Utensílios Que Podem Ser Reciclados

Você sabe o que quer dizer reciclar alguma coisa? Já parou para se perguntar o que pode ser reciclado? A palavra reciclagem vem sendo muito usada nos nossos dias atuais, principalmente pela mídia e por órgãos ambientalistas. O motivo é óbvio, o mundo precisa adotar novos hábitos para preservar e salva o meio ambiente. E salvá-lo significa garantir a vida na terra sem enormes problemas para as próximas gerações.

Quando reciclamos, isto é, quando aprendemos a reutilizar alguma coisa ao invés de descartá-la no lixo, estamos colaborando para o planeta e para nós mesmos e principalmente, para o futuro das próximas gerações da nossa família.

https://www.youtube.com/watch?v=6-GxVnihbrk

Além disso, reciclar significa economizar dinheiro. Se você reaproveita não precisa comprar uma determinada coisa. E aquele objeto é menos um lixo para poluir o meio ambiente.

A ideia da reciclagem está se espalhando por todos os setores. Os decoradores que defendem a sustentabilidade sempre aconselham a reciclar os móveis antigos ao invés de comprar novos. Alguns deles, podem ser reutilizados para um segundo fim. Uma outra maneira de reaproveitar um móvel é procurar alguém que precise dele e doá-lo ao invés de jogar fora.

Em Casa: Veja Alguns Utensílios que Podem ser Reciclados

1- Esponja de lavar louças:

é um utensílio que pode ser reciclado e vale ressaltar que não se deve usar o produto por um longo período. Ele poderá se tornar uma “casa” de bactérias que terminarão contaminando as suas vasilhas.

A esponja é derivada do petróleo e na prática, falando de reciclagem, isso significa que ela não é biodegradável. E ficará poluindo o meio ambiente por muitos e muitos anos, por isso, redobra a necessidade de reciclá-la.

Uma dica para não jogar no lixo a esponja que foi usada para lavar as louças é reutilizá-la nos vasos de plantas, para deixar a terra úmida por mais tempo. A esponja depois de bem lavada com água fervendo e água sanitária, para eliminar possíveis bactérias, deverá ser colocada no fundo do vaso. Depois é só colocar a terra e fazer o cultivo normalmente da sua planta.

Com a esponja no fundo, ao regar a planta você manterá a terra úmida por mais tempo, graças a água que ela reterá e irá soltando aos poucos.

2- Reaproveite qualquer utensílio de madeira

Aqui não importa que tipo de utensílio é e sim o material em que ele foi produzido, no caso, madeira. Que poderá ser reciclada se transformando em compostagem. Junto com o lixo orgânico essa técnica ajuda a criar um bom adubo para as plantas.

Se a tábua de carne está feia, a colher de pau quebrou, não jogue-as no lixo, use uma lixa de madeira para retirar a parte que ficou “estragada” e o que sobrar, utilize na compostagem.

3- As louças e pratos também podem ser reciclados

Antes de jogar uma louça ou prato fora pense se você não conhece ninguém que trabalhe com artesanato. Normalmente, essas pessoas gostam muito de usar esse tipo de material para criar. Com os cascos eles conseguem criar peças diferentes ou incrementar outras, como a moldura de um porta-retratos, por exemplo.

Você também pode aproveitar a oportunidade para se tornar um artista. Experimente!

Veja Quais os Materiais que Podem ser Reciclados:

Como falamos lá no início, nem tudo pode ser reciclado. Porém, quando um material pode ser reutilizado não importa qual é o objeto, pode ser qualquer um. A seguir você terá uma lista com os materiais mais fáceis de serem reciclados. Confira!

1- Vidros

Você sabia que quando o vidro é reciclado se está fazendo uma economia de energia de 40% do que seria gasto para fazer um novo produto idêntico?

A reciclagem do vidro não só ajuda na economia com a energia elétrica como também diminui em 20% a poluição do ar e se falarmos da água, 50%.

Dá para reciclar: copos, espelhos, vidros, garrafas, pires, cerâmicas, entre outros. Você pode buscar na sua cidade empresas que fazem a reciclagem do vidro, vai separando em casa e peça que eles façam a retirada ou você mesmo leva até o local.

2- Plásticos

Reciclar plástico se pode, porém, é considerado um tipo de reciclo não muito eficiente.

Se observamos, boa parte daquilo que nos consumimos está em embalagem plásticas, porém, nem tudo serve como objeto para reciclagem. Alguns tipos de plástico, uma vez que entram para o reciclo acabam perdendo todo o seu valor porque impossibilitam que outro produto seja feito com o que resulta.

A melhor alternativa é sempre reutilizar o máximo de vezes as embalagens e evitar o plástico ao máximo. Como por exemplo, as sacolas de supermercado. Leve a sua de casa, de outro material ou tenha um carrinho para colocar as compras, dispensando assim, as sacolas.

3- Papelão

Segundo estudos de órgãos americanos que trabalham com a reciclagem, de todo papelão produzido, 70% pode ser reciclado.  Mas, vale ressaltar que embalagens sujas não servem para a reciclagem.

4- Alumínio

As latas no Brasil são muito utilizadas para reciclagem, porém, a grande maioria dos objetos em alumínio podem passar pelo processo, diz-se que 95% do que é produzido. Algumas empresas colocam nas latas o símbolo de reciclagem quando é possível fazê-la.

5- Pneus

Se os pneus são ótimos para carro, o mesmo não podemos dizer para a boa saúde do meio ambiente. Uma vez que eles chegam ao limite do uso, não existe mais nada a ser feito que colocá-los no lixo. Porém, o produto vem sendo usado para dar vida a diversos outros objetos. Então, procure um lugar de coleta e deixe os pneus usados para serem reciclados.

6- Óleos

Jogar o óleo da cozinha pelo ralo é um “crime”. Além de poluir o meio ambiente você ainda está “construindo” um problema futuro para o encanamento da sua casa. O mesmo serve para quem pensa que é correto descartá-lo dentro do vaso sanitário. O correto é colocá-lo dentro de uma garrafa limpa e levar até um lugar de coleta da sua cidade. Normalmente, o óleo de cozinha é usado na fabricação de sabão.

7- Eletrônicos

Com as pessoas comprando a cada dia mais os eletrônicos e jogando fora com maior facilidade, descartá-los é um grande problema. Não existe um modo correto de fazer.

A primeira alternativa é não cair na tentação do bom preço e ao invés de comprar um produto eletrônico novo, mandar consertar o que estragou. A segunda é buscar na sua cidade um posto que faça a coleta para reciclagem.

Todos os eletrônicos podem ser reciclados, por isso, nem pense em jogá-lo no lixo e poluir ainda mais o meio ambiente. Em cidades como o Rio e São Paulo, algumas coletas são oferecidas gratuitamente na sua casa.

No caso de celulares, baterias e pilhas é muito comum encontrar postos de coleta em shoppings e também em supermercados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *