Usina de Reciclagem

A Importância das Usinas

As usinas de reciclagem são muito importantes para o meio ambiente, pois é através dela que sobras da construção civil que antes eram consideradas lixo, podem ser reaproveitadas dando origem a novos materiais. E foram criadas para evitar que restos de areia, cimento, tijolos, metais sejam abandonados em locais impróprios. Em uma usina de reciclagem é possível reaproveitar materiais como: restos de construções cerâmicas, pedaços de concreto, lajes, pisos, argamassa, lajotas, pedra, etc. Todos esses materiais são triturados e passados por processos de acordo com o tipo de material que se quer fazer. Existem alguns materiais que não são possíveis de se reciclar, como é o caso do gesso, tintas, vidro, borracha, grandes fragmentos de cimento de amianto, espuma, etc. E se já existem tanto materiais que não podem ser reaproveitados, é necessário ter a consciência de que devemos reciclar o máximo de lixo que for possível, para diminuir os danos sócio-ambientais.

Usina de Reciclagem

Aplicação dos Materiais Reciclados

Depois de todo o material recolhido, eles são separados para que possam dar origem a: artefatos de concreto, argamassa, pavimentação de estradas, controlar a erosão, preenchimento de fundações, etc. Os benefícios que as usinas de reciclagem proporcionam são: ambientais, econômicos e sociais. Ambientais porque transformam o que viraria lixo em novos materiais e ajudam a “economizar” os recursos naturais. Econômicos porque o uso de resíduos reciclados nas construções pode ser 80% mais barato do que o uso de materiais convencionais. E sociais porque através desses resíduos reciclados é possível levar calçamento, pavimentação e até projetos habitacionais para lugares carentes. As usinas de reciclagem produzem materiais como: areia grossa, bica corrida, pedrisco, pedregulho, pedra nº 1. Tudo em preços muito mais acessíveis do que os convencionais.

Papel

A Importância da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos

Assim como a coleta seletiva de papel, alumínio, vidro e plástico, a coleta de resíduos sólidos também deveria ser implantada em todas as cidades. Pois através dela é possível evitar com que uma grande quantidade de materiais que podem ser reaproveitados se torne lixo, comprometendo a saúde da população e o meio ambiente. Se for realizada a segregação do material reciclável do não reciclável, as usinas de reciclagem teriam um maior aproveitamento dos materiais.

Plastico

A coleta seletiva ainda ajuda a diminuir os resíduos depositados nos lixões, diminuindo assim o número de catadores nesses locais. Os lixões são locais com grande incidência de materiais contaminados e o contato do ser humano com eles pode ser muito perigoso. Com a coleta seletiva, as usinas de reciclagem podem contratar catadores para recolherem e separarem os materiais antes que estes vão parar nos lixões, assim eles não correrão nenhum tipo de risco para a saúde e ainda terão parcerias com as usinas e podendo assim ter uma vida mais digna.

Por Heloisa Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • por acaso voces nao controi usina de reciclagem em municipio da coleta de lixo meu telefone e 041-34536751 preciso urgentemente de sua responta

    marcio fernandes 4 de Abril de 2011 13:12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *