O Menor País Do Mundo: Vaticano, Mônaco Ou Sealand?

Em termos gerais não existe consenso supremo sobre qual nação representa a menor do mundo. O Vaticano por vezes é desconsiderado por que muitas vezes é considerado como parte integrante da Itália, assim como Mônaco da França. Porém, não se pode ignorar o fato de que na prática os três podem ser tidos como os menores países do mundo.

O Menor País Do Mundo: Vaticano, Mônaco Ou Sealand?

O Menor País Do Mundo: Vaticano, Mônaco Ou Sealand?

Vaticano: Coração Católico

Cidade-estado cujo território consiste de uma murada de enclave dentro da cidade de Roma, Itália. Ela tem área de aproximadamente 44 hectares (110 acres) e uma população de pouco mais de 800. Isto faz Cidade do Vaticano com menor estado independente do mundo em área e população.

Cidade do Vaticano foi criada em 1929 pelo Tratado de Latrão, assinado pelo cardeal secretário de Estado, Pietro Gasparri, em nome do Papa Pio XI e pelo Primeiro-Ministro e Chefe do Governo, Benito Mussolini, em nome do rei Victor Emmanuel III da Itália. Ela é a distinta cidade de Santa Sé, que remonta ao início do cristianismo, principal sede episcopal dos católicos adeptos em todo o mundo. Ordenanças da Cidade do Vaticano são publicadas em italiano.

Documentos oficiais da Santa Sé são emitidos principalmente em latim. As duas entidades têm passaportes distintos: a Santa Sé, não sendo um país, apenas trata das questões diplomáticas e passaportes de serviço, enquanto que as questões do Estado são da Cidade do Vaticano, como o envio de passaportes normais. Os passaportes são emitidos para poucos.

O Tratado de Latrão, em 1929, levou a existência da cidade-estado, como uma nova criação (Preâmbulo e no artigo III) e não como um vestígio dos muito maiores Estados Pontifícios (756-1870) que anteriormente abrangia grande parte da Itália central. A maior parte deste território foi absorvida pelo Reino da Itália, em 1860, e a porção final, ou seja, a cidade de Roma com Lazio, dez anos depois, em 1870.

Cidade do Vaticano é uma eclesiástica ou um Estado sacerdotal monárquico governado pelo bispo de Roma, o Papa. Os funcionários mais altos são todos clérigos católicos de diferentes origens nacionais. É o território soberano da Santa Sé e o local de residência do Papa, referido como o Palácio Apostólico.

Os papas residiam na área, que em 1929 tornou-se cidade do Vaticano, desde o retorno de Avignon em 1377. Por vezes, residiam no Palácio do Quirinal, em Roma ou outros lugares. Anteriormente, residiam no Palácio de Latrão no Monte Célio, do outro lado de Roma, do Vaticano. Imperador Constantino fornece o site para o Papa Milcíades, em 313. A assinatura dos acordos se estabeleceram com o novo Estado dando lugar no edifício último, dando origem ao nome do Tratado de Latrão, pelo qual são conhecidos.

Vaticano: Coração Católico

Vaticano: Coração Católico

Sealand: Entre Ingleses e Gauleses

Comunidade em Flintshire, nordeste do País de Gales, na orla da Wirral. Também está situado a oeste da cidade de Chester, na Inglaterra. Faz parte da fronteira do País de Gales e da Inglaterra. No Censo de 2001, tinha uma população de 2.746 (1.342 do sexo masculino e 1.404 do sexo feminino). O assentamento está construído em uma área de terra plana formada por assoreamento na cabeceira do estuário do rio Dee. Localizado na estrada A548, Sealand está perto das comunidades de Chester Blacon e Saughall.

RAF Sealand foi originalmente um campo de aviação civil tomado por militares em 1916 para a formação. Nenhuma unidade de manutenção foi formada até 1930. Em 1951, a base foi assumida pela Força Aérea dos Estados Unidos que entregou de volta para a RAF em 1957. Como resultado dos cortes de defesa anunciadas em 2004, RAF Sealand foi fechado em abril de 2006.

Igreja de São Bartolomeu, em Sealand, constituinte nos benefícios anglicanos benefício e da diocese de São Asafe.  Foi construída entre 1865 e 1867, projeto por John Douglas. Traz estilo vitoriano de arquitetura gótica. O local para a igreja foi dada pelo rio Dee, em parte pago por ele. Foi inaugurada em 15 de Outubro de 1867.

A igreja é construída no arenito de Helsby, Cheshire. O seu plano consiste em uma capela-mor, com um pequeno transepto norte para conter o órgão de uma torre, no lado sul. A torre tem uma torre de pirâmide e um revólver contra sua parte inferior. O vitral na janela leste de 1867 foi doado por Douglas.

Mônaco: Paraíso Fiscal

Principado do Mónaco é uma soberana cidade-estado, localizada na Riviera Francesa da Europa Ocidental. Ladeado pela França em três lados, com um lado da fronteira com o Mar Mediterrâneo, o seu centro é de cerca de 20 km da Itália, apenas 13 km (8,1 milhas), a nordeste de Nice, na França. Tem área de 1,98 km2 e uma população de 36.371, fazendo Mônaco o segundo menor povoado do mundo.

Mônaco tem uma fronteira terrestre de apenas 4,4 km (2,7 milhas), uma costa de 4,1 km (2,5 milhas), e uma largura que varia entre 1,7 km (1,1 milhas) e 349 metros (382 jardas). O ponto mais alto do país é um caminho estreito chamado nas encostas do Monte Agel, no distrito de Révoires Les, a 161 metros (528 pés) acima do nível do mar.

Mais populoso é o Monte Carlo. Depois de recente expansão do Porto Hércules, a área total de Mônaco é de 2,05 km2, com novos planos para estender o distrito de Fontvieille, com terra conquistada ao mar Mediterrâneo.

Mônaco é um principado governado sob uma forma de monarquia constitucional, com o príncipe Albert II como chefe de Estado. Mesmo ele sendo monarca constitucional, ainda tem imenso poder político. A língua oficial é o francês, mas monegasco, italiano e inglês. A soberania do estado foi oficialmente reconhecida pelo Tratado franco-monegasca de 1861, com o Mónaco tornando-se um completo ONU, membro votante em 1993, depois de um debate político.

Apesar da independência de Mônaco e da política externa independente, a sua defesa é responsabilidade da França. No entanto, Mônaco manteve duas pequenas unidades militares, total de 263 oficiais.

O desenvolvimento econômico foi impulsionado no final do século 19 com uma linha de trem para a França e a abertura do primeiro casino, Monte Carlo. Desde então, as instalações de clima ameno do principado, cenário esplêndido, e do jogo, fizeram Mônaco mundialmente famosa como um turista no centro de recreação para os ricos e famosos.

No entanto, em anos mais recentes Mônaco tornou-se um grande centro bancário que detém mais de €100 bilhões de fundos e teve sucesso em diversificar a economia para os serviços pequenos, de alto valor agregado com não poluente indústrias. O Estado não tem imposto de renda, é conhecido por ser um paraíso fiscal.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

http://www.youtube.com/watch?v=CXU5YPwdXtE
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gracias exclente informacion la que nos dejan 🙂

    Juan 5 de fevereiro de 2013 23:08

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *