Máquina Produtora de Água

Utilização em Feira de Santana

Uma empresa brasileira criou uma máquina que produz água a partir da umidade do ar. Em Feira de Santana, no estado da Bahia, o aparelho é utilizado para saciar a sede de pessoas, entre professores e alunos de cento e vinte e cinco colégios da região, onde foram instalados cerca de trezentos e setenta modelos que funcionam para reduzir o problema de falta do líquido no lugar.

Como Funciona o Aparelho

A máquina que foi desenvolvida pela empresa HNF de Minas Gerais, produz água através da condensação e compressão do ar atmosférico. Nesse processo, os inventores conseguiram obter o que chamaram de ponto de orvalho,que nada mais é do que tornar o líquido potável, próprio para consumo. De acordo com os criadores do invento, três processos são utilizados para fazer a filtragem. O aparelho possui ainda um software que tem a função de regulagem do procedimento para torná-lo apto a funcionar em variadas condições de umidade e temperatura do ar.

Umidade

Em um local em que a umidade fica em torno de quarenta por cento e a temperatura ambiental em torno de 20ºC,o aparelho consegue transformar trinta litros de água no período de um dia. Se o lugar tiver sessenta por cento de umidade é possível produzir quarenta litros.

Locais Onde a Máquina Será Instalada

De acordo com os fabricantes, a máquina será instalada em lugares com grande movimentação de pessoas, como empresas, escolas, hospitais, postos de saúde e clubes esportivos. O equipamento que foi lançado no ano de 2009, ainda é bastante caro para a grande maioria dos brasileiros, no entanto, o valor deve ser reduzido gradativamente, com o aumento da demanda.

Instalar

Até o presente momento, além do Brasil que comprou cerca de mil aparelhos, outros países com Angola e Argentina também adquiriram a máquina, e a expectativa do fabricante é produzir dez mil equipamentos por mês.

Máquinas Domésticas

Os fabricantes na expectativa de aumentarem as vendas, desenvolveram uma versão doméstica da máquina, com capacidade de armazenamento para doze litros de água. Esse novo tipo deve ser comercializado a um preço mais acessível ao consumidor, poisa idéia é substituir o bebedouro ou o purificador de água pelo novo equipamento.

Perspectivas Futuras

Segundo os inventores da máquina, o próximo objetivo é fornecer o equipamento para as indústrias que seriam capazes de produzir em torno de cinquenta mil litros do líquido por hora. O primeiro aparelho demorou cerca de sete anos para ser desenvolvido e patenteado. A idéia surgiu, quando um os criadores que trabalhava na época nos Estaddos Unidos, precisou de água potável para fazer um estudo científico.

Inventor

Atulamente existem outras máquinas parecidas com as brasileiras, sendo comercializadas no mercado internacional, no entanto, as de fabricação nacional são mais versáteis, pois a versão americana tem algumas limitações quanto a umidade e temperatura, só conseguindo produzir água com uma umidade de quarenta por cento e temperatura de 20ºC, ao passo que o modelo brasileiro funciona a partir de dez por cento a 15ºC, tornando-a mais viável para os consumidores.

Utilização na Agricultura

Outra possibilidade de uso da máquina que produz água através da umidade do ar, é a aplicação na agricultura em lavouras e plantações. O aparelho seria usado como opção para substituir o método de irrigação pela aspersão, que é quando a água cai na terra, como se estivesse chovendo, ou ainda pelo método de gotejamento, que distribui o líquido por gotejadores situados próximos às plantas, lembrando que setenta por cento do que é consumido no Brasil é usado na Agricultura, e também na pecuária. Segundo especialistas a utilização da máquina é a melhor maneira de resolver o problema de falta d’água no nosso país e em todas as partes do mundo onde haja demanda do principal líquido de nosso planeta, indispensável a nossa sobrevivência

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *