Como Reciclar Óleo Automotivo e Vegetal?

Reciclagem De Óleo Automotivo

Reciclagem de óleo Automotivo envolve engloba usados e óleos para a criação de novos produtos. Também beneficia o meio ambiente: Maiores oportunidades para os consumidores reciclarem óleos e diminuírem a probabilidade do óleo usado ser despejado em terrenos e cursos de água. Por exemplo, um litro de óleo de motor despejado em cursos de água tem potencial para poluir um milhão de galões.

Óleo de motor reciclado pode ser queimado como combustível, geralmente em caldeiras, aquecedores de plantas ou para aplicações de aquecimento industrial, tais como fornos e fornos de cimento. Óleo reciclado é destilado em combustível diesel ou combustível marítimo, em processo semelhante à refinação. A propriedade de lubrificação do óleo do motor persiste mesmo com usados e podem ser reciclados indefinidamente.

Reciclagem De Óleo Automotivo

Reciclagem De Óleo Automotivo

Óleo De Motor Refinado: Processo De Reciclagem

O óleo usado refinado no processo de restauração de usado para novo, removendo impurezas químicas, metais pesados e sujeira. Ele pode ser reciclado em refinarias. É primeiro testado para determinar a adequação de desidratação a fim de remover a água, a qual é então tratada antes de ser libertada para o ambiente. O processo também engloba remoção do combustível leve residual que pode ser utilizado para alimentar a refinaria e captura de etileno glicol para reutilização no reciclado.

Em seguida, o combustível industrial é separado do óleo utilizado em seguida de destilação de vácuo e remove o corte lubrificante (isto é, a fracção apropriada para reutilização como o óleo lubrificante), deixando um óleo pesado, que contém os aditivos de outros subprodutos, tais como extensor de asfalto. O corte seguinte lubrificante passa por hidro tratamento, ou hidrogenação catalítica para remover polímeros residuais e outros compostos químicos para saturar as cadeias de carbono com hidrogénio, ofertando maior estabilidade.

Separação De Óleo Final, Ou Fracionamento, Separa Em Três Graus Diferentes:

  1. Óleo lubrificante de viscosidade de luz adequado para aplicações de lubrificantes em geral;
  2. Lubrificantes de baixa viscosidade para aplicações automotivas e industriais;
  3. Lubrificantes de alta viscosidade para aplicações pesadas.
  4. Óleo produzido nesta etapa é referido como óleo base.

O passo final é a mistura de aditivos para estas três classes de derivados de petróleo para produzir produtos finais, com detergente para a direita. Em seguida, cada produto é testado novamente para a qualidade e pureza, antes de ser liberado para venda ao público.

Reciclagem De Óleo Vegetal

Reciclagem de óleo vegetal está sendo cada vez mais realizada para produzir um combustível do gênero. Oportunidades para as empresas e os consumidores aumentaram. Óleo de cozinha usado pode ser refinado em diferentes tipos de biocombustíveis utilizados para geração de energia e aquecimento.

Reciclagem De Óleo Vegetal

Reciclagem De Óleo Vegetal

Um benefício significativo está no fato de que os biocombustíveis derivam de óleo de cozinha reciclados com baixo teor de carbono e não produzem monóxido. Isso ajuda as comunidades a reduzirem as pegadas de carbono. O processo também fornece forma de gerar receita para os restaurantes, que às vezes são compensados por reciclador óleo de cozinha usado na fritadeira. Reciclagem de óleo de cozinha também resulta em menos óleo usado que são eliminados nos esgotos, obstruindo linhas de esgoto por causa do acúmulo de gorduras. Necessário ter em mente de que um litro de óleo despejado pode prejudicar mil litros de água potável.

Refino de óleo vegetal representa processo para transformar de óleo vegetal em combustível por hidrogenação. O processo quebra moléculas maiores em menores que utilizam hidrogênio enquanto adiciona a hidrogenação de hidrogénio às moléculas. Estes métodos podem ser utilizados para a produção da gasolina, diesel e propano. O combustível diesel que é produzido tem vários nomes, incluindo diesel verde ou diesel renovável.

Programa De Reciclagem De Óleo Usado

Sabia que o óleo de motor usado nunca se desgasta? Ele só fica sujo e pode ser reciclado, limpo e usado novamente. Reciclagem conserva um recurso natural (óleo) e é bom para o meio ambiente também! Óleo de motor derramado no chão ou em bueiros, ou jogados em latas de lixo (mesmo em recipiente fechado) pode contaminar e poluir o solo, águas subterrâneas, córregos e rios. Reciclar o óleo usado do motor reduz a ameaça de poluição. Ao levar para um centro de certificação à reciclagem se protege o meio ambiente, conservação de um recurso valioso, além de ser pago por isso. Essa é uma combinação vencedora!

O Que Fazer Com Óleo Usado?

É possível levar o óleo aos centros de reciclagem credenciados. Muitas comunidades possuem programas que permitem deixar o óleo no meio-fio (devidamente embalados). Empresas que geram pequenas quantidades de óleos usados podem usar as mesmas opções dos usos gerais públicos. Centros de recolha certificados podem definir limite máximo diário de 5 litros por pessoa, ao dia.

Se o CCC tem a capacidade do tanque, pode definir um limite diário de até 55 litros por pessoa por dia. Com grandes quantidades utilizadas recomenda-se ligar ao CCC de forma antecipada. Ao comprar / usar quantidades maiores, é possível qualificar para se registrar com gerador industrial. Produtores / Pecuaristas: Possuem as mesmas opções que outras empresas e público em geral. Eles caem por até 55 litros de óleo usados em centros específicos de recolhas. Transportadores certificados podem levar o óleo dos centros de recolha ou de reciclagem.

Alguns centros certificados não aceitam óleo de motor usado que tenha sido contaminado com outros fluídos, tais como anti congelantes, solventes, gasolina e água. Então, por favor, não misture o óleo usado com qualquer coisa. No entanto, se o seu óleo usado ficar contaminada acidentalmente, o gerente do centro de certificado pode dizer-lhe para onde levá-lo para o descarte feito de maneira correta. Alternativamente, obtenha informações a partir do contato do governo local sobre como lidar com o óleo e suspeita de contaminação.

Petróleo Pode Ser Reciclado?

Troca de óleo em um carro a cada 5.000 km ou assim parece ser o padrão da indústria (e pode muito bem ser um exagero). Mas isso significa que um monte de vazamento e drenagem do motor de óleo para dentro e fora da frota de automóveis do Brasil: 1,3 bilhões de litros ou mais, para ser preciso. Neste sentido, a reciclagem representa ponto fundamental existente na cartilha dos melhores motoristas.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de receber informações a respeito de como montar uma reciclagem de óleo lubrificantes.

    Luís 11 de outubro de 2013 13:54
  • boa tarde! gostaria de receber informações a respeito de um montagem de uma reciclagem de óleo lubrificantes usados ou re refino.

    edson franciisco dos santos 10 de dezembro de 2013 18:45
  • Gostaria de receber informações a respeito de como montar uma reciclagem de óleo lubrificantes.

    webster 7 de janeiro de 2014 13:55
  • Gostaria de receber informações a respeito de como montar uma recicladora de óleo lubrificantes.

    webster 7 de janeiro de 2014 13:56
  • boa tarde! gostaria de receber informações a respeito de um montagem de uma reciclagem de óleo lubrificantes usados ou re refino.

    SauloMS 3 de março de 2014 4:56
  • Bom dia! Gostaria de mais informações a respeito de reciclagem de óleo mineral e refino para implantação de recicladora.

    Pablo Ferreira 29 de março de 2014 11:15
  • Bom dia! Gostaria de mais informações para montagem de uma reciclagem de oleos alimentares e lubrificantes usados.
    Obrigado

    Marco Gonçalves 23 de abril de 2014 14:56
  • Bom dia! Gostaria de mais informações para montagem de uma reciclagem de oleos alimentares e lubrificantes usados.
    Obrigado

    Julio Paulo 7 de maio de 2015 14:41
  • Queria montar uma reciclagem de óleo automotivo, ou de cozinha, onde procurar maquinários ou orientação pra montar a reciclagem

    Fernando Antonio da Silva Lopes 30 de junho de 2015 23:21
  • Gostaria de montar uma empresa de reciclo de óleos automotivos.
    Gostaria de conhecer o processo e o custo.

    Altanildo 1 de novembro de 2015 10:33

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *