Anistia Internacional: Defesa dos Direitos Humanos

A organização Anistia Internacional é uma organização não-governamental que defende os direitos humanos. A sua fundação aconteceu em 1961 e foi feita pelo advogado Peter Benenson. O advogado reagiu a publicação de uma notícia que foi publicada no jornal Daily Telegraph a respeito da condenação injusta de dois estudantes portugueses.

Os dois jovens foram condenados a sete anos de prisão pelo simples fato de terem gritado “viva a liberdade” em pleno regime do ditador Salazar. Diante de tal injustiça o advogado começou a apelar para que países soltassem pessoas que haviam sido condenadas por motivos de pensamento, convicções políticas e religiosas, além de preconceitos de raça ou língua.

No dia 28 de maio de 1961 o movimento foi lançado de forma oficial através do jornal The Observer por meio do artigo The Forgotten Prisioners. O artigo denunciava inúmeros casos de prisões irregulares pelo mundo.

O Que Faz a Anistia Internacional

O foco principal da atuação da Anistia Internacional é investigar denúncias de prisões por motivos políticos, execuções e torturas. Para que isso possa ser feito o Secretariado Internacional faz o recolhimento das informações necessárias sobre o caso através do seu Departamento de Investigação.

Quando parece necessário missões de investigação são enviadas para averiguar melhor a situação ou mesmo somente para observar os julgamentos. Para que o seu julgamento seja sempre imparcial o movimento se obriga a ser sempre imparcial na tomada das suas decisões.

Sendo assim as células de base não recebem e não tratam casos que se refiram com o seu próprio país. São consideradas exceções os casos em que o objetivo é fazer a divulgação ativa dos direitos humanos, luta contra pena de morte ou mesmo para proteger refugiados que estejam sendo perseguidos nos países de origem.

No Que Acredita a Anistia Internacional

Como a Anistia Internacional é um movimento mundial independe tem uma atuação bastante específica na prevenção contra violações de direitos humanos, trata-se de uma instituição que é imparcial. A principal crença da Anistia Internacional é que os Direitos Humanos são indivisíveis e interdependentes.

Dessa forma a organização promove os direitos humanos que estão descritos na Declaração Universal dos Direitos do Homem bem como em outros tratados internacionais que são reconhecidos pelas Nações Unidas. Para a Anistia Internacional a proteção dos Direitos Humanos é algo de responsabilidade internacional.

Esse conceito que é aceito pela ONU significa que os Governos precisam ser responsáveis diante do mundo todo pela proteção dos direitos dos seus cidadãos. Dessa forma as instituições internacionais de direitos humanos têm o direito de intervir e questionar as atitudes bem como expressar a sua preocupação quando acreditam que os direitos humanos foram violados pelo governo de qualquer país.

O Nobel da Paz da Anistia Internacional

O trabalho realizado pela Anistia Internacional é de suma importância para evitar que grandes injustiças sejam cometidas. Devido a isso no ano de 1974 o presidente da organização Sean MacBride recebeu o Nobel da Paz. Após três anos foi a vez da instituição receber o prêmio.

Ficha Técnica da Anistia Internacional

Matriz

A matriz da Anistia Internacional está localizada em Londres, Inglaterra.

Fundadores

O fundador dessa importante instituição é o advogado britânico Peter Benenson.

Data de Fundação

A fundação formal da Anistia Internacional aconteceu em 28 de maio de 1961.

O Símbolo da Anistia Internacional

A identidade visual da Anistia Internacional consiste num fundo preto com letras e imagens em branco. Também tem o desenho que é uma vela envolta em arame farpado. Nesse contexto o arame representa a opressão e a vela a esperança de que seja possível acabar com essa opressão.

Objetivo da Anistia Internacional

Realizar uma campanha em prol dos direitos humanos.

Quantidade de Membros

Estima-se que a Anistia Internacional tenha em torno de 2,2 milhões de membros.

Os Funcionários da Anistia Internacional

Em geral a Anistia Internacional conta com o trabalho de voluntários. São nove pessoas Comitê Executivo Internacional, cinco pessoas na Equipe de Liderança Sênior e um secretário-geral.

Site

Quem deseja saber mais sobre a Anistia Internacional pode acessar o seu site em www.amnesty.org.

As Principais Realizações da Anistia Internacional

A Anistia Internacional trabalha sempre em busca de justiça para pessoas que tenham sido presas de forma injusta principalmente nos casos de prisioneiros políticos. As campanhas que a instituição realizou ao longo dos anos foram muito importantes para conseguir a libertação de presos políticos.

Além disso, essas campanhas ajudaram a denunciar os abusos dos direitos humanos bem como a opressão política a que esses presos eram submetidos. Através da mobilização pública e dos governos a Anistia Internacional contribui para que os criminosos sejam pressionados.

Dentre as informações mais impactantes encontradas nos relatórios estão nomes de pessoas que desapareceram na Argentina depois do golpe militar de Jorge Rafael Videla e também os abusos aos direitos humanos que foram realizados no regime de Augusto Pinochet, no Chile.

A Anistia Internacional se mostra contrária a práticas como a tortura, pena de morte, prisões injustas e violência contra as mulheres. Além disso, a organização deseja que haja uma regulamentação para a venda de armamento bem como proteção para os refugiados.

Os Escritórios da Anistia Internacional

A Anistia Internacional é uma organização de abrangência mundial tendo membros em mais de 150 países. A organização tem escritórios em pelo menos 80 desses países. O objetivo é estar presente em todos os lugares em que for possível visando conquistar mais igualdade para as pessoas bem como o respeito dos direitos civis.

A Anistia Internacional no Mundo

A organização Anistia Internacional é independente e formada em grande parte por voluntários, trata-se de uma instituição amplamente democrática que está aberta para a participação de qualquer pessoa que compartilhe dos seus princípios e preocupações em relação aos Direitos Humanos.

Os membros da Anistia trabalham sozinhos ou podem estar reunidos em grupos para realizar ações e promover campanhas em favor de vítimas de possíveis violações dos direitos humanos. A principal tarefa daqueles que trabalham na Anistia Internacional é salvar vidas e oferecer proteção para pessoas que estão a mercê da omissão dos governos.

Quem trabalha na Anistia Internacional trabalha sempre em prol de pessoas estrangeiras, ou seja, nunca de seu próprio país uma vez que precisam ser completamente imparciais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *