O Brasil é o fornecedor mais forte e importante no mundo de suco, graças a exportação de suco de laranja. A nossa agricultura da fruta é fortíssima e de grande importância também dentro do território nacional. Muitos pequenos agricultores têm como renda única o lucro que dá o cultivo de laranja.
O chamado cinturão citrícola, isto é, a localização que está concentrada no Brasil a maior área de plantação de laranja fica na região do Triângulo Mineiro e no estado de São Paulo. Porém, em outros estados e cidades, o cultivo da laranja também desempenha um bom papel e é de sucesso.
Cultivar laranja é bem mais simples do que possa parecer, começando pela não exigência de uma área muito extensa. No fundo do quintal de casa dá para se cultivar a fruta. O que a árvore precisa mesmo para crescer bonita e forte e dá bons frutos é de uma boa terra e de um agricultor que dedique-se ao cultivo.
Vale ressaltar que no Brasil temos uma grande variedade de tipos de laranja, que podem ser encontradas de acordo com a região do país. Algumas, estão por toda parte, de Norte a Sul.
O Sucesso da Laranja nas Famílias Brasileiras
A laranja é uma fruta muito apreciada pelos brasileiros, mas ela também conquista o paladar com os seus derivados, sendo o principal deles, o suco da fruta.
Outros produtos também podem ser feitos com a laranja, como por exemplo, as compotas, os doces, as geleias e os licores.
Além de ser saborosa, a laranja é rica em vitaminas, as principais delas são: a vitamina C, fósforo, sódio, cálcio, e potássio.
As folhas dá laranja também são aproveitadas. Com a sua infusão é possível fazer chá que ajuda a acalmar, a diminuir febre e até mesmo aliviar a dor da enxaqueca.
No Brasil podemos saborear a laranja o ano todo. A fruta não falta nunca em supermercados ou hortifrútis, porém, o período em que o pomar está cheio e a laranja mais saborosa é entre abril e dezembro.
As Características das Laranjeiras
Elas não exigem muito espaço para o cultivo, mas as árvores podem chegar a 8 metros de altura. Possuem copa densa, as folhas são de textura imponente, arredondas e pequenas e os pés não ultrapassam o porte médio.
A laranjeira é uma árvore perfumada e isso faz com que elas virem um “ponto de encontro” as abelhas. Elas gostam do néctar das pequenas flores brancas que aparecem na árvore. Aliás, quando essas flores delicadas surgem é sinal de que em breve os deliciosos frutos estarão pronto.
A casca da laranja pode variar de cor, de alaranjada, passando por vermelho e a amarelo bem claro. Assim como o sabor, a laranja lima, por exemplo, é muito dolce, mas outros tipos, mesmo que doce, porém, estar mais ácidas.
A laranja tem sua origem na Ásia, mas as árvores que temos no Brasil não são exatamente iguais. Elas foram se modificando com o passar do tempo e com a mudança de continente.
Em consumo de laranja, o Brasil é líder desde 1980.
Aprenda a Cultivar Laranja no Seu Quintal
Como fazer:
- O primeiro passo é comprar as mudas para fazer o seu cultivo. Atenção: elas devem ter sido preparadas 30 dias antes do cultivo. O método mais adequado para se ter mudas de laranjeira é usando a técnica da enxertia ou usando simplesmente as sementes da fruta.
- O ideal é que essa muda tenha a altura de um metro.
As variedades das laranjas:
- Como podemos encontrar vários tipos de laranjas é necessário observar aquela que será plantada e qual o período ideal. Normalmente, são os seguintes: de março a abril, de maio a julho ou de agosto até dezembro.
- Se você não conhece bem os tipos de laranja é melhor pedir orientação no lugar onde está adquirindo as mudas.
- Outra possibilidade é plantar vários tipos de árvore e garantir a colheita o ano todo.
- No Brasil, a laranja mais cultiva é a laranja-pera.
O ambiente necessário para se cultivar laranja:
- A laranja gosta de temperaturas altas variando entre 23 e 32 graus. Porém, como falamos de uma fruta com uma grande variedade, algumas se adaptam a outro tipo de temperatura.
- Além do calor elas gostam muito da luz do sol, por isso, é importante que o terreno receba os raios solares durante boa parte do dia.
Sobre o espaço e o plantio:
- As mudas certas fazem toda a diferença na hora do plantio, por esse motivo, prefira aquelas que foram certificadas durante o período de chuvas. Mas, na hora de plantá-las, é possível fazer o ano todo. Porém, se o cultivo vai pegar mais rápido ou não dependerá do dia em que foi plantada. Normalmente, quando o cultivo é feito em um dia nublado, elas crescem mais rápido.
- O plástico que vem envolvendo a muda deve ser retirado antes do cultivo e ela deve ficar pouco acima do nível do solo, calcule 5 centímetros.
- Verifique o espaço entre uma muda ou outra: entre 6 e 7 metros e as covas devem ter a seguinte medida: 40 x 40 x 40.
- Fique de olho no solo ao cultivar a laranja. Ele não poderá encharcar e por isso, deve ser entre argiloso e arenoso, permeável e profundo, seguindo a medida anterior.
- Para ajustar o pH que deve ficar entre 5 e 6 verifique se haverá a necessidade de colocar calcário na terra. E na primavera e verão, ela deverá receber um pouco de adubo orgânico.
Atenção a Alguns Cuidados ao Cultivar a Laranja
- As brotações que surgirão no primeiro e segundo ano logo depois do cultivo precisam ser eliminadas. Não use ferramentas, faça com as mãos.
- Retire todos os galhos que estiverem doentes ou mortos.
- Cuidado com o ataque de: lagartas, ácaros, cochonilhas, pulgões, formigas e moscas-das-frutas.
- As doenças que podem atingir a sua laranjeira são: cancro cítrico, mancha preta, verrugose e melanose. Qualquer uma delas pode causar um grande prejuízo, principalmente para os produtores pela velocidade com que essas doenças conseguem se alastrar em toda uma plantação.
- Caso ela seja atacada por uma daquelas doenças é necessário arrancar e queimá-la.
A colheita das laranjas depois do cultivo dura em média 3 anos.
Pensando em cultivar laranja para fins comerciais: calcule que a cada um hectare será possível plantar entre 360 a 800 árvores. A grande variação é de acordo com o tipo e o seu vigor.