 80, teve um crescimento econômico bem mais baixo, porém, a demanda de eletricidade cresceu numa média de 4% por ano. O Plano Real na década de 90 contribuiu para uma taxa de crescimento médio da demanda de cerca de 6% por ano.

No período de 2002 a 2007 a taxa média de aumento da demanda foi de 4,9% diante de um crescimento do PIB de aproximadamente 3,7% ao ano no mesmo período observado. No ano de 2008 a demanda total de energia do país cresceu 4,8% com uma taxa de apenas 5,1% da economia brasileira.

O Setor de Energia Elétrica no Brasil

Para compreender a lógica de consumo de energia elétrica no Brasil é importante conhecer melhor o sistema elétrico do país. Esse sistema é composto pelo Sistema Interligado Nacional que oferece cobertura da área mais populosa do território nacional e também pelos Sistemas Isolados que atendem a demanda da região Norte do Brasil.

Ao todo são cinco Sistemas Isolados que fazem a cobertura, de forma conjunta, de cerca de 45% do território brasileiro. Entretanto representam apenas 2% da demanda total de energia do Brasil. Enquanto o Sistema Interligado Nacional tem a sua base de geração hidrelétrica os Sistemas Isolados são abastecidos quase que totalmente a termelétricas. Elas são movidas por óleo diesel e óleo combustível.

Outras Fontes de Energia

Mesmo que a concentração da geração de energia do Brasil seja a energia hidrelétrica existe a participação de outras fontes. O objetivo é com o passar dos anos ir diminuindo a dependência do país dos recursos hídricos que estão sempre vulneráveis devido as oscilações de chuvas.

A geração de energia termelétrica representa cerca de 20% da capacidade instalada total do Brasil. Existe uma grande concentração na geração a gás e essa concentração tende a ir sendo reduzida com o passar dos anos. Isso porque existem restrições no fornecimento do gás e também por que existe um movimento que incentiva o uso de fontes renováveis de geração de energia como a energia eólica e a de biomassa.

Energia Eólica no Brasil

O Brasil também tem se mostrado preocupado com a situação do planeta e com a necessidade de usar fontes limpas e renováveis para gerar a sua energia elétrica. Uma das formas de gerar energia através de uma fonte limpa e renovável é a energia eólica.

A Geração de Energia Eólica no Brasil

O Brasil tem um grande potencial para a geração de energia elétrica a partir do uso de vento uma vez que possui um território de dimensões continentais. Porém, esse potencial ainda não está sendo bem utilizado já que o país produz apenas cerca de 1.200 megawatts (cerca de 0,6% de participação no sistema elétrico nacional).

No total o Brasil conta com apenas 46 parques eólicos (as chamadas usinas eólicas) em todo o seu território nacional. Se considerarmos o tamanho do país 46 é um número bem tímido.

Energia Elétrica Eólica em Expansão

Porém, o país tem corrido atrás desse prejuízo e o Governo Federal já trabalha com o desenvolvimento de cerca de 140 novos empreendimentos de usinas eólicas em todo o Brasil. A atuação desses novos parques eólicos irão garantir que haja a produção de cerca de 5 mil megawatts que representam 4,2% de participação na demanda do sistema elétrico do país.

A expansão desse tipo de energia limpa tem sido um chamariz para empresas internacionais que observam nesse crescimento uma segurança maior para o futuro energético da nação em que pretendem se instalar.

A Importância da Energia Eólica

A importância de gerar energia elétrica através de fonte eólica é bastante grande, pois se trata de um passo em direção a produção de energia limpa e renovável. A energia eólica é um dos caminhos para o desenvolvimento sustentável.

Os Principais Parques Eólicos do País

Complexo Eólico Alto Sertão I

Esse parque fica no semiárido baiano e se trata do maior gerador de energia através do vento do país e da América Latina como um todo. No total o parque conta com o trabalho de 184 torres que são capazes de gerar cerca de 294 megawatts de energia (em torno de 30% de toda a energia eólico que é produzida no país).

A inauguração do parque aconteceu em junho de 2012 e pertence a a empresa Renova Energi. O investimento para que esse parque saísse do papel foi de cerca de 1,2 bilhão de reais.

Parque Eólico de Osório

Esse parque foi construído na cidade de Osório, no Rio Grande do Sul, e se trata do segundo maior produtor de energia eólica do país. Tem capacidade instalada para produzir cerca de 150 megawatts.

Usina de Energia Eólica de Praia Formosa

A usina está localizada no município de Camocim no Ceará, a sua capacidade instalada gira em torno de 104 megawatts.

Parque Eólico Alegria

A instalação do parque tem capacidade para a produção de 51 megawatts e se encontra na cidade de Guamaré que fica no estado do Rio Grande do Norte.

Parque Eólico do Rio de Fogo

Um parque eólico que possui capacidade instalada para produzir cerca de 41 megawatts. Está localizado na cidade de Rio do Fogo também no estado do Rio Grande do Norte.

Parque Eólico Eco Energy

Localizado na cidade de Beberibe, no Ceará, possui uma capacidade instalada de cerca de 25 megawatts.

O Brasil tem trabalhado para conquistar uma autonomia no segmento de energia elétrica produzida por meio de fontes renováveis o que demonstra um grande passo em direção a um desenvolvimento sustentável. A energia eólica pode ser a principal fonte de energia do país se houver investimento para isso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *