As universidades, órgãos de pesquisas e órgãos de extensão rural foram os grandes responsáveis pela introdução de tecnologia para aumentar a produtividade no setor agropecuário.
A extensão rural no Brasil cresceu devido a uma grande influência norte-americana. O Brasil sempre teve o objetivo de superar o atraso na agricultura do país. Para que isso acontecesse, foi necessário educar os trabalhadores rurais para que essas pessoas tivessem melhor conhecimentos sobre as máquinas modernas, assim o Brasil passou do “atraso para a modernidade”.
A primeira fase de extensão rural do Brasil aconteceu no ano de 1948 até o ano de 1960. O objetivo sempre foi aumentar a produtividade agrícola, mas o país também tinha como objetivo melhorar a vida dos trabalhadores, assim eles trabalhavam mais motivados e a produção aumentava ainda mais.
A grande expansão no Brasil ocorreu com o surgimento da Empresa Brasileira Técnica e Extensão Rural (EMBRAER), pois antes somente 10 % do país contavam com o trabalho rural, hoje é possível dizer que o número aumento para 77%, uma grande evolução.