Como é Formada a Poeira Estelar

O universo é repleto de fenômenos naturais incríveis e quando podemos presenciar esses fenômenos, eles se tornam ainda mais belos e emocionantes. Alguns desses fatos acontecem com muita frequência e nem nos damos conta de quão belos são. O nascer e o por do sol, por exemplo, quando temos a oportunidade de presenciar um desses dois fenômenos ou até mesmo ambos, nos sentimos encantados pela beleza do momento. Como é algo que habituamos ter todos os dias, não nos importamos tanto com o fato.

Como é Formada a Poeira Estelar

Como é Formada a Poeira Estelar

Um desses fenômenos maravilhosos que acontece na natureza, mais precisamente no nosso céu é chamado de Poeira Estelar ou Poeira Interestelar. Aqui, vamos conversar um pouco sobre esse assunto e entender como e porque ele acontece. Se você admira fenômenos naturais, principalmente os que acontecem no céu por serem geralmente os mais bonitos.

Conheça um pouco então sobre Poeira Estelar.

O Que é Poeira Estelar

Quando falamos em poeira, logo nos lembramos das pequenas partículas de pó que constantemente encontramos por todas as partes como nas nossas casas ou na rua. A poeira estelar é basicamente a mesma coisa só que esse “pó” está solto no universo.

A poeira estelar nada mais é do que uma poeira gerada a partir de colisões, de rastros deixados por asteroides, de cometas ou outros componentes da Via Láctea.

O Que é Poeira Estelar

O Que é Poeira Estelar

Características Da Poeira Estelar

Como já é sabido, as poeiras estelares ou interestelares são grãos de poeira que permanecem no nosso céu com uma dimensão de aproximadamente 1 décimo de mícron. Toda a poeira estelar existente hoje no universo, caracteriza aproximadamente entre 1 e 2% de toda a massa do material estelar existente na Via Láctea.

As poeiras interestelares possuem em sua composição silicatos e material carbonáceo, sendo compostos de estrutura não cristalina. A composição exata das poeiras estelares ainda não foi totalmente identificada, mas de acordo com astrônomos, os grãos que geram essa poeira, são bem porosos, fato que se confirma pela densidade desse fenômeno.

De acordo com alguns estudos feitos, as poeiras estelares que se formam no interior de nuvens moleculares possuem grãos cobertos de gelo no estado bem sólido. Chamamos de nuvens moleculares, as imensas nuvens formas pelos grãos de silicatos ou os materiais carbonáceos presentes nas poeiras estelares.

Big Bang – A Primeira Grande Poeira Interestelar Da História

Há mais de 14 bilhões de anos atrás, o nosso universo sofria uma grande explosão devido um super aquecimento de moléculas. A partir dessa explosão, a nossa Via Láctea foi formada e consequentemente todos os seus planetas, estrelas e tudo o que a compõe.

Podemos dizer, a partir da teoria de formação do universo, que a imensa poeira do Big Bang pode ter dado origem à milhões de estrelas e nebulosas que podemos encontrar hoje no nosso céu. Diversas teorias de defesa do Big Bang já foram lançadas e algumas atestam que o universo pode sofrer uma nova explosão, claro que em proporções menores, devido a expansão que ocorre desde esse primeiro acontecimento.

É Possível Ver Uma Poeira Interestelar?

Sim, desde que você possua localização adequada e um microscópio para que isso aconteça. Como existem os movimentos de rotação e translação do nosso planeta, em determinados momentos não é possível encontrar poeira interestelares em nossos céus, apesar de que elas são bem comuns.

Para se ter a real noção de como era esse fenômeno mais de perto, diversos satélites já foram enviados ao universo para fotografar e gravar imagens de poeiras interestelares, foi o mais visível e próximo que se chegou desse fenômeno. Na internet é possível encontrar uma infinidade de fotos maravilhosas coletadas através desses satélites, então caso você não tenha sucesso com o seu microscópio, pode fazer uma pesquisa e obter ótimos resultados.

O Primeiro Contato Com a Poeira Interestelar

Em março de 2010, a NASA anunciou em mídias do mundo inteiro, o primeiro contato real com partículas de poeira estelar. Essas partículas foram coletadas por uma nave chamada Stardust que realizou uma viagem interplanetária de sete anos de duração, percorrendo 4,8 bilhões de quilômetros do nosso universo e em determinado momento, cruzou alguma nuvem de poeira estelar, tendo seus resíduos, se afixado na nave.

A poeira recolhida da Stardust foi provavelmente colhida de um cometa denominado Wild. Essa coleta na verdade não teria sido ocasional já que a nave possuía um dispositivo implantado em sua parte externa justamente para essa função.  O resíduo de poeira interestelar coletado pela Stardust possuía 1.7 metros de comprimento, 66 centímetros de largura e o mesmo de profundidade e pesava 385 quilos.

A Poeira Interestelar Na Formação De Nebulosas

Devido a sua composição bem densa, as poeiras formadas no meio interestelar ajudam a compor imensas nebulosas no nosso céu. Geralmente os astrônomos ou admiradores dessa área conseguem as mais belas imagens formadas a partir das nebulosas de poeira interestelar e estas são completamente visíveis à telescópio,

Apesar da maioria das nebulosas formadas por poeira interestelar serem escuras, já houve fenômenos onde outras cores ganharam muito destaque, como o rosa, o vermelho e até o amarelo. Isso acontece quando a nebulosa de poeira está localizada bem atrás da luz do sol ou das estrelas.

Pequenas Mas Perigosas

Como podemos perceber mais acima, quando a NASA detectou um resíduo de poeira interestelar em uma nave, o peso de apenas um pequeno meteorito de pouco mais de 1 metro é bem imenso. Por isso as pesquisas e análises acerca do assunto já que encontrarmos poeira estelar no céu é bem comum, mesmo estas nunca terem ameaçado diretamente o nosso planeta, sendo mais habituais em Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Poeira Das Estrelas – a Série

A série foi transmitida pelo programa Fantástico da Rede Globo de 20 de agosto de 2006 até 5 de novembro do mesmo ano. Foram portanto 12 capítulos, narrados pelo jornalista Zeca Camargo, contanto como acontecia os fenômenos que geravam a poeira estelar, assim como mostrando tais acontecimentos desde o início do universo.

Toda a série foi baseada no livro de Marcelo Gleiser que leva o mesmo nome da série.

No Canal Poeira das Estrelas no Youtube, vocês podem conferir os 12 capítulos da série. Clique aqui e confira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *