Reciclagem de Lâmpadas Fluorescentes

As Lâmpadas Fluorescentes

Reciclagem de Lâmpadas Fluorescentes

Reciclagem de Lâmpadas Fluorescentes

As lâmpadas fluorescentes passaram a fazer parte da vida de muitos brasileiros depois do chamado “apagão”, ocorrido em 2001. Elas são conhecidas por serem bem mais econômicas do que as lâmpadas incandescentes, e por esse motivo a venda dessas lâmpadas vem crescendo 20% a cada ano.

A economia conseguida ao se usar lâmpadas fluorescentes é em média de 2 reais por lâmpada, se em uma casa são usadas 12 lâmpadas, no final do mês já se vê uma economia de 24 reais. Essas são informações da Abilumi, Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação, a associação gostaria de poder divulgar todas essas informações para todos, e por isso estão buscando apoio do governo para o financiamento de uma campanha nacional.

Depois de tantas informações boas a respeito dessa lâmpada deve-se saber também que seu interior contém mercúrio, que é uma substância altamente poluente. No Brasil existem apenas dez empresas que oferecem o serviço de reciclagem dessas lâmpadas, e o grande motivo que dificulta a propagação de empresas de reciclagem desse material é a burocracia exigida para poder transportá-lo.

Processo de Reciclagem das Lâmpadas

Máquina

Máquina

A reciclagem das lâmpadas fluorescentes acontece através de uma máquina que une alta temperatura com um sistema a vácuo, e assim é possível se separar o mercúrio, que é a parte tóxica da lâmpada, de outros materiais como alumínio, vidro, cobre, pó fosfórico, etc. Depois realiza-se a reciclagem de cada um desses materiais separadamente.

Quando não é feita a reciclagem, essas lâmpadas fluorescentes se juntam a outras iguais nos lixões, todo o mercúrio contido nelas acaba sendo liberado no solo e consequentemente chega até o lençol freático, podendo até contaminar rios, lagos, animais, plantações e por fim os seres humanos, que consomem a água, os animais e a produção das lavouras.

Em países como Estados Unidos e Alemanha a medida tomada para prevenir essa contaminação, é a proibição de se jogar lâmpadas fluorescentes no lixo. E todo material que pode poluir o meio ambiente é recolhido separadamente, para ser reciclado. No Brasil, existem poucas empresas especializadas na reciclagem dessas lâmpadas, e as que existem reciclam apenas as lâmpadas de grandes fábricas, deixando de lado as milhares de lâmpadas depositadas nos lixos domésticos.

Cuidados no Manuseio das Lâmpadas

Processos

Processos

O cuidado com as lâmpadas deve ser tomado em todos os processos de uso, caso uma lâmpada se quebre, o mercúrio será liberado no ar e o ambiente poderá ficar contaminado. Mas para evitar que isso aconteça, realize o procedimento a seguir. rimeiramente, abra todas as janelas e portas e saia do local por uns 20 minutos.

Ao retornar, use luvas para recolher os cacos de vidro e deposite-os em um saco plástico, use mais um saco, lacrando o lixo e para evitar a evaporação do mercúrio. Depois lave bem as mãos, e da próxima vez que for manusear uma lâmpada fluorescente tome muito cuidado para que o acidente não se repita.

Por Heloisa Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria de mais informaçoes da maquina de recicla lampada e preço.

    PAULO APOLINARIO DA SILVA 11 de outubro de 2010 0:03
  • gostaria de saber mais informação da maquina de fazer lampadas feria a florecente

    madridaulia 17 de Janeiro de 2011 22:47
  • Gostaria de corrigir a informação, pois este tipo de “maquina” apenas faz a quebra das lâmpadas e não a descontaminação que só é possivel atraves de maquinários especializados dentro de fábrica.
    Geralmente estas empresas encaminham estes tambores para aterros, ou seja trocam o problema de lugar

    Greice 16 de Maio de 2011 13:56
  • gostaria de mais informaçoes da maquina de recicla lampada e preço.

    Deivid 19 de Maio de 2011 18:32
  • Gostaria de ter mais informações sobre a maquina de descontaminação de fluorescentes e valor. Obrigado

    Adriano Bizarro 26 de setembro de 2012 22:41
  • Gostaria de saber os valores das maquinas que fazem o processo de reciclagem total das lâmpadas e as informações sobre elas.

    Lorena 31 de outubro de 2012 19:30
  • Gostaria de saber os preços das maquinas que reciclam lâmpadas fluorescentes, total de lâmpadas e outras informações.

    beatriz 17 de Abril de 2013 16:25

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *