3 Rs – Reduzir, Reaproveitar e Reciclar

Quando o assunto é coleta seletiva, aparecem as questões da reciclagem, e enfim, da prática dos 3 RS – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Reduzir – São práticas do nosso dia a dia que resultam na preservação dos nossos recursos naturais. Por Exemplo: “Não deixar nada no prato”, “Aproveitar as cascas dos alimentos”, “Economizar água e energia”.
Reutilizar – Está na forma de tratar os resíduos; para essa prática precisamos de pouca tecnologia e muita imaginação. A Reutilização é encontrar outra finalidade para o resíduo em vez de descartá-lo. Um exemplo muito comum são as garrafas retornáveis.
Reciclar – Aproveitar a matéria prima do resíduo para a fabricação do mesmo ou outro tipo de produto. Exemplo: Os pneus reciclados transformam-se em tapetes de borracha, latinhas de alumínio são recicladas para a fabricação de outras latinhas.

Dicas simples para a prática dos 3 RS:

3 Rs

Recuse a sacolinha plástica, leve a sua própria sacola.
Evite usar produtos descartáveis com freqüência: copos, pratos, garfos…
Evite embalagens não recicláveis. Escolha os produtos com embalagem reciclável ou reutilização como potes e vidros. Rejeite o ISOPOR.
Opte por usar guardanapos, toalhas e filtros de pano em vez dos de papel.
Evite imprimir documentos, se for necessário, use os 2 lados do papel.
Aproveite as cascas de alimentos, talos e folhas.
Doe o que você não usa mais, roupas, brinquedos , livros e outros objetos.
Procure postos de lixo eletrônico ou doe para organizações, não jogue computadores e seus componentes diretamente no lixo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *